Todos sabemos: se você negligenciar a limpeza da sua cozinha, certamente terá "visitas indesejadas". Mas como é desagradável e frustrante quando uma pequena praga aparece de repente em um cômodo impecavelmente limpo e se instala para ficar. Por que os insetos atacam nossas casas aconchegantes? Como podemos combater essa praga?
Contente
O que são pragas de cozinha?
À primeira vista, todos os percevejos de cozinha parecem iguais. No entanto, existem vários tipos diferentes, dependendo da sua cor e habitat:
- Os besouros do pão são um dos besouros mais vorazes, seu corpo coberto de pelos tem uma tonalidade marrom e seu tamanho chega a 4 mm;
- Os tenébrios grandes são besouros grandes, um adulto atinge 12–18 mm, o corpo é marrom-escuro e ligeiramente brilhante;
- Os pequenos tenébrios são besouros de coloração avermelhada e antenas curtas, com cerca de 3 mm de tamanho;
- Os besouros da farinha vermelha são pequenos insetos coleópteros, que variam de cor vermelha a marrom, com antenas longas, de aproximadamente até 2 mm;
- Os besouros da farinha do Suriname são pequenos besouros preto-acastanhados com um corpo longo e fosco, atingindo 1,8–3,5 mm;
- Os besouros da farinha de bigodes curtos são os menores da ordem dos besouros da farinha, têm uma cor amarelada com um tom ferrugem e medem de 1,5 a 2,4 mm;
- O gorgulho-do-trigo é um besouro marrom-escuro com asas subdesenvolvidas, de até 4 mm de comprimento, cuja característica distintiva é a parte frontal alongada da cabeça com uma probóscide alongada;
- Os besouros dos grãos são insetos que variam em tamanho de 1 a 22 mm, têm o corpo preto com manchas nas costas e nas élitras, mas as antenas, as pernas ou outras partes do corpo podem ser de cor mais clara, frequentemente amareladas;
- As traças dos alimentos são besouros brancos; ao contrário de outras espécies, não são os adultos que causam danos, mas sim as larvas, que têm a cabeça escura e podem atingir até 1 cm de comprimento.
Galeria de fotos: Tipos de insetos que podem infestar sua cozinha
- O besouro-do-pão vive em prateleiras e peitoris de janelas, em armários e no chão.
- Os alimentos danificados pelos tenébrios ficam com uma aparência irregular.
- O besouro da farinha consegue fingir-se de morto sob a luz do sol.
- O ovo, a larva e a pupa do gorgulho permanecem constantemente dentro do grão selado; apenas o indivíduo adulto emerge.
- Os sulcos que aparecem nos grãos são um sinal da presença de um besouro do grão.
- O ambiente ideal para a reprodução de traças alimentares é a alta umidade e a pouca ventilação.
Habitat preferido dos insetos
Como o próprio nome indica, os besouros da farinha adoram farinha. No entanto, também apreciam cereais, sendo encontrados em diversos tipos de grãos: arroz, trigo, trigo sarraceno e sêmola. O "convidado" mais comum na cozinha é o besouro da farinha surinamês, que também gosta de frutas secas, biscoitos, bolachas e feijão.
Os besouros do pão se alimentam de produtos de farinha, pretzels, biscoitos e madeira. Portanto, além de alimentos, eles adoram armários de cozinha e páginas de livros. Eles também infestam cereais, ração, café, chá e tabaco.
Os tenébrios entram nas casas com farinha ou amido, rastejando por frestas para outros recipientes de alimentos. Esses gorgulhos preferem grãos de arroz, trigo, centeio e cevada, e raramente milho e trigo sarraceno. Também são encontrados em massas e farinha. Apesar do nome, os tenébrios atacam leguminosas como feijão, grão-de-bico e ervilha, e não grãos. As traças dos alimentos infestam principalmente cereais.
Danos causados por insetos e o perigo para a saúde humana.
Ao se instalarem na cozinha, esses "novos moradores" começam a deixar sua marca e se reproduzem nos lugares mais imprevisíveis. Vivem em enxames e possuem uma resistência tremenda, permitindo que os danos sejam causados muito rapidamente. Além do óbvio — comida estragada — podemos esperar danos em peneiras de farinha apodrecidas, embalagens e recipientes de armazenamento, armários de cozinha e até livros de receitas (que costumam ser guardados na cozinha).
