Às vezes, a luta contra as baratas em um apartamento pode chegar a um beco sem saída. Todos os melhores produtos dos melhores fabricantes já foram testados, remédios caseiros foram tentados, mas esses vizinhos incômodos continuam a tornar a vida dos moradores um inferno. Nesses casos, vale a pena contatar especialistas e contratar um serviço profissional de desinfecção de todos os cômodos do apartamento.
Contente
Por que é necessária a desinfecção profissional contra baratas?
A desinfecção profissional de apartamentos é, antes de tudo, uma questão de proteger a sua saúde. As baratas podem ser portadoras de diversas infecções e doenças. Isso não é surpreendente, já que esses insetos vivem nos locais mais sujos, como esgotos e lixões. Portanto, elas podem facilmente coletar microorganismos e ovos de helmintos e carregá-los para dentro de casa. Conviver com baratas pode prejudicar a saúde humana das seguintes maneiras:
- Infecção por vírus e infecções intestinais. Muitos pesquisadores observaram que as baratas podem transmitir a poliomielite;
- Infestação por parasitas. Sabe-se que as baratas carregam aproximadamente 12 espécies de helmintos;
- Doenças alérgicas. Em primeiro lugar, podem ser causadas pelas secreções produzidas pelas baratas. Em segundo lugar, os alérgenos podem incluir cascas de larvas, casulos de postura de ovos, cadáveres de insetos e excrementos. Em terceiro lugar, as cascas secas de barata proporcionam um ambiente favorável ao desenvolvimento de ácaros, que, por sua vez, causam rinite, conjuntivite e até asma brônquica.
A segurança também é uma questão importante. As baratas são insetos muito resistentes e controlá-las não é fácil. As pragas já desenvolveram resistência a muitos produtos comercializados em massa. Ao escolher produtos, é difícil confiar no próprio conhecimento sobre eficácia e potenciais danos à saúde humana, especialmente se houver crianças pequenas morando no apartamento. Profissionais são mais indicados para essa tarefa porque:
- Analisaremos a sua situação específica de "vizinhança" com baratas;
- Selecionaremos o método mais seguro para tratar seu apartamento, levando em consideração o tipo de inseto e as áreas afetadas;
- Possuem os melhores equipamentos especializados;
- Utilize produtos certificados que sejam seguros para pessoas, animais de estimação e plantas domésticas;
- Possuem vasta experiência no combate a baratas, inclusive em instituições médicas e infantis;
- Os funcionários estão interessados na eficácia do trabalho realizado, visto que o contrato padrão com o serviço inclui um período de garantia. Em caso de tratamento ineficaz, um novo tratamento é oferecido gratuitamente.

Somente um especialista experiente leva em consideração todas as nuances de uma situação de controle de baratas: o tipo de inseto, seu habitat e o veneno mais adequado.
E, por fim, a questão da economia (tanto de dinheiro quanto de tempo): como diz o ditado, quem não economiza paga duas vezes. Os serviços profissionais de controle de pragas são bastante acessíveis para qualquer família. Na tentativa de economizar, você pode acabar gastando muito mais com produtos de controle de baratas comprados em lojas: armadilhas, sprays e géis. As baratas costumam se reproduzir repetidamente após a dedetização doméstica. Além disso, os indivíduos sobreviventes desenvolvem imunidade aos venenos, e a batalha pode se tornar interminável. O tratamento profissional ajuda a eliminar completamente essas pragas.
Um pouco sobre os conceitos. Desinfecção e desinsecção são quase sinônimos. O termo "desinsecção", como um ramo da desinfecção que descreve os meios e métodos para combater artrópodes — vetores de doenças infecciosas e pragas na vida humana — foi introduzido pela primeira vez pelo acadêmico N. F. Gamaleya em 1909. Ele vem da palavra francesa "des" — destruição, remoção — e da palavra latina "insectum" — inseto.
Como desinfetar apartamentos contra baratas
Após visitar seu apartamento e analisar a situação, nossa equipe de especialistas em controle de baratas selecionará a melhor opção de controle de pragas.
