Baratas, especialmente as vermelhas (comumente conhecidas como baratas-prussianas), são um mal inevitável que você certamente encontrará se elas aparecerem nas casas dos seus vizinhos. Ainda bem que essas pragas não encontram comida e migram para outros hospedeiros. Mas e se elas permanecerem por perto? Você precisa reconhecer esse inimigo e estar preparado para lidar com ele caso apareça.
Contente
Características da aparência e do ciclo de vida das baratas
Em diferentes estágios de seu desenvolvimento, as baratas vermelhas apresentam ligeiras diferenças na aparência.
Qual é a aparência de um adulto?
Uma barata adulta tem um corpo alongado e achatado, o que às vezes lhe permite sobreviver até mesmo a um chute de chinelo. Esse formato também lhe permite penetrar nas menores frestas. O cefalotórax e o abdômen, que compõem o corpo da barata, são cobertos por quitina, uma substância ligeiramente transparente ou completamente opaca.
Os insetos possuem asas, mas, devido ao desenvolvimento incompleto das almofadas alares, são incapazes de voar. Nos machos, as almofadas alares são grandes e podem até se estender além das asas, fazendo com que pareçam maiores que as fêmeas. A cabeça do inseto tem formato triangular ou de coração. Uma inspeção mais detalhada revela as peças bucais. As mandíbulas da barata ficam claramente visíveis quando ela se alimenta. A língua quitinosa, localizada dentro da boca, é completamente invisível.
A principal característica distintiva da barata prussiana são suas longas antenas, que se movem frequentemente. Essas antenas permitem que o inseto detecte tudo o que acontece ao seu redor. A barata possui três pares de patas flexíveis, todas utilizadas para correr. A superfície das patas é coberta por minúsculos pelos que permitem que o inseto se agarre a qualquer superfície. O comprimento da barata prussiana varia de 1 a 1,5 cm. As fêmeas têm o corpo mais arredondado e curto do que os machos.
Após a fertilização, uma ooteca — uma cápsula contendo os ovos e a futura ninhada — se forma no abdômen da fêmea. Sua cor é semelhante à do corpo do inseto. A cápsula está localizada na extremidade do corpo, fixando-se por baixo e estendendo-se além dele. Após algum tempo, a fêmea descarta a ooteca e não se lembra dela. As fêmeas geralmente deixam de 2 a 3 ootecas em um mesmo local.
Galeria de fotos: Barata alemã em diferentes estágios de desenvolvimento
- As larvas jovens da barata vermelha desenvolvem gradualmente uma carapaça.
- Uma barata alemã fêmea grávida carrega uma ooteca no abdômen.
- O nascimento de pequenas baratas ocorre a partir da ooteca.
- A barata alemã macho parece ser maior que a fêmea.
Qual é a aparência das larvas e dos insetos jovens?
É impossível ver as larvas de barata individualmente, pois elas permanecem confinadas à ooteca até emergirem. Imediatamente após a eclosão, os insetos são quase transparentes — não possuem carapaça quitinosa. No entanto, gradualmente, uma carapaça começa a se formar em seus corpos, e o parasita se assemelha cada vez mais a um adulto. A aparência de uma pequena barata é semelhante à de um adulto, porém em proporções menores. Após várias mudas, a pequena barata entra na fase adulta — o imago.
É quase impossível avistar uma barata durante ou imediatamente após a muda, pois ela fica completamente indefesa e bem escondida. Mas, com sorte, você poderá encontrar um inseto quase branco, sem quitina. No entanto, após apenas 4 a 6 horas, uma nova carapaça é produzida e a praga recupera sua aparência original.
O estilo de vida das baratas vermelhas
Esses insetos preferem fazer ninhos nos lugares mais escondidos da sua casa — embaixo de armários, geladeiras, atrás de papel de parede descascando e em rachaduras no piso ou no teto. Eles saem principalmente à noite para procurar comida. Preferem especialmente espaços quentes e pouco organizados, próximos a fontes de alimento.
As pragas precisam de água para sobreviver. Temperatura abaixo de -5 OOs parasitas não toleram isso e morrem. No entanto, eles são extremamente resistentes à radiação, então é evidente quem sobreviveria a uma possível guerra nuclear.
Razões para o aparecimento de baratas vermelhas
Existem muitas razões pelas quais baratas podem aparecer em sua casa.