Ingerir alimentos contaminados com insetos pode causar problemas estomacais, reações alérgicas graves e intoxicação.
Atenção! Os produtos alimentícios são considerados infestados por larvas e impróprios para consumo se for detectada pelo menos uma única larva.
Motivos pelos quais os insetos aparecem na cozinha
Os insetos podem escolher a cozinha por vários motivos, e nem sempre dependendo dos cuidados da dona de casa, a saber:
- violação das condições de armazenamento e dos prazos de validade dos produtos alimentícios;
- Produtos a granel comprados em grandes quantidades;
- Processamento de grãos de baixa qualidade na produção;
- descumprimento das normas sanitárias para armazenamento e embalagem de mercadorias nas empresas;
- Aumento dos níveis de umidade em áreas de armazenamento de alimentos.
A embalagem selada dos alimentos não garante que o conteúdo esteja livre de insetos — eles podem entrar diretamente das fábricas e usinas.
Métodos para prevenir insetos na cozinha
Algumas regras simples ajudarão a evitar a possibilidade de "vizinhos indesejados" aparecerem em sua propriedade:
- Ao comprar produtos a granel, você deve inspecionar cuidadosamente a embalagem para verificar se há vazamentos e a presença de parasitas em seu interior;
- Antes de guardar os cereais num recipiente, é aconselhável separá-los dos comprados a granel, para garantir que não haja insetos;
- Respeite os prazos de validade especificados, não faça grandes estoques com um ano de antecedência, é aconselhável usar os produtos em até 2-3 meses;
- Armazene os cereais em recipientes individuais herméticos, de preferência de vidro - são impossíveis de mastigar, permitem a passagem de luz, protegem da umidade e são fáceis de limpar;
- Não guarde frutas secas ao ar livre; a melhor opção é uma prateleira na geladeira;
- Realizar inspeções periódicas nos suprimentos para verificar a presença de insetos;
- Mantenha a área da cozinha limpa, seca e regularmente ventilada para evitar o acúmulo de umidade e sujeira e prevenir o desenvolvimento de um ambiente favorável à reprodução de besouros;
- Lave os armários e recipientes de armazenamento de alimentos pelo menos uma vez por mês;
- Lembre-se que o aroma de alho, louro e noz-moscada é inimigo das pragas.
Caso pequenos insetos reapareçam, é necessário verificar outros cômodos do apartamento e repetir os procedimentos preventivos.
Métodos de controle de pragas domésticas
Livrar-se de insetos que se instalaram em sua casa não é fácil, então prepare-se para uma batalha difícil.
Os principais métodos para eliminar "convidados indesejados" podem ser divididos nos seguintes grupos:
- impacto mecânico;
- produtos químicos;
- remédios populares.
impacto mecânico
Antes de realizar procedimentos dessa natureza, é necessário descartar os produtos contaminados para que não prejudiquem sua saúde. Os recipientes e áreas de armazenamento devem ser lavados cuidadosamente com água e sabão (louças) ou solução de vinagre (armários, prateleiras).
Também é uma boa ideia vedar todas as frestas em rodapés, peitoris de janelas e móveis. Quaisquer alimentos restantes que não tenham sido tocados por pragas devem ser embalados e colocados fora da cozinha por 1 a 2 semanas. Se nenhum inseto aparecer, você poderá usá-los.
Quando os insetos são mínimos e detectados rapidamente, você pode tentar salvar os grãos restantes por meio de tratamento térmico:
- Aqueça o produto no forno a uma temperatura de 50°C. OC (para sêmola e farinha) ou 100–120 OC (para outros grãos) pelo menos 10 minutos;
- expor os cereais a baixas temperaturas (-15 OC) dentro de 24 horas;
- Trate com luz ultravioleta, expondo o objeto ao sol por várias horas.
Antes do processamento, os produtos de grãos devem ser selecionados ou peneirados e, em seguida, antes do consumo, devem ser imersos em água salgada e enxaguados.
Produtos químicos
É aconselhável usar produtos químicos para matar insetos apenas em casos extremos, quando outros remédios (incluindo remédios caseiros) não conseguirem resolver o problema.