Tabela: tipos de desinfestação
| Espécie (grupo) | Exemplos | Observação |
| Mecânico (redução no número de baratas) por meio de diversas ações mecânicas) |
| Essas são medidas adicionais. Elas não podem impedir completamente a propagação de insetos nem fornecer proteção total às pessoas contra insetos transmissores de doenças. |
| Físico (extermínio de insetos por meios físicos) |
| A exposição a altas temperaturas é um método eficaz. As baratas alemãs morrem a uma temperatura de 60°C durante 0,5 a 1 hora. O congelamento é menos comum. O cômodo é deixado aberto por vários dias. A temperatura deve cair para -7 a -10 °C. A eficácia desse método é questionável. Alguns insetos conseguem sobreviver nessas condições escondendo-se nas menores frestas (o que significa que não serão removidos mecanicamente). Além disso, em baixas temperaturas, o metabolismo das baratas pode ficar mais lento e elas entram em estado de hibernação. Isso significa que, assim que a temperatura subir novamente, os insetos voltarão à atividade. |
| Produtos químicos (exposição a produtos químicos) | Tratamento com inseticida em diferentes formas:
| O uso de pesticidas para controlar baratas geralmente tem o maior efeito. |
A temperatura corporal das baratas depende do ambiente. Sabe-se que os artrópodes não possuem um sistema termorregulador desenvolvido. Se a temperatura estiver fora da "zona de conforto" do inseto — acima ou abaixo da faixa ideal para a vida — seus processos metabólicos falham, levando a consequências irreversíveis e letais. Altas temperaturas, por exemplo, causam coagulação de proteínas, resultando na morte da praga.
Tipos populares de controle profissional de pragas em apartamentos
Um especialista no local determinará o método de extermínio de baratas. Os serviços de saneamento geralmente utilizam três métodos principais:
- nevoeiro frio;
- nevoeiro quente;
- pulverização de gotículas finas.
Névoa fria
A nebulização a frio utiliza um gerador preenchido com um produto químico ativo — um inseticida (classe de baixo risco 4 ou 5). O princípio do método é o seguinte:
- A solução está preparada e a capacidade de trabalho do gerador está preenchida com ela.
- Os inseticidas são forçados sob alta pressão e pulverizados em gotículas. As gotículas são tão pequenas que penetram facilmente em áreas de difícil acesso.
- A névoa inseticida permanece no ar por cerca de uma hora e se deposita lentamente nas superfícies. Como resultado, todas as superfícies ficam revestidas com uma fina camada da substância, inativando instantaneamente as baratas.
Nenhum outro meio consegue atingir um processamento de tamanha qualidade. Assim, ao usar pós e géis, é preciso esperar que o inseto entre em contato com o veneno. Mas a "névoa" não deixa nenhuma superfície "intocada".

Ao utilizar o método de névoa fria, o líquido é pulverizado na forma de gotículas muito finas, cobrindo uniformemente todas as superfícies do apartamento e penetrando em todas as frestas e cantos.
Névoa quente
A névoa quente é talvez a maneira mais eficaz de se livrar das baratas. Este método é adequado se os insetos se reproduziram em grande número em um apartamento. O tratamento é realizado através da geração de vapor quente. A solução contém agentes inseticidas. Essa "nuvem envenenada" age de duas maneiras: através do calor e da decomposição de partículas químicas. Isso mata os insetos adultos e destrói as larvas e os ovos.

A desinfecção com névoa quente permite destruir não apenas insetos adultos, mas também larvas e posturas de ovos.
Pulverização fina
A pulverização por gotículas finas é a aplicação de produtos químicos líquidos por meio de atomização mecânica. Os seguintes equipamentos são utilizados:
- Módulo de pulverização;
- painel de controle;
- rotor;
- bomba elétrica;
- filtro.
A luz ultravioleta pode matar baratas?