Dos vizinhos
Se seus vizinhos declararam guerra aos insetos, as baratas podem se espalhar em massa em busca de refúgio. Elas podem então entrar em seu apartamento através de dutos de lixo, rachaduras nas paredes, janelas e tetos.

As baratas vermelhas podem chegar até você através da abertura de ventilação do apartamento do seu vizinho.
Depois de ir à loja ou ao trabalho
Você pode trazer baratas para casa com suas compras do supermercado, ou elas podem entrar sorrateiramente na sua bolsa no trabalho. Às vezes, essas pragas até se instalam junto com suas compras — como um gabinete de computador, um armário, uma TV, etc.
Com um pacote
Com a proliferação das compras online, as baratas agora têm ainda mais opções de transporte. Assim, você pode conseguir "companheiras de quarto" diretamente na caixa com um novo vestido de luxo ou um celular.
Por que as baratas são prejudiciais e perigosas?
Talvez a barata possa ser considerada onívora, já que pode comer qualquer coisa não sintética. Claro que, na maioria das vezes, ela se alimenta de restos da mesa do dono, como migalhas e coisas do tipo. Mas, na ausência delas, não despreza tecidos, couro de roupas, encadernações de livros, sapatos, sabão e até papel. Além disso, essas pragas podem roer o isolamento de aparelhos elétricos, o que pode causar curtos-circuitos.
O habitat preferido da barata são latas de lixo e frestas no chão. É por isso que todos os germes acabam no corpo da barata. Ao entrar em contato com alimentos frescos, a mesa de jantar e outros móveis da cozinha, o parasita espalha facilmente diversas doenças, principalmente as do trato gastrointestinal.
- diarréia;
- disenteria;
- gastroenterite;
- hepatite;
- tuberculose, etc.
Além disso, a barata pode carregar ovos de vermes nas patas, e a cobertura quitinosa que ela troca periodicamente durante a muda pode causar reações alérgicas nos habitantes da casa. Em casos muito raros, um parasita pode confundir o seu canal auditivo com um ótimo esconderijo e rastejar para dentro dele à noite enquanto você dorme. Nesse caso, consulte um médico imediatamente.
Como se livrar de baratas vermelhas
Os seres humanos desenvolveram muitas maneiras de se livrar de coabitantes nocivos. Os agentes químicos são, obviamente, os mais eficazes, mas nem sempre estão disponíveis. Portanto, métodos alternativos foram desenvolvidos.
métodos químicos
Os inseticidas vêm em diversas formas, que podem ter características e aplicações significativamente diferentes. Você pode comprar géis, aerossóis, giz e pastilhas.
Gel para baratas
Este produto vem em um tubo ou em uma seringa especial, o que torna sua aplicação muito prática.
Gel:
- Seguro para animais de estimação e crianças pequenas;
- Ao entrar no corpo da praga, destrói seu sistema nervoso e leva à morte;
- Age gradualmente, destruindo a população à medida que cada um de seus representantes é infectado por um indivíduo envenenado.
Aplique o produto em linhas pontilhadas nas áreas onde os insetos costumam rastejar, bem como em todo o perímetro do cômodo. O efeito dura aproximadamente 1,5 meses.
Aerossol contra baratas
Quem sofre com uma infestação de baratas alemãs aprecia os sprays para a morte instantânea dos insetos. Os aerossóis são usados tanto por exterminadores profissionais quanto por moradores de apartamentos ou casas infestadas por baratas. Para obter um bom resultado, basta tratar as superfícies onde as baratas rastejam, seus possíveis habitats e, se possível, pulverizar os próprios insetos.
A utilização de aerossóis exige o cumprimento de uma série de regras:
- Durante o tratamento, crianças e animais de estimação devem ser retirados do local;
- Todos os alimentos e utensílios devem ser escondidos ou cuidadosamente embalados, ou melhor ainda, ambos;
- É aconselhável realizar o tratamento das instalações utilizando um respirador ou uma bandagem de gaze e algodão para evitar o envenenamento.
Após a aplicação do produto, a casa deve ser desocupada por 5 a 6 horas, após as quais todos os móveis devem ser limpos com um pano úmido e lavados cuidadosamente com água.
