Uma análise das formigas tropicais mais proeminentes da Amazônia.

Formigas e formigueirosO ambiente tropical intocado da Amazônia tem sido, é e continuará sendo uma fonte de interesse inesgotável não apenas para botânicos e zoólogos, mas também para turistas que preferem atividades recreativas com elementos de esportes radicais. Viajar por essas florestas virgens permite satisfazer plenamente a curiosidade e a paixão por explorar os infinitos mistérios da natureza viva.

Fauna da Amazônia caracterizada por uma grande variedade (O clima tropical úmido favorece isso): inúmeras espécies exóticas de animais e aves habitam essa área. No entanto, poucos sabem que, em termos percentuais, os insetos, a maioria formigas, ocupam a posição de liderança entre as espécies que habitam essa região. Suas leis de existência e mecanismos de interação com o meio ambiente são de interesse para pesquisadores, viajantes da Amazônia e aventureiros.

Listar e descrever em detalhes todos os representantes das formigas tropicais exigiria muito tempo e esforço, portanto, segue abaixo um breve resumo das principais características das espécies de formigas mais comuns que um turista que decide desfrutar plenamente da beleza e da grandiosidade da natureza amazônica certamente encontrará.

Formiga bala (paraponera clavata)

Um habitante da floresta tropicalDifere de seus parentes no tamanho do corpo (pode atingir 2,5 centímetros) e dor da mordida, que é como recebeu seu nome. No entanto, seu comprimento não é a única característica que a distingue de outras formigas. Ela também possui uma constituição bastante robusta, com um par de chifres longos e de pontas rombas na parte frontal do corpo. Seus membros anteriores também são cobertos por pelos amarelos, e seus olhos possuem nichos distintos onde suas antenas estão inseridas. Elas habitam a base das árvores, por isso esses insetos são normalmente vistos por turistas enquanto se movem em filas intermináveis ​​ao longo dos troncos das árvores em busca de alimento.

Ectatomma (ectatomma tuberculatum)

Os turistas geralmente podem observar essa espécie de formiga tropical pendurada na copa de árvores baixas (até 1,5 m) ou arbustos. Seu corpo mede em média 1 cm de comprimento e tem coloração avermelhada. Elas se alimentam de insetos que absorvem a seiva das plantas.

Ponerinos (odontomachus)

O comprimento máximo dessas formigas é de 1,5 cm. Sua principal característica marcante é mandíbula maciça em forma de martelo, que é uma armadilha formidável para as presas dos ponerinos. Apesar de seus movimentos lentos, suas mandíbulas (maxilares superiores) se fecham com uma velocidade incrível, não dando nenhuma chance à presa.

PACYHONDYLA VILLOSA

Pertence à subfamília Ponerinae. Esta espécie de formiga tropical pode ser confundida com a formiga-bala. Embora não seja tão grande, a picada da Pacyhondyla villosa se assemelha à de suas parentes. A Pacyhondyla villosa prefere troncos de árvores mortas e áreas com solo úmido. Seus corpos são vermelho-escuros e cobertos por uma densa camada de pelos com um tom dourado.

PACYHONDYLA APICALIS

Uma característica distintiva desta espécie é que caçam sozinhas. Seu comprimento médio é de 1 a 1,2 cm. Seu corpo é cinza-escuro e suas antenas são amarelo-brilhantes. Essa combinação de cores incomum faz com que as formigas PACYHONDYLA APICALIS se assemelhem a vespas, e seu jeito peculiar de andar, saltitando, só reforça essa semelhança.

DESTRUIDOR GIGANTIOPS

A semelhança externa desta formiga com as espécies tropicais descritas acima é impressionante: tamanho, coloração e padrões de movimento. Elas se distinguem pelo comprimento de seus membros (a GIGANTIOPS DESTRUCTOR possui membros mais longos) e pelo formato de seus olhos (grandes, localizados nas laterais da cabeça). Esta é uma das formigas mais pacíficas — é completamente incapaz de picar.

Campomotus (broca-da-madeira)

Como se reproduzem as formigas tropicais?Representantes dessa espécie povoam densamente a floresta amazônica. Essas formigas variam em comprimento de 3 a 15 mm. Elas se alimentam de seiva de plantas ou insetos, que também apreciam se alimentar delas. Receberam seu segundo nome devido ao hábito de construir ninhos em troncos de árvores. As formigas do gênero Campomotus possuem uma estrutura corporal bastante interessante: uma cintura fina separa o tórax do abdômen arredondado. Elas apresentam duas cores: amarelas para as formigas noturnas e marrom-escuras para as diurnas.

Morcego-de-coroa-dourada (Camponotus sericeiventris)

O inseto tem uma aparência muito marcante: seu corpo preto é coberto por uma camada de pelos brilhantes que cintilam com iridescência dourada ou prateada ao sol. Ele possui uma marcha bastante interessante — move os membros enquanto simultaneamente pressiona o abdômen contra o peito.

Formiga carpinteira (Camponotus atriceps)

Essas são formigas marrons com membros excepcionalmente longos. Entre as formigas noturnas, essa espécie é a mais comum. Seus corpos são densamente cobertos por uma camada de pelos rígidos.

Dacetone Armigerum

Seu habitat são os troncos das árvores, onde se instalam, formando colônias de milhares de indivíduos. Seus corpos são de cor âmbar claro. As mandíbulas maciças em forma de martelo e os três espinhos em seus corpos indicam um comportamento predatório ativo.

Formiga-tartaruga (Cephalotus atratus)

Esses insetos têm 10 mm de comprimento. Seus corpos são cobertos por numerosos espinhos. Uma característica distintiva do Cephalotus atratus é sua capacidade de planar. Essa habilidade permite que eles saltem de um galho e pousem em outro, em vez de caírem no chão, onde enfrentariam diversos perigos.

Formiga acrobata (Crematogaster)

Um inseto relativamente pequeno, que não ultrapassa 0,6 cm de comprimento. Os representantes desta espécie podem apresentar:

  • cor preta;
  • cor amarela;
  • Cor bicolor.

Sua principal característica notável é a estrutura atípica do abdômen: a ponta afiada aponta para cima e pode até ser inclinada para trás, o que deu à formiga seu apelido.

Formigas cabeçudas (Pheidole)

Descrição das formigasSua principal diferença em relação a outras espécies está escondida em seu nome: o tamanho gigantesco de sua cabeça em comparação com seu pequeno corpo. As formigas-cabeçudas vivem no solo da floresta. As formigas do gênero Pheidole estão entre os habitantes mais numerosos da floresta amazônica.

Formigas cortadeiras (Acromyrmex e Atta)

Os insetos vermelhos de membros longos são comumente vistos por viajantes que carregam fragmentos de folhas que servem de alimento para os fungos que se alimentam das lagartas cortadeiras.

Formiga-correição (Eciton burchellii)

Seu tamanho corporal chega a 1 cm de comprimento. Esses insetos possuem uma estrutura única na mandíbula superior, em formato de pinça. Os nômades realizam incursões regularmente, e suas vítimas incluem:

  • artrópodes
  • pequenos vertebrados

Embora inúmeras histórias de turistas impressionáveis ​​sobre o inseto Eciton burchellii ser capaz de "roer" uma pessoa sejam, no mínimo, contrárias à realidade, ainda é melhor evitar áreas onde esses insetos se concentram, para evitar os efeitos muito dolorosos de sua picada.

Comentários