Cucos: 7 mães do reino animal que não cuidam de seus filhotes

O mundo da maternidade animal é muito diverso: algumas cuidam de seus filhotes, enquanto outras os abandonam ou até mesmo os matam. Nosso artigo explorará os animais que não demonstram nenhum cuidado com seus filhotes.

Urso preto

Diferentemente das pandas fêmeas, as ursas negras preferem criar vários filhotes. Se uma fêmea der à luz apenas um, ela o abandona para morrer no ambiente hostil da vida selvagem. Normalmente, essa espécie dá à luz dois ou três filhotes, às vezes quatro.

Tartaruga

Quase todas as espécies de tartarugas estão entre as mães mais cuidadosas, não demonstrando nenhuma preocupação com o futuro de seus filhotes. Apenas as fêmeas das tartarugas ornamentadas e marrons podem ser consideradas mães cuidadosas. Mas todas as outras tartarugas não demonstram nenhuma preocupação com seus filhotes. Esses anfíbios geralmente enterram seus ovos na areia com as patas traseiras e depois vão embora, para nunca mais voltar. Uma ninhada normalmente contém centenas de ovos. Alguns pais, no entanto, esperam que seus filhotes eclodam para ajudá-los a escapar do buraco. Mas é aí que seu cuidado termina. Os recém-nascidos rastejam sozinhos até a água, em busca de alimento e tentando sobreviver.

O sapo de Darwin

Essas beldades vibrantes se revelam verdadeiras mães. As fêmeas apenas põem ovos e depois desaparecem da vida de seus filhotes e pais. Esses anfíbios então passam as responsabilidades maternas para os machos, que são forçados a carregar os ovos e cuidar dos filhotes sozinhos até que os sapinhos se tornem independentes.

Langures

Esses macacos de pelo fino são extremamente cruéis. As mães selecionam os filhotes mais fracos com menos de seis meses de idade e os matam. Elas tratam os demais com muita crueldade. Essas mães também tentam destruir os filhotes de outros macacos.

Foca-harpa

Este animal não cuida dos seus filhotes por muito tempo. Um filhote de foca recém-nascido é chamado de filhote de foca. O pequeno pacote branco e fofo é deixado sozinho na neve apenas duas semanas após o nascimento. Durante os primeiros quatorze dias, a mãe alimenta bem o filhote para que ele acumule mais gordura subcutânea, mas depois disso, ela o abandona, e o filhote de foca é forçado a se virar sozinho.

galinha-d'angola

Essa galinha africana é uma ave de voo livre. Ela consegue voar e possui asas e pernas fortes. Por isso, faz longas caminhadas com seus pintinhos mesmo em condições climáticas adversas. Muitos dos pintinhos morrem de frio e umidade.

As galinhas-d'angola fêmeas são muito tímidas. Se expostas ao perigo, podem abandonar seus ovos e nunca mais voltar. Portanto, os criadores de aves geralmente retiram os ovos e os colocam em uma incubadora.

Essas aves são domesticadas há muito tempo e convivem bem com outras espécies. Elas vivem em bandos com indivíduos da mesma espécie. Os machos são mais agressivos que as fêmeas.

Cuco

Essas aves não têm o trabalho de cuidar ou construir um ninho. Elas põem de dois a cinco ovos por temporada e os deixam para outras aves. Os filhotes de cuco eclodem antes dos filhotes de outras aves. Eles são agressivos e expulsam os ovos e filhotes de outras aves do ninho. Depois de ficarem mais fortes, deixam o ninho após cerca de 20 dias.

Comentários