Coabitação perigosa ou como se livrar dos ácaros

"Minha casa é meu castelo", dizem os ingleses. Mas o que fazer se sua casa estiver infestada por ácaros, insetos nocivos, desagradáveis ​​e perigosos, que podem causar alergias graves? Antes de mais nada, mantenha a calma. Os próximos passos serão guiados pela experiência de proprietários que não só detectaram esses artrópodes a tempo, como também conseguiram se proteger de sua "vizinhança".

De que é feita a poeira?

Para entendermos as causas dos ácaros, precisamos compreender a natureza do que lhes proporciona conforto e facilita sua reprodução. Especificamente, precisamos entender de onde vem a poeira. As minúsculas partículas que se espalham por toda parte liberam constantemente fragmentos de epiderme humana e pelos de animais, que secam, se esfarelam e se desprendem em minúsculos grãos. Além disso, a poeira doméstica contém:

  • placa de micropartículas em livros;
  • fragmentos de penas de travesseiros;
  • partículas de caspa humana e animal;
  • fibras de lã;
  • cabelo;
  • esporos de mofo;
  • partículas de insetos (ex: baratas);
  • Estofamento de móveis.
Vassoura amarela e bola de poeira

A poeira está por toda parte, não importa quantas vezes você limpe cuidadosamente.

Os resíduos também entram em casa vindos de fora, pois suas partículas podem viajar muitos quilômetros. Todos esses elementos se combinam para formar a poeira.

Isso é interessante. Casas em latitudes médias podem conter componentes de excrementos de pinguins da Antártida.

Ácaros: Conhecendo seus vizinhos

Como o próprio nome sugere, este aracnídeo (com 0,1 a 0,5 mm de tamanho) vive na poeira e tem um ciclo de vida de cerca de 2 a 3 meses. Durante esse período, a fêmea põe até 100 ovos. Além disso, o ambiente mais favorável para este artrópode são as habitações humanas. Isso porque as residências oferecem condições ideais para este tipo de ácaro: as temperaturas do ar variam de 18 a 25 °C. OC, umidade em torno de 55% e poeira. Esses vizinhos inesperados só podem ser vistos com uma ampliação de 40x.

Isso é interessante. Todo ano, uma pessoa perde até 400 gramas de células mortas, fornecendo assim alimento nutritivo para centenas de ácaros.

Existem aproximadamente 150 espécies de carrapatos. Elas podem ser divididas em três grupos:

  • artrópodes se alimentando de poeira em uma determinada casa;
  • os chamados carrapatos predadores, que se alimentam de representantes do primeiro grupo;
  • Indivíduos aleatórios que entram na casa vindos de fora, mas que não formam ou aumentam sua população nesta residência.

Todos esses aracnídeos formam colônias com uma média de 100 indivíduos por grama de poeira. O período de pico de crescimento das colônias é considerado entre agosto e outubro. Além disso, uma concentração de 500 indivíduos por grama pode causar crises de asma, e de 1000 a 2000 por grama pode causar rinite crônica (se a pessoa tiver predisposição genética a esse tipo de rinite) ou alergias.

Ácaros da poeira em fibras

Os ácaros da poeira não podem ser vistos a olho nu.

O pequeno vilão - o ácaro da poeira

Os próprios ácaros da poeira são inofensivos para os humanos. Se entrarem em contato com a pele, alimentam-se apenas de partículas mortas e não sugam sangue nem picam. Os excrementos dos carrapatos, as fezes em forma de grânulos, representam um sério perigo. Elas contêm proteínas enzimáticas e antígenos. Essas partículas se acumulam na poeira e, mesmo após a limpeza, podem permanecer em repouso por mais 10 a 12 minutos. Isso resulta em uma forte reação alérgica na pessoa.

Isso é interessante. Em meados do século XX, cientistas japoneses e holandeses, após estudarem a composição da poeira, descobriram ácaros que, como se constatou posteriormente, eram a causa de reações alérgicas graves em pessoas, particularmente inflamações na pele. Esse sintoma tornou-se, então, a característica definidora de uma doença específica: a alergia à poeira doméstica.

Reações cutâneas à poeira

A alergia ao ácaro doméstico refere-se a reações cutâneas que ocorrem quando uma pessoa entra em contato com grandes quantidades de fezes de ácaros.

