Os cães possuem uma riqueza de talentos e habilidades únicas, e sua devoção aos humanos, combinada com seu entusiasmo natural, os torna trabalhadores particularmente valiosos. Hoje, você conhecerá oito das profissões caninas mais interessantes e desafiadoras e, mais uma vez, admirará esses animais.
Sapador
Esses soldados de quatro patas desempenham seu trabalho graças ao seu excelente olfato. Sua vantagem sobre os detectores de minas é que o nariz de um cão consegue farejar explosivos não apenas em invólucros metálicos, mas também em plástico, madeira, papelão e outros materiais. Há casos em que cães encontraram artefatos explosivos enterrados a dois metros de profundidade.
Os cães de busca e resgate passam por uma seleção e treinamento rigorosos. Além de suas habilidades de busca, o cão deve ser mentalmente estável e capaz de se concentrar na tarefa em questão, mesmo na presença de distrações, já que muitas vidas dependem do seu trabalho.
Labradores, retrievers, spaniels, pastores alemães e belgas são reconhecidos como os melhores farejadores.
Durante a Grande Guerra Patriótica, os cães de desminagem removeram 4 milhões de minas terrestres e terrestres. O mais famoso cão de desminagem da URSS, Dzhulbars, chegou a receber a Medalha de Mérito Militar e participou do Desfile da Vitória de 1945: após ser gravemente ferido, foi carregado pela Praça Vermelha sobre o antigo casaco militar de Josef Stalin.
Cão de caça na alfândega
Mais uma vez, o faro de um cão é incomparável. Na alfândega, cães farejadores detectam itens proibidos: drogas, produtos de tabaco, armas, explosivos e até dinheiro.
Para esse tipo de trabalho, o cão precisa ter um temperamento afável e dócil. Afinal, ele não precisa guardar ou deter criminosos.
Os especialistas de quatro patas recebem treinamento do Serviço Federal de Alfândega e passam por testes anuais. Seu trabalho dura até 10 anos.
Salvador
Os cães encontram pessoas sob os escombros de prédios desabados, sob a neve espessa e na floresta. Quando se recebe a denúncia de um catador de cogumelos perdido, os agentes caninos e seus cães treinados são os primeiros a chegar. É importante que o cão caminhe em terrenos intocados e seja capaz de seguir o rastro.
Durante terremotos e explosões, cães também são enviados aos escombros. As equipes de resgate nem sempre conseguem ouvir gritos humanos. E então, toda a esperança recai sobre esses animais destemidos e incansáveis.
Em 1954, nas montanhas de Dachstein, um pastor alemão chamado Ajax passou quatro dias procurando e desenterrando 11 crianças e sua professora que haviam sido soterradas por uma avalanche, até que suas patas congelaram e ficaram expostas até os ossos.
Pastor
Os cães são usados para trabalhar em pastagens desde os tempos antigos. Graças a esse serviço, hoje temos muitas raças que possuem instinto genético de pastoreio.
Isto, por exemplo:
- border collie;
- Corgi galês;
- Cão da montanha Bernês;
- Sheltie;
- rabo curto;
- Cão Samoieda;
- sarça;
- Schipperke;
- Beauceron;
- bem como Pastores do Cáucaso, da Ásia Central, Australianos, Belgas e Alemães.
Os cães pastores com cauda impedem que os animais se afastem. Alguns cães correm ao redor do rebanho, mantendo seus limites. Outros latem em tom de aviso para os animais que se distanciam, conduzindo-os de volta ao rebanho.
Mas os cães pastores não se limitam a vigiar o gado. Eles também protegem os animais sob sua responsabilidade de ataques de animais selvagens ou intrusos humanos.
Os cães pastores devem ser resistentes em viagens de longa distância, tolerantes à sede, destemidos, autoconfiantes e obedientes ao seu dono.
Terapeuta
Há casos conhecidos de cães que se deitam exatamente na mesma área do corpo de seus donos, e os humanos posteriormente são diagnosticados com tumores. Com suas ações, os animais de estimação estariam tentando alertar os humanos sobre problemas de saúde. Não há nada de místico nisso. Cientistas descobriram que as células cancerígenas podem emitir um odor específico que é detectado por animais com olfato apurado — gatos e cães.
Mas o trabalho "médico" dos amigos de quatro patas não termina aí. Existe até mesmo um campo inteiro da medicina de reabilitação chamado canisterapia. Os cães atuam como médicos nessa área. Eles ajudam residentes de lares de idosos a lidar com depressão e insônia, são levados a pessoas que sofreram derrames e ajudam crianças com autismo que apresentam comportamento destrutivo a melhorar seus relacionamentos com os outros.
Artista
Algumas estrelas de cinema de quatro patas ostentam maior popularidade do que seus equivalentes humanos. Mas esses cães protagonistas não se preocupam com a fama. Como todos os cães profissionais, eles fazem seu trabalho por pura paixão e estão sempre felizes em estar no set de filmagem.
Os filmes e séries de TV mais famosos e adorados que têm cães como protagonistas:
- "Venha até mim, Mukhtar!"
- "Barbos, o Cão, e a Cruz Incomum"
- Bim branco com orelha preta;
- "Comissário Rex"
- "Hachiko";
- "Beethoven";
- Marley e eu.
Desde 2001, o Festival de Cannes também concede um prêmio a cães atores. O equivalente animal ao Oscar é o Colarinho de Ouro. O primeiro a receber o prêmio foi Uggie, que estrelou o filme "Água para Elefantes".
Caçador
Cães de caça aparecem frequentemente nas pinturas de artistas famosos. A caça de animais selvagens com cães tem sido um passatempo predileto de reis e nobres em muitos países desde a antiguidade.
Assim como os humanos, os caçadores de quatro patas precisam ser resilientes e pacientes. Às vezes, têm que esperar horas, até mesmo dias, para avistar um animal, e então começa a longa perseguição. Um cão compartilha todas as dificuldades da vida na trilha com seu dono.
Um cão é realmente uma grande ajuda na caça. Mas a caça assume muitas formas, e cada uma tem a sua própria raça: huskies, spaniels, pointers, galgos, cães de escavação e cães farejadores.
Cão guia
Para uma pessoa cega, um cão se torna seus olhos. Eles proporcionam aos deficientes visuais acesso ao mundo. Uma bengala sozinha nem sempre é suficiente, especialmente quando se trata de deficiências que envolvem não apenas a visão, mas também a audição.
Apenas raças com temperamento geneticamente dócil são adequadas para servir como cães-guia. No entanto, traços de personalidade também são levados em consideração durante a seleção. Se um filhote for mais ativo do que seus pares, ele não será treinado para auxiliar pessoas cegas.
O assistente de quatro patas consegue se orientar pela cidade e obedecer às regras de trânsito. Ele sabe em quais obstáculos deve parar para garantir que seu companheiro humano possa atravessá-los com segurança. Ao mesmo tempo, é o cão que avalia se o humano consegue transpor a barreira ou se é melhor contorná-la.
Um cão-guia não é afetado por irritantes externos, como outros cães, ruído do trânsito e gatos. O animal sabe se comportar adequadamente em locais públicos, como farmácias, clínicas e lojas.
É difícil imaginar o que faríamos sem os cães. Essas criaturas incríveis nos trazem alegria todos os dias e nos ajudam a lidar com tarefas difíceis e de grande responsabilidade.










