Cuidados com Axolotes: Descrição e Preço

Conteúdo do AxolotlRecentemente, uma criatura exótica como o axolote tornou-se uma adição comum aos aquários domésticos. O que são axolotes? Este animal raro é originário do México. De lá, espalhou-se pelo mundo, tornando-se um animal de estimação de aquário. O axolote é o estágio larval da salamandra-tigre. Em condições favoráveis, a larva pode não se desenvolver em um adulto. No entanto, se o nível da água e a temperatura do ar forem reduzidos, a metamorfose em salamandra ocorrerá.

O comprimento do corpo de um axolote pode ser de 90 a 350 mm da cabeça à ponta da cauda. Os machos geralmente têm o corpo maior que as fêmeas. Os axolotes existem em duas formas. A primeira é uma larva neotênica com brânquias externas, encontrada exclusivamente na água. A segunda forma é um adulto terrestre. Os axolotes adultos reprodutores podem crescer até 450 mm de comprimento, mas normalmente atingem 230 mm. Indivíduos com mais de 300 mm são raros. Esses lagartos crescem muito mais rápido do que outras larvas neotênicas e se reproduzem aproximadamente um ano após a eclosão.

A característica mais marcante do axolote são suas grandes brânquias externas, que têm formato de apêndices e estão localizadas nas laterais da cabeça. Ele também possui pequenos dentes, que não são adequados para mastigar; sua função é segurar a presa na boca. A coloração do corpo varia bastante — do branco ao preto, passando por vários tons de cinza e marrom escuro. Observou-se que larvas de coloração clara são raras na natureza, pois são menos viáveis.

No corpo de um axolote praticamente não há ossos, especialmente em indivíduos jovens. A base do esqueleto é formada por cartilagem, e a camada externa do corpo é muito delicada e fina. Portanto, você deve evitar manusear o lagarto, a menos que seja absolutamente necessário. Se precisar capturar seu animal de estimação, use uma rede feita de tecido macio e resistente com pequenos orifícios ou um recipiente de plástico.

A expectativa de vida média dessa criatura é de vinte anos. Em cativeiro, ela vive no máximo dez anos.

Informações básicas:

  • O que o axolote come?Pátria: México;
  • Classificação: anfíbios, família Ambystoma, espécie - Ambystoma mexicana;
  • Comprimento do corpo: 230−300 mm;
  • Expectativa de vida: 10-20 anos;
  • Parâmetros da água: acidez (pH) — 7−8; dureza (dH) — 6−16º;
  • temperatura da água: 18−24ºС;
  • Volume do aquário: a partir de 50 litros;
  • Comportamento: calmo, sedentário.

Requisitos de cuidados

Manter um animal exótico como esse em casa não é particularmente difícil, mas existem fatores que determinam sua expectativa de vida. O principal (e mais importante) fator é temperatura da águaO axolote é um animal de sangue frio, por isso a água quente é muito estressante para ele. Parece estranho que animais nativos do México não tolerem altas temperaturas. A explicação é bastante simples. O habitat do axolote fica em altitudes elevadas, onde faz muito mais frio do que no resto do país.

Quem pretende ter um axolote deve estar ciente de que temperaturas da água acima de 24 graus Celsius (75 graus Fahrenheit) são inadequadas. Se um axolote for mantido em água nessa temperatura por um período prolongado, pode adoecer e até morrer. Uma temperatura abaixo de 21 graus Celsius (70 graus Fahrenheit) é considerada a mais adequada. Se você não tiver certeza de que pode fornecer as condições necessárias para um axolote, é melhor não adquirir um.

Substrato para aquário

Criação de Axolotes em AquárioOutro requisito importante para manter um axolote é substrato em um aquárioOs aquaristas costumam escolher a cor, o formato e o tamanho do substrato com base em suas preferências pessoais. No entanto, esse fator é especialmente importante para o axolote. Sem substrato no aquário, o animal se sente muito desconfortável. Isso causa estresse e pode até levar ao surgimento de feridas nas pontas das patas. Cascalho também não é adequado, pois o animal pode ingeri-lo. Isso pode causar obstrução gastrointestinal e até a morte. A areia é considerada a melhor opção. Esse material permite que o axolote se mova livremente pelo fundo do aquário.

Tamanho do aquário

Geralmente, isso depende do gosto do dono, embora alguns requisitos devam ser seguidos. Indivíduos de pequeno porte. contidos em recipientes de 50 litrosLagartos adultos precisam de um aquário maior — 100 litros. Se você quiser manter vários axolotes, cada aquário deve ter capacidade para 50 a 80 litros de água.

A decoração do aquário deve ser livre de cantos e bordas afiadas, pois podem ferir seu animal de estimação. Além disso, providencie um número adequado de esconderijos. O ideal é que haja mais esconderijos do que peixes no aquário.

Qualidade da água

A limpeza da água em um aquário para esses animais incríveis é diferente da limpeza para peixes de aquário. Isso requer um filtro potente e um fluxo de água lento. Um filtro interno com depurador embutido é o ideal, pois é potente o suficiente e não cria uma corrente forte.

Com que frequência a água deve ser trocada? Cuidar de um axolote envolve Trocas parciais de água todas as semanasComo se alimenta de comida rica em proteínas, é bastante sensível à limpeza do aquário. Portanto, é importante remover prontamente qualquer resto de comida e evitar alimentá-lo em excesso, para que o alimento não flutue na água e a polua.

Nutrição

Um axolote não precisa de uma dieta muito variada. O principal a lembrar é que ele é um animal predador que necessita de proteína. O tipo e a quantidade de alimento dependem das preferências individuais. Por exemplo, alimentos que afundam, formulados para peixes predadores, são ideais; eles vêm em forma de tabletes ou grânulos. Além disso, Os lagartos podem ser alimentados com esse tipo de comida., Como:

  • O que os axolotes comem?filé de peixe;
  • minhocas esmagadas;
  • carne de camarão;
  • Alimentos congelados;
  • carne de mexilhão;
  • peixes vivos.

Tenha cuidado com a última opção, pois o peixe pode ser uma fonte de infecção à qual as larvas de anfíbios são muito suscetíveis.

Não existem regras especiais de alimentação. São as mesmas que para peixes: não deixe partículas de comida no aquário, pois alimentos ricos em proteína apodrecem rapidamente e poluem a água. Além disso, evite alimentar com carne de mamíferos, pois os axolotes não conseguem digerir esse tipo de alimento.

Preço

O preço de um animal de estimação tão extraordinário depende de vários fatores: idade, cor (axolotes de cor clara são mais caros) e comprimento. Na Rússia, o animal está disponível para compra. de 450 a 2500 rublosO preço médio na Ucrânia varia de 60 a 120 hryvnia por pessoa.

Comentários