Os ácaros, ou mais precisamente suas fezes, podem desencadear uma piora em praticamente qualquer tipo de alergia:

  • asma brônquica;
  • alergias respiratórias (doenças respiratórias);
  • dermatite atópica;
  • conjuntivite;
  • rinoconjuntivite;
  • rinite alérgica;
  • Edema de Quincke (inchaço de desenvolvimento rápido da pele e das membranas mucosas);
  • acarodermatite (doenças inflamatórias da pele).

O aparecimento de parasitas e o perigo potencial.

Não importa o quanto você limpe sua casa — seja duas vezes por dia ou uma vez por mês — ninguém está imune a carrapatos. No entanto, vale a pena entender como eles chegam até nós. Os parasitas podem ser trazidos de vários cômodos (áreas de grande circulação) em roupas, pele e objetos domésticos.

O recipiente mais perigoso para esses aracnídeos dentro de casa é o aspirador de pó, uma espécie de “bomba bacteriana”. A poeira coletada no aspirador fica em um ambiente particularmente propício, pois o calor do motor permite o acúmulo de bactérias, fungos e ácaros. É isso que causa o mau cheiro do aspirador. Ligar o aparelho permite que esses "invasores" sejam expelidos para o ar do ambiente.

Isso é interessante. Entre as hipóteses sobre a infestação de carrapatos nas casas das pessoas, uma sugere que eles migraram para travesseiros e cobertores a partir de ninhos próximos de pardais e andorinhas.

Se o ambiente em um cômodo for insalubre, ou seja, se a concentração de aracnídeos exceder o limite normal em 1 grama, uma pessoa pode estar em risco de:

  • fadiga permanente;
  • depressão;
  • dores de cabeça frequentes;
  • obstrução dos seios nasais e frontais;
    Uma menina com uma camiseta listrada assoa o nariz em um lenço.

    A rinite é uma das manifestações da alergia a ácaros.

  • tosse seca;
  • vermelhidão da pele;
  • Inflamação das membranas mucosas dos olhos (incluindo conjuntivite e lacrimejamento), nariz e garganta.

Se uma pessoa apresentar sintomas semelhantes, ao investigar a causa subjacente, não se deve descartar a possibilidade de alergia a ácaros.

Pessoas propensas a essas reações podem apresentar outras reações negativas, como aversão total à poeira. É claro que, nesses casos, o tratamento isolado (geralmente com comprimidos como cetirizina, edem, etc.) prescrito por um especialista não é suficiente. Eliminar o alérgeno é essencial.

Como afastar convidados indesejados

É impossível eliminar os ácaros da poeira de uma vez por todas.Mas, apesar da aparente futilidade de combater esses pequenos e onipresentes vilões, é essencial começar a reduzir sua população o mais rápido possível. Isso é especialmente importante se você tem crianças pequenas em casa, cujo sistema imunológico é muito frágil para resistir aos perigos dos ácaros. Existem várias etapas para eliminar esses aracnídeos da sua casa.

Limpeza

A condição mais importante para o controle eficaz dos ácaros é a limpeza regular.

  1. Várias vezes por semana, é necessário limpar o pó de todas as superfícies, especialmente daquelas onde ele se acumula mais rapidamente (por exemplo, a mesa embaixo da TV, nichos em armários, estantes, etc.).
  2. Em hipótese alguma permita que um tapete empoeirado se acumule debaixo de camas e sofás.
  3. Uma ótima maneira de matar carrapatos é usar um gerador de vapor. Suas altas temperaturas eliminam os parasitas com eficácia.
    O colchão é aspirado.

    Passar o aspirador de pó no colchão deve se tornar um hábito e uma das suas opções de limpeza.

  4. Os ácaros detestam limpeza, por isso, agrade-os lavando os pisos de 2 a 3 vezes por semana com produtos de limpeza específicos, como o Mister Proper.

Lavagem

Escuridão, calor e umidade na sua cama são a combinação perfeita para a proliferação de ácaros. Para privá-los desse conforto, lave a roupa de cama semanalmente a 60°C. OC. Este indicador oferece 100% de garantia de que nem os ácaros nem seus excrementos sobreviverão. Para potencializar a eficácia, adicione um acaricida (substância que mata ácaros) durante a lavagem. Este produto pode ser adquirido em lojas de materiais de construção.

Uma menina de suéter verde está colocando roupa na máquina de lavar.

Lavar roupa a uma determinada temperatura torna a vida miserável para os ácaros.

