Durante a época de festas, é comum as pessoas sofrerem queimaduras de água-viva no litoral. Continue lendo para aprender como prestar primeiros socorros nessas situações.
As águas-vivas não são fatais para os humanos. No entanto, reações imprevisíveis podem ocorrer em turistas. Pessoas com alergias, problemas cardíacos, crianças e idosos devem ter cautela.
Dor intensa e azia frequentemente se seguem à picada desses animais. Esses sintomas podem ser acompanhados por tontura, náusea, cólicas e inchaço. Muitas pessoas desenvolvem alergia grave a frutos do mar.
Após uma queimadura, a primeira coisa a fazer é lavar a ferida com água do mar ou simplesmente água salgada e remover quaisquer fios venenosos restantes. Evite lavar com água doce, pois isso acelerará a absorção do veneno. Evite tocar na queimadura com as mãos, pois isso transferirá o veneno para áreas desprotegidas do corpo.
Para neutralizar o veneno, existem várias pomadas de hidrocortisona. Suco de limão, uma solução de bicarbonato de sódio ou vinagre a 5% também podem ajudar. Se necessário, tome anti-histamínicos ou analgésicos. Beba bastante água durante esse período.
Se você não se sentir bem, é melhor ir ao hospital mais próximo.
As águas-vivas são especialmente comuns após uma tempestade. Evite nadar nesse período para prevenir acidentes.

