A maioria das pessoas sente pavor e repulsa pela presença de baratas. Esses insetos bigodudos estão longe de ser inofensivos, carregando em suas patas inúmeros patógenos perigosos para os humanos. Hepatite, E. coli, tuberculose, esporos de fungos e até ovos de vermes — esta é apenas uma pequena amostra dos perigos representados por uma infestação de baratas. É claro que ninguém gostaria de ter vizinhos assim, por isso a humanidade está constantemente desenvolvendo novas maneiras de combater esses insetos. Mas e se os produtos químicos não funcionarem, ou se houver crianças ou animais de estimação na casa, e vários tipos de "venenos" puderem ser prejudiciais à saúde deles? Nesse caso, é hora de lembrar os remédios caseiros tradicionais para afastar esses indesejáveis coabitantes bigodudos!
Contente
Como se livrar de baratas usando remédios caseiros
As baratas provavelmente estão entre as criaturas mais antigas do nosso planeta. Elas conseguiram sobreviver aos dinossauros, à Inquisição, às guerras e a muitas outras invasões que assolaram nosso mundo imperfeito. Por isso, combatê-las é difícil, mas ajudá-las a encontrar outro lar e a deixar seu apartamento limpo e aconchegante é totalmente possível. Existem muitos remédios caseiros eficazes para se livrar das baratas e evitar que elas reapareçam.
Antes de analisarmos os métodos de controle de baratas, precisamos primeiro determinar onde elas gostam de se esconder. Naturalmente, a cozinha é o lugar preferido delas — há bastante comida e um local para passar o dia. E se você negligenciar a limpeza e a organização, a cozinha se torna um verdadeiro paraíso para essas criaturas de barriga vermelha.

Ao deixar pilhas de louça suja regularmente, você corre o risco de transformar sua casa em um paraíso para baratas.
As baratas adoram lugares úmidos, quentes, escuros e de difícil acesso. Os mais comuns são a parte de trás de fogões a gás e geladeiras, o espaço embaixo da pia onde geralmente fica a lixeira, o espaço embaixo de armários, canos de ventilação e até mesmo eletrodomésticos.
Vale ressaltar desde já que a maioria dos métodos caseiros são ecológicos e seguros para animais de estimação. A vantagem desses métodos é que as baratas não se adaptam a eles e seus corpos não desenvolveram mecanismos de defesa. A maioria dos remédios naturais age como repelente, ou seja, não mata os insetos. Vamos analisar cada um deles mais detalhadamente.
Folha de louro
Essa especiaria tão apreciada é usada há muito tempo como repelente, ou seja, como agente repelente no combate aos insetos. As folhas de louro contêm a substância cineol, que tem um efeito negativo no sistema respiratório dos insetos, incluindo as baratas. Por isso, tentam sair de territórios hostis o mais rápido possível. Também não gostam dos óleos essenciais presentes nas folhas de especiarias. Mas, para maximizar o efeito, é preciso saber usar o produto corretamente:
- Somente folhas de louro recém-secas são adequadas para o controle de baratas. Folhas de louro velhas contêm muito pouco óleo essencial, tornando seu aroma mais fraco e menos eficaz como repelente. Evite comprar folhas que estejam perto do vencimento.
- A folha deve estar inteira, de preferência em um ramo. Folhas amassadas têm um aroma fraco e não produzem os resultados desejados.
- As folhas de louro devem ser substituídas frequentemente, pois perdem suas propriedades repelentes com o tempo.
As folhas de louro não são tóxicas, são baratas e têm um aroma agradável. Podem ser usadas para desinfetar ambientes naturalmente e afastar outros insetos.
Se você tiver apenas algumas baratas em casa, ou se quiser tomar medidas preventivas, basta espalhar folhas de louro nos locais preferidos delas e substituí-las por folhas frescas toda semana. No entanto, se as baratas decidiram colonizar sua casa permanentemente, você terá que literalmente usar fumaça para expulsá-las. Vamos ver maneiras mais eficazes de afastar essas criaturas bigodudas usando folhas de louro.
Fumigação
Suas ações:
- Feche as janelas e a porta da varanda - não deve haver correntes de ar na casa.
- Acenda uma ou mais folhas e depois apague o fogo. Você pode colocá-las em um recipiente de metal ou cerâmica.
- Certifique-se de que a folha de louro não queