
A chinchila é um roedor nativo da América do Sul. Ela habita principalmente as encostas secas e rochosas dos Andes, no Chile, na Argentina e no Peru.
Os abrigos naturais desses animais incluem fendas em rochas, grutas e cavernas. No entanto, se esses locais não estiverem disponíveis, o roedor pode cavar uma toca em solo macio. Esses animais crepusculares possuem sentidos bem desenvolvidos e a capacidade de enxergar no escuro. Seu esqueleto tem a interessante propriedade de ser comprimido verticalmente, permitindo que se espremam facilmente nos espaços mais estreitos e inacessíveis. Um cerebelo bem desenvolvido proporciona a esses animais uma coordenação motora precisa, permitindo que saltem sem esforço pelas montanhas.
Aparência

Sua pelagem espessa os protege de flutuações bruscas de temperatura; um único folículo piloso pode produzir até 60 pelos de uma só vez. O comprimento do corpo de uma chinchila varia de 23 a 40 cm. Seus bigodes podem ter até 10 cm de comprimento. Os machos pesam em média de 370 a 500 gramas, enquanto as fêmeas pesam de 380 a 450 gramas. Seus membros anteriores possuem cinco dedos, que funcionam como dedos preênseis. Isso faz com que suas patas se assemelhem a pequenas mãos. Seus membros posteriores possuem quatro dedos, que são significativamente mais longos que os anteriores. A foto mostra uma chinchila selvagem.
Esses animais vivem na natureza. colônias de várias dezenas de indivíduosA pelagem desses roedores fica molhada rapidamente na água, por isso eles a evitam. As chinchilas limpam sua pelagem exuberante em cinzas vulcânicas e areia. Elas se alimentam de plantas da montanha, cascas de árvores, musgo e líquen.
Reprodução
As chinchilas atingem a maturidade sexual aos seis meses de idade. A gestação dura de três a três meses e meio, com o nascimento de 2 a 5 filhotes por vez. Os recém-nascidos enxergam, têm dentes e uma pelagem. Aos dois meses de idade, as chinchilas jovens já são capazes de iniciar suas vidas de forma independente. Na imagem, uma fêmea amamentando seu filhote.
O destino desses animais costuma ser bastante trágico e o seu luxuoso casaco de peleAs pessoas caçam chinchilas em grande número por sua pele, e restam poucas na natureza. Portanto, esses roedores foram recentemente protegidos por lei.
Manutenção e cuidados em casa

A coloração básica "padrão" consiste em um corpo cinza claro ou cinza-azulado e uma barriga branca. A cor varia de mais escura a mais clara, dependendo da intensidade do pigmento.
Em condições artificiais de genética As seguintes opções de cores foram lançadas:
- veludo branco
- veludo preto
- variações de bege
- variações de cor marrom
Mas os animais mais populares são aqueles de cor padrão.
Uma chinchila precisa de uma gaiola, e a escolha deve ser feita com cuidado. Ela deve ser espaçosa, com 60 x 80 cm e pelo menos 50 cm de altura, e feita de tela metálica. A distância entre as grades não deve exceder 1,7 x 1,7 cm. O fundo da gaiola deve ter uma bandeja, de preferência de plástico removível. As grades da gaiola devem ser livres de tintas, pois as chinchilas as roem constantemente.
A gaiola deve ser equipada com prateleiras para os animais descansarem, e o ideal é que haja uma gaiola em uma dessas prateleiras. casa de madeira compensadaOnde o animal possa encontrar abrigo. Para decoração, você pode colocar um pedaço de madeira flutuante que ficará bonito no quintal. Para entretenimento, você pode pendurar uma rede ou uma escada.
Em uma loja de animais, você deve comprar um bebedouro e um comedouro especiais que se encaixam na lateral da gaiola. Se você simplesmente colocar o comedouro no fundo da gaiola, sua chinchila o derrubará constantemente e poderá até usá-lo para fazer suas necessidades. Como as chinchilas precisam de feno em sua dieta, você também precisará de um dispositivo especial para colocá-lo na gaiola.

Uma pedra dura ou um bloco de sal são essenciais na gaiola para ajudar a chinchila a desgastar os dentes. A foto mostra uma sugestão de configuração da gaiola.
O ambiente do animal de estimação deve ser mantido a uma temperatura de 18 a 23 graus Celsius, com umidade de 50 a 70%. Correntes de ar devem ser estritamente evitadas! Embora os raios do sol nascente e poente sejam benéficos para as chinchilas, a luz solar direta deve ser evitada na gaiola.
Esses animais dormem de manhã e à tarde, acordando à noite. É melhor não perturbá-los enquanto dormem. Eles são muito tímidos, então não deve haver ruídos altos, estalos ou luzes piscantes perto da gaiola. Isso poderia literalmente assustá-los até a morte!
Alimentando chinchilas
Esses animais não são exigentes com a alimentação, porém, para sua saúde e bem-estar, sua dieta deve ser variada e balanceada.
O melhor horário para alimentar os animais é à noite, porque Eles não estão ativos durante o dia..
O comedouro está cheio de ração em grãos para chinchilas, vendida em lojas de animais.
- Feno fresco e água potável no bebedouro são essenciais.
- Os animais de estimação podem receber frutas secas: damascos secos, maçãs, passas, peras, bérberis e ameixas secas. Às vezes, eles também gostam de cenouras.
- As chinchilas adoram verduras — alface, trevo e folhas de dente-de-leão. Antes de alimentá-las, certifique-se de lavá-las em água corrente.
- A dieta de uma chinchila deve incluir nozes não torradas (nozes, amendoins, avelãs, castanhas de caju, mas não amêndoas), que são uma rica fonte de nutrientes e minerais. Não exagere na quantidade, pois esses petiscos são muito calóricos.
Sujeito ao cumprimento todas as regras de cuidado e manutençãoA chinchila será saudável e alegre e lhe proporcionará apenas emoções positivas.










O comedouro está cheio de ração em grãos para chinchilas, vendida em lojas de animais.

