Hamster sírio: cuidados e manutenção

O hamster sírio é um adorável animal de estimação da família dos roedores; também conhecido como hamster persa. Devido à sua facilidade de manutenção, é um animal de estimação muito popular, frequentemente adotado por famílias com crianças. Este artigo abordará os cuidados, a alimentação e o banho de hamsters sírios.

Características da raça

O hamster sírio é um roedor de porte médio (até 13 cm de comprimento e pesando até 250 g); é o resultado do cruzamento de várias espécies de hamsters selvagens. Há muitos anos, foi descoberto acidentalmente na Síria. Foi lá que o hamster recebeu seu nome.

Este hamster tem um corpo robusto e uma cauda curta de até um centímetro e meio de comprimento. Seu corpo é coberto por uma pelagem espessa, macia e de tom dourado; existem raças de pelo curto e de pelo longo. Possui focinho arredondado e orelhas pequenas. Uma característica distintiva é o número diferente de dedos nas patas traseiras e dianteiras (quatro nas dianteiras e cinco nas traseiras). Na natureza, vivem no leste da Turquia e perto da cidade de Habem, no noroeste da Síria.

Hamster sírio: cuidados necessários

Os hamsters sírios têm uma aparência atraente, são fáceis de cuidar e possuem um sistema imunológico forte. Eles se apegam rapidamente a um local específico e levam uma vida solitária: manter até mesmo um par de animais de estimação não é recomendado. Eles defenderão seu território de intrusos. Os hamsters Roborovski são uma exceção: eles podem ser mantidos em grupos.

Hamster sírio: cuidados necessários

Cuidando de um hamster

O hamster sírio é um animal relativamente grande, portanto, uma gaiola apertada não é ideal. Ele precisa de espaço para uma roda de exercícios ou um labirinto. Uma gaiola com dimensões de 37 x 27 x 36 cm é geralmente considerada adequada para um único hamster. As dimensões mínimas são 50 x 30 cm. Uma gaiola de dois andares, com o segundo andar pelo menos 30 centímetros mais alto que o primeiro, é a melhor opção.

Comprar uma gaiola muito pequena fará com que o animal se torne sedentário e provavelmente obeso.

Por favor, preste atenção às seguintes nuances:

  • É preferível uma bandeja sólida. Ela deve ser preenchida com serragem (não algodão ou papel). A serragem absorverá o excesso de umidade e odores;
  • Não deve haver mais de 1 cm entre as hastes;
  • As portas não devem ficar apertadas.

Uma roda é um tipo de equipamento de exercício. Elementos de brincadeira, incluindo escadas, degraus, labirintos e espaços para rastejar, são essenciais para manter seu animal de estimação ativo. Um pedaço liso de madeira flutuante também serve.

É necessária uma limpeza completa semanalmente. Remova a tampa da gaiola, retire a forração e descarte quaisquer restos de comida. Certifique-se também de lavar o bebedouro, o comedouro e outros itens. Uma limpeza completa deve incluir a desinfecção com produtos seguros. Em seguida, seque a gaiola com papel-toalha ou guardanapo. Troque a ração diariamente, descartando qualquer alimento velho.

Leia mais sobre Cuidando de hamsters em casa.

O que dar de comer a hamsters sírios em casa

Os hamsters precisam de uma dieta equilibrada. As rações comerciais são as melhores opções: elas contêm os níveis ideais de micronutrientes e nutrientes em quantidades suficientes para o seu animal de estimação. No entanto, não é recomendável alimentá-los em excesso.

O que dar de comer aos hamsters sírios

Eis o que a dieta de um hamster deve incluir:

  1. Gorduras - 5-6%.
  2. Proteínas - 20-23%.
  3. Fibra - até 10%.

A dieta consiste principalmente de aveia, trigo, milho-miúdo e outros grãos duros. Qualquer alimento restante na tigela deve ser removido imediatamente.

Os hamsters devem evitar sementes, frutas cítricas, chocolate, repolho, laticínios e produtos lácteos fermentados. Lembre-se de que esses animais de estimação têm dentes que crescem ao longo da vida e precisam ser desgastados regularmente. Para garantir isso, é importante incluir cenouras, abobrinhas, maçãs, nabos, caquis e framboesas na dieta deles. Também é importante oferecer galhos de árvores frutíferas ao seu hamster.

Educação e formação

Os hamsters são animais bastante inteligentes; na natureza, eles conseguem até separar grãos sozinhos. E em casa, esses bichinhos aprendem rapidamente a girar rodinhas, subir escadas e até mesmo fazer truques simples. No entanto, lembre-se de que o adestramento não é uma necessidade para um hamster; ele deve encarar tudo como uma brincadeira. Portanto, evite gritos e agressividade.

Aqui estão algumas dicas de treinamento:

  1. O ideal é começar com animais jovens (até 3 meses de idade). Nessa fase, eles já desenvolveram um padrão de comportamento estável.
  2. Os hamsters são mais ativos à noite, por isso esse é o melhor horário para treiná-los.
  3. O ideal é escolher um horário entre 30 e 40 minutos após a refeição. O animal deve estar com um pouco de fome.
  4. Certifique-se de que suas roupas e mãos estejam limpas. Cheiros estranhos podem distrair seu animal de estimação.
  5. O hamster precisa confiar no treinador.