Comprimidos inseticidas
Este tipo de produto é extremamente fácil de usar: basta colocar os comprimidos contendo o veneno em áreas onde os parasitas costumam viver e perto de fontes de umidade. Os comprimidos têm um gosto amargo, o que pode dificultar a ingestão por crianças. No entanto, mantenha-os fora do alcance de crianças pequenas. O produto mata insetos adultos e jovens, mas não tem efeito sobre os ovos.
Lápis (giz de cera)
O giz é eficaz na prevenção de infestações. Também é usado como tratamento complementar a outros métodos mais eficazes. Para usar, desenhe linhas ao redor da bancada da cozinha, fontes de água e áreas onde as baratas possam estar presentes. O giz pode ser triturado e o pó resultante polvilhado em frestas e rachaduras. Também pode ser diluído em água (um giz para cada 5 litros de água) e usado para lavar o chão.
remédios populares
Ao longo de muitos séculos de coexistência, os humanos desenvolveram muitas maneiras de combater insetos nocivos, e algumas delas são bastante eficazes.
Extermínio de baratas pela geada
Um dos métodos de sobrevivência mais eficazes para as baratas é o congelamento.Parasitas que amam o calor e seus ovos já a uma temperatura de 8 OEles morrem. No entanto, atingir esse nível de resfriamento em um apartamento só é possível em caso de geada severa. Isso pode levar ao rompimento de canos de água e aquecimento. Esse procedimento só deve ser realizado com o consentimento dos vizinhos e após o envolvimento dos canos com isolamento — trapos, espuma, etc.
Amônia
Essa substância de cheiro forte, segundo exterminadores autoproclamados, pode expulsar até mesmo a maior infestação de baratas da sua casa. Para obter esse efeito, basta diluir 1 colher de chá de amônia em 5 litros de água e lavar o chão com a solução, limpando em seguida todas as superfícies.
Piretro
Este inseticida totalmente natural é feito com flores de camomila. É seguro para humanos e mortal para baratas. Pode ser usado para fazer armadilhas seguindo as mesmas receitas do ácido bórico. O pó também pode ser polvilhado ao redor de latas de lixo, pias e bancadas de cozinha.
Querosene, terebintina e álcool desnaturado
Essas substâncias agressivas são o último recurso caso as baratas se recusem a ir embora e você não tenha condições de contratar um serviço profissional de controle de pragas. Para garantir que as baratas desapareçam de vez, molhe uma escova em qualquer uma das substâncias mencionadas e esfregue-a em todas as frestas, rodapés, bordas de linóleo e cantos de armários e mesas de cabeceira. No entanto, depois disso, você precisará usar uma máscara de gás por vários dias para evitar inalar os vapores acre. Melhor ainda, saia de casa por 3 a 4 dias.
Armadilhas
As armadilhas para baratas vêm em vários formatos. A opção mais simples é uma fita adesiva à qual os parasitas se prendem. Outra opção é uma armadilha plana e circular com tampa e uma passagem contendo veneno. A armadilha pode ser colocada em qualquer lugar, pois seu design impede que crianças ou animais tenham acesso ao veneno. No entanto, esse método elimina apenas um número limitado de baratas.
Uma armadilha elétrica é uma caixa contendo uma isca com um aroma delicioso. Os insetos atraídos pelo cheiro são mortos por um choque elétrico. Você pode fazer sua própria armadilha.
Para fazer isso:
- Pegue um pequeno frasco.
- Cubra com fita adesiva de papel, depois de ter aplicado cola PVA nas paredes externas. Isso impedirá que os insetos escorreguem ao entrarem.
- Unte o interior do frasco com óleo vegetal.
- Coloque os biscoitos dentro e regue com mel.
Se não quiser cobrir com papel, corte uma tira de papelão e dobre uma das pontas. Em seguida, encaixe a borda dobrada na borda do frasco e apoie a outra ponta na superfície onde o frasco está. Isso servirá como uma espécie de ponte para os parasitas.
Armadilhas de ácido bórico são muito populares. Para fazer uma:
- Cozinhe dois ovos, retire as gemas e pique-as.
- Misture o produto com um sachê de ácido bórico.
- Forme bolas com a mistura e coloque-as em locais onde os insetos se concentram ou em seus esconderijos.
Vale ressaltar que o efeito do ácido bórico se perde se o inseto beber água após ingerir essa substância tóxica. Portanto, certifique-se de que qualquer líquido esteja inacessível aos parasitas.