O remédio mais inofensivo que pode ser adquirido em qualquer farmácia é o piretro em pó. É polvilhado em áreas de armazenamento de alimentos. É completamente atóxico para animais e humanos (mesmo se ingerido acidentalmente), mas é venenoso para insetos rastejantes.
Você pode limpar os armários com uma solução de Domestos ou outra solução à base de cloro. É aconselhável repetir esse procedimento várias vezes, pois uma única aplicação dessa "arma" para o controle de besouros não é muito eficaz.
"Antizhuk" é um produto impermeabilizante usado para proteger superfícies de madeira contra cupins. É perigoso para humanos se entrar em contato com os olhos ou a pele.
Os produtos do fabricante "Lovin Fire Protection" são projetados para tratamento de madeira, mas também envenenam besouros da farinha. Nem humanos nem animais de estimação devem inalá-los.
Os produtos Rogneda eliminam não só insetos, mas também baratas e formigas. Ao utilizá-los, use equipamento de proteção individual.
Atenção! Todos os produtos químicos listados são altamente tóxicos e devem ser usados estritamente de acordo com as instruções fornecidas.
É importante ressaltar que os métodos de controle químico nem sempre são os mais eficazes. Não é recomendável tratar superfícies que entram em contato com alimentos e rações com esses produtos, pois eles também podem causar diversos efeitos colaterais.
remédios populares
Para se livrar de pragas, às vezes basta ter os seguintes ingredientes à mão:
- vinagre;
- folha de louro;
- noz-moscada;
- alho;
- lavanda;
- artemísia;
- bórax.
Você pode preparar armadilhas especiais com isca para insetos. Em prateleiras ou armários, polvilhe noz-moscada na fita adesiva, coloque dentes de alho descascados, folha de louro ou adicione essas especiarias em recipientes para farinha e cereais, depois de envolvê-los em gaze.Outra armadilha é feita com açúcar, bórax e fermento biológico seco, misturados em partes iguais. A mistura resultante deve ser espalhada em pedaços de papel dentro dos armários para atrair os insetos para fora de seus esconderijos.
Acredita-se que essas pequenas pragas não suportam o cheiro de metal. Colocar um prego, um arame ou mesmo um pedaço de papel alumínio em um pote de cereal ajudará a repelir esses "visitantes" incômodos.
Atenção! A corrosão de metais estraga os alimentos, portanto, não utilize objetos de metal enferrujados ou úmidos.
Você pode limpar áreas de armazenamento de alimentos com uma solução de vinagre. Ramos secos de lavanda ou absinto, ou óleos essenciais, são excelentes repelentes de traças para despensa.
Vídeo: Dicas para armazenar e proteger grãos de insetos
Opiniões de donas de casa
Jogue fora sem pensar duas vezes. Li há muito tempo que se deve adicionar uma cabeça de alho à farinha descoberta, e sigo esse conselho há anos. Para responder a quaisquer perguntas que possam surgir, a farinha não tem cheiro de alho.
Se aparecerem, jogue-os fora. Lave os armários e limpe-os com um pano embebido em vinagre. Guarde os alimentos secos em potes de vidro secos e bem fechados, adicionando um dente de alho. Eu sempre assava os grãos no forno, depois os peneirava em uma peneira fina e os guardava nos mesmos potes.
Uma medida básica para evitar que os mosquitos "infestem" sua cozinha é a limpeza com água e sabão.
Eu também tive esse problema; elas voavam pela cozinha, botando ovos em todos os grãos. A única solução foi jogar fora todos os grãos, folhas de chá e temperos e comprar potes de vidro com tampas herméticas. Lave tudo, pelo menos com água e sabão... Depois disso, elas com certeza vão desaparecer. Eu até encontrei na comida do meu papagaio, então também precisei usar um pote hermético.
Dizem que prevenir é melhor que remediar. Portanto, a chave para evitar pragas na cozinha é um programa preventivo abrangente que permita esquecer o problema para sempre. Se, no entanto, o problema persistir após essas medidas, vale a pena considerar uma variedade de remédios mecânicos, químicos e caseiros para se livrar desses pequenos e desagradáveis "vizinhos".