Primeiro, coloque um petisco na palma da sua mão e perto dela. Espere até que seu hamster fique ousado o suficiente para subir na sua mão.
Primeiro, acostume seu hamster ao próprio nome. Isso é muito útil caso ele se perca. Repita o nome o máximo possível. Quando o treinamento começar, seu hamster já deverá conhecê-lo. O nome deve ser simples, curto e fácil de lembrar.

Para ensinar um hamster a correr, treine-o com fome. Segure um petisco perto do nariz dele e, em seguida, afaste a mão enquanto repete as palavras "corre" ou "corre". Depois que ele correr algumas voltas, dê o petisco a ele.

Você pode treinar seu hamster para ficar em pé segurando um petisco bem acima da cabeça dele. Quando ele seguir o cheiro automaticamente, diga a palavra "fica em pé" várias vezes. Depois, dê a comida para ele. Isso é fácil, pois mesmo na natureza, os hamsters são muito bons em ficar em pé sobre as patas traseiras.

Para ensinar seu hamster a rolar, coloque um petisco (como um pedacinho de maçã) nas costas dele. Para pegá-lo, ele terá que rolar. Nesse momento, diga "rola".

Para ensinar um hamster a pular, segure um petisco acima e ligeiramente à frente dele e repita o comando "pule".

Completar qualquer comando deve ser recompensado (petisco + carinho), e para o comando errado, diga "não".

Quanto tempo vivem os hamsters sírios?

Sejam criados na natureza ou em cativeiro, os hamsters sírios não vivem muito: sua expectativa de vida raramente ultrapassa três anos. Com condições de vida ideais, uma dieta balanceada e tratamento oportuno, essa expectativa de vida pode ser ligeiramente prolongada (por alguns meses).

Quanto tempo vivem os hamsters sírios?

Doenças de roedores da família dos hamsters

Os representantes da família dos hamsters, roedores, são frequentemente suscetíveis a:

  • obesidade;
  • o aparecimento de abscessos;
  • calvície;
  • doenças dentárias;
  • herpes;
  • distúrbios intestinais;
  • Doença de Aujeszky, ou "falsa raiva";
  • conjuntivite;
  • tricomoníase.

Sintomas alarmantes em animais de estimação podem incluir:

  • apatia;
  • problemas respiratórios;
  • agressão aguda;
  • o aparecimento de falhas no couro cabeludo;
  • lã feltrada;
  • fezes incomuns (soltas, secas, com odor forte);
  • o aparecimento de feridas ou abscessos;
  • arrepio;
  • Coceira ativa na pele.

Os veterinários desaconselham veementemente a automedicação. Embora as doenças possam ser causadas por problemas alimentares ou de cuidados, problemas de saúde graves também são possíveis e só podem ser tratados por um veterinário qualificado.

Como dar banho em um hamster sírio em casa

Os hamsters sírios se limpam sozinhos. No entanto, se por algum motivo não conseguirem fazê-lo, devem ser lavados à mão; não os mergulhe em água. Na natureza, eles tomam banho de areia, então, se houver espaço, um recipiente com areia pode ser colocado no local.

Leia mais sobre diferentes raças de hamsters.

Dicas e nuances

Dicas para cuidar de um hamster sírio

Aqui estão algumas dicas importantes para comprar e cuidar de um hamster sírio:

  1. Você pode comprá-lo em uma loja de animais ou no mercado, mas a primeira opção é preferível.
  2. Raças de pelo comprido custam aproximadamente o dobro (cerca de 600 rublos contra 300 rublos para as de pelo curto).
  3. Os hamsters sírios são fáceis de treinar e criam um forte laço com seus donos. Se você os acostumar a serem manuseados, eles até dormirão ao lado deles.
  4. Assim como muitos outros roedores, eles conseguem armazenar comida nas bochechas.
  5. Os hamsters têm um olfato excelente. Portanto, certifique-se de limpar a gaiola completamente e evite se expor a odores fortes e desconhecidos.
  6. Os hamsters precisam de muita atividade. Portanto, é uma boa ideia não só equipar a gaiola com escadas e uma roda de exercícios, mas também soltar o hamster regularmente (idealmente diariamente) para que ele possa "caminhar" em uma área cercada. Você pode usar uma caixa de papelão comum e criar um labirinto dentro dela. No entanto, nunca deixe o animal sozinho.
  7. O estresse em um hamster pode ser causado pela proximidade com gatos/cães, sons e cheiros altos, banho, contato com estranhos e viagens para outro lugar.

As fêmeas atingem a maturidade reprodutiva aos 4 meses e os machos aos 3 meses. O acasalamento ocorre durante o cio, deixando o macho e a fêmea sozinhos. A gestação dura apenas 18 dias, após os quais nascem até 15 filhotes. É aconselhável não perturbar a fêmea durante o acasalamento e após o parto, e sua dieta nesse período deve ser o mais nutritiva e variada possível: gema de ovo, queijo cottage, frango cozido e outros alimentos proteicos.

É estritamente proibido tocar nos filhotes, pois a mãe pode comê-los. A mãe e os filhotes precisam de repouso absoluto; a gaiola deve ser mantida, de preferência, longe da luz intensa. Os filhotes de hamster só podem ser separados da mãe após 37 dias de vida.

Os hamsters sírios são conhecidos por sua natureza tranquila, o que os torna uma ótima opção para lares com crianças. Eles também são fáceis de cuidar, mesmo com uma criança por perto. Além disso, são fáceis de treinar e raramente agressivos. Embora a expectativa de vida desse animal de estimação seja de no máximo três anos, certamente se tornará um amigo e companheiro maravilhoso.

Leia também sobre Hamster Djungarian.

Comentários