A radiação ultravioleta é usada na desinfecção: ela mata microrganismos patogênicos danificando seu DNA. Infelizmente, porém, a luz ultravioleta sozinha não é suficiente para eliminar pragas de insetos. O máximo que se pode alcançar usando esse método para combater baratas é:
- insetos que causam cegueira;
- desorientação;
- Limitação temporária da função reprodutiva.
Mesmo com exposição prolongada, as baratas podem sofrer apenas danos superficiais, como em suas carapaças.
Para controlar baratas com luz ultravioleta, são necessárias condições quase perfeitas: um apartamento vazio, sem frestas ou outros esconderijos, pois as baratas fogem rapidamente para o cômodo ao primeiro sinal de perigo. Portanto, é improvável que a luz ultravioleta seja eficaz na eliminação dessas pragas.
O que fazer antes e depois da chegada do especialista em desinfecção
Após contatar uma empresa de controle de pragas, tome algumas providências preparatórias antes da chegada do técnico. Aqui está um plano de ação básico:
- Fazer limpeza a seco e a água no apartamento;
- Eliminar vazamentos e fontes de umidade;
- Afastar os móveis das paredes para permitir o acesso aos rodapés e remover qualquer poeira acumulada;
- Embalar hermeticamente alimentos e produtos de higiene pessoal;
- Desinfetar áreas públicas;
- Desconecte o aquário interno da fonte de oxigênio e cubra-o;
- Guarde a louça nos armários. Se for necessário dedetizar outros cômodos contra baratas, retire todas as roupas, sapatos e brinquedos das crianças;
- Cubra os eletrodomésticos com filme plástico;
- Retire as crianças e os animais de estimação do local.
O tratamento normalmente leva entre 30 minutos e duas horas. O tempo depende dos métodos de controle de pragas e da área do local que precisa ser tratada.
Após concluir o trabalho, o funcionário explicará os próximos passos e fornecerá instruções. Na maioria dos casos, recomenda-se:
- Não abra janelas ou aberturas de ventilação no apartamento por uma a cinco horas após o tratamento;
- Após esse período, realize a limpeza úmida;
- Lave com sabão os itens que entram em contato constante.
Vídeo: Como preparar seu apartamento para a desinfecção
Avaliações
Uma vez contratamos um serviço de dedetização. Custou cerca de 3.000 rublos para eliminar baratas e percevejos. Isso foi há uns três anos, e não tínhamos mais hóspedes. O único inconveniente foi termos que sair do apartamento por três dias. O veneno foi pulverizado por todo o apartamento com um spray, e tudo morreu. Três dias depois, eles voltaram, abriram as janelas, arejaram o cômodo e tudo estava bem.
Pedimos o serviço, eles despejaram uma espécie de porcaria em nós, ficamos praticamente nadando naquilo, mas as baratas não desapareceram. Ligamos de novo, dessa vez de graça, e eles nos pulverizaram com algo mortal, as baratas sumiram... e no geral nos disseram que não tínhamos baratas. Chegamos à conclusão de que 1 ou 2 por dia não é muita coisa... mas já se passaram 4 meses e não há nenhuma.
Eles chegaram às 21h e saímos do apartamento durante a noite, arejamos tudo pela manhã e fizemos uma limpeza completa. Retiraram todos os pratos, restos de comida, brinquedos, roupas infantis e roupas íntimas em sacos. A desinfecção foi feita em duas etapas, com uma semana de intervalo entre elas, utilizando venenos diferentes, já que as baratas têm uma forte resistência. Pagamos apenas pela primeira vez. O resultado foi excelente (após a primeira desinfecção, vi duas ou três baratas andando, mas depois da segunda, não vi nenhuma até agora). Estou muito satisfeita. Se eu vir pelo menos uma em três meses, eles farão a desinfecção gratuitamente.
A dedetização de baratas em apartamentos deve ser feita imediatamente, pois esses "vizinhos" podem representar um risco à saúde. O ideal é entrar em contato o quanto antes com serviços ou empresas especializadas em desinfecção e controle de pragas. Os especialistas determinarão o método mais adequado para eliminar as baratas da sua casa ou apartamento.