Recomenda-se também passar a ferro as roupas das crianças após a lavagem.

Compras úteis

Um colchão antialérgico é uma compra indispensável, se não para eliminar completamente os ácaros, pelo menos para reduzir sua população. Os colchões normalmente abrigam entre 10.000 e um milhão de ácaros. Essa opção reduzirá significativamente a infestação. Uma opção mais econômica é criar uma barreira entre o corpo e o colchão com um protetor de colchão especial. Essa capa também impedirá que a umidade do corpo chegue ao colchão.

Colchão com capa protetora

O protetor de colchão cria uma barreira protetora entre o conteúdo do colchão e o corpo humano.

Condições de ventilação e temperatura

Este método é um sonho para quem detesta arrumar a cama de manhã. Para evitar o aumento da umidade no colchão, deixe os lençóis arejarem bem. Isso impedirá que os ácaros absorvam a umidade necessária do ar.

Os ambientes também precisam ser ventilados regularmente. A temperatura mais confortável para os humanos e inaceitável para os ácaros é de 21°C. OEm ambientes internos.

Uma garota de camiseta branca abre uma janela.

A ventilação ajudará a criar uma temperatura ideal no ambiente, o que os ácaros não apreciam de forma alguma.

A química vem em socorro.

Produtos químicos são eficazes no combate aos ácaros. Ao usar produtos profissionais para tratar ambientes e superfícies, certifique-se de ler as instruções específicas do produto. Esses medicamentos podem ser adquiridos em farmácias veterinárias.

Tabela: Produtos especiais contra ácaros

NomeAplicativoPreçoObservação
MilbiolTratamento de superfícies têxteis de móveis e roupas de cama.Cerca de 150 rublos.Não representa perigo para humanos e animais de estimação.
AlergiaPulverização em locais onde os carrapatos se concentram.Cerca de 1500 rublos.O efeito dura até 7 meses. O produto também está disponível como detergente para roupas.
Mite-NixPulverização de habitats de carrapatos.Cerca de 450 rublos.O produto é eficaz por 2 meses a partir da data de aplicação.
Easy AirTratamento de móveis estofados e roupas de cama.Aproximadamente 1700 rublos.Uma alternativa é Akarosan.
Lavagem antialérgicaDetergente para roupa.Aproximadamente 2500 rublos.Econômico para usar.
Limpador de carpetes Oreck para controle de alérgenosPara limpeza de carpetes.Cerca de 450 rublos.O produto não sai facilmente de carpetes e tapetes.

Galeria de fotos: Produtos para controle de carrapatos

Vídeo: Conselhos médicos sobre o controle eficaz de ácaros

Prevenção

É melhor prevenir um problema do que resolvê-lo. O mesmo se aplica aos ácaros: embora seja impossível eliminar completamente esses aracnídeos, medidas preventivas ajudarão a proteger sua casa e seus moradores do aumento da população dessas pragas.

  1. Todos os dias, antes de arrumar a cama, damos a ela a oportunidade de secar e arejar com as janelas abertas.
  2. Estamos eliminando ou reduzindo o número de móveis estofados em tecido. Em vez disso, estamos optando por estofados em couro ou couro sintético.
  3. Removemos tapetes e carpetes de lã (especialmente aqueles com pelo alto ou natural).
  4. Estamos realizando uma inspeção de brinquedos de pelúcia.
  5. Substituímos a roupa de cama com enchimento natural (penas, plumas) por enchimento sintético.
  6. Periodicamente (pelo menos duas vezes por ano), lavamos travesseiros e cobertores em água quente e depois os deixamos secar ao ar livre. Ou então, os levamos à lavanderia.
  7. Fazemos a limpeza úmida do apartamento de 2 a 3 vezes por semana com uma solução de sal: até 10 colheres de sopa de sal por balde padrão de água.
  8. Limpamos a louça no armário e os livros nas prateleiras com lenços umedecidos.
  9. Se possível, limpe os tapetes com um aspirador de pó.
  10. Mantenha um microclima seco. Os níveis de umidade na casa não devem ultrapassar 40%.

É impossível eliminar completamente os ácaros. A menos que você se mude para Marte ou algum outro planeta, é improvável que sobreviva. Portanto, a única solução é combater sistematicamente a crescente população de ácaros em sua casa, usando uma combinação de métodos de controle de pragas e sem negligenciar as medidas preventivas.

Comentários