Embora essas armadilhas sejam extremamente seguras, ainda podem representar um risco à saúde de crianças e animais. Portanto, é melhor deixá-las em locais inacessíveis a crianças e animais de estimação.
Outra opção é misturar ácido bórico e açúcar de confeiteiro em partes iguais; açúcar de baunilha pode ser adicionado. Polvilhe o veneno em pires ou folhas de papel e deixe-os em áreas onde os insetos circulam.
Prevenindo o aparecimento de baratas vermelhas em um apartamento
- Se você descobrir que há baratas no apartamento ao lado, faça todo o possível para impedir que elas se instalem. Para isso:
- Instale tela mosquiteira em todas as aberturas de ventilação.
- Preencha as rachaduras nas paredes, no chão e no teto.
- Vede as fissuras perto do tubo ascendente e dos canos.
- Não deixe migalhas ou restos de comida na mesa, lave a louça imediatamente e guarde as sobras em recipientes herméticos ou na geladeira.
- Certifique-se de que, após alimentar seu animal de estimação, não haja restos de comida ou água na tigela; o recipiente de comida deve ser sempre lavado.
- Coloque uma tampa bem ajustada na lixeira para evitar que pragas entrem e levem embora restos de comida em decomposição.
- Seque bem a banheira e a pia, feche todos os recipientes com líquidos e conserte todos os canos com vazamento.
- Não leve comida da cozinha para outros cômodos.
- Retire o lixo à noite e não se esqueça de lavar a lixeira regularmente.
Vídeo: Três maneiras comprovadas de se livrar de baratas
avaliações de controle de baratas
É um método testado e comprovado, muito eficaz no inverno. Já me livrei delas assim uma vez. Não as vi por um bom tempo depois. 🙂 Era inverno, em um apartamento alugado. Havia toneladas de baratas na cozinha, mas praticamente nenhuma nos outros cômodos. Então, uma noite, fechei a porta da cozinha para mantê-las lá dentro (B) e abri a porta da varanda. Fui dormir. De manhã, acordei e fui até a cozinha para ver como estavam as baratas. E, meu Deus 🙂, o teto inteiro estava coberto de baratas. Elas devem ter chegado lá porque, segundo o princípio de Arquimedes, era o lugar mais quente naquele momento (elas eram baratas espertas, no entanto). Recolhi todas do teto em um pote; elas nem resistiram, e as mandei para fora, para o frio de -7°C. 🙁 Não as vi por um bom tempo depois.
É um assunto delicado. Nosso prédio inteiro está sofrendo por causa de um inquilino — esses "amigos" ficam perambulando de apartamento em apartamento. Eles estão nos irritando, e nada funcionou! A única coisa que ajudou foi uma grande reforma na cozinha. Nos livramos deles completamente naquela época. Agora estamos tentando manter a situação sob controle. Temos armadilhas perto de todas as coifas por onde eles entram, mas ainda assim, de vez em quando, me deparo com esses desgraçados.
Alguns amigos meus tinham uma infestação de baratas que entravam em suas narinas à noite. Eles recorreram a medidas extremas; alguém sugeriu chamar um padre e fazer uma missa especial; não sei os detalhes exatos. Mas o fato é que as baratas desapareceram sem deixar rastro. Não estou brincando.
A única opção é chamar os serviços de emergência, de preferência o Serviço Sanitário e Epidemiológico (SES), é mais barato e confiável. Qualquer outra coisa é desperdício de dinheiro, tempo e, principalmente, estresse. Nós os matamos há um ano, mas eles ainda sumiram, mesmo que os vizinhos tenham muitos! Um entrou rastejando, mas estava bêbado. Dizem que é mortal para baratas, mas inofensivo para humanos. Eu tenho um filho pequeno e não há nada de errado nisso, só vantagens, porque é bom estar em casa.
Misture uma gema de ovo cozida com ácido bórico. Polvilhe a mistura atrás de todos os armários da cozinha e esqueça. Depois de um tempo, você ficará surpreso ao descobrir que eles sumiram, nem mesmo os cadáveres.
Adote medidas preventivas e você poderá evitar facilmente o aparecimento de baratas alemãs em sua casa. Mas, caso elas se instalem, produtos modernos e eficazes para o controle de pragas virão em seu auxílio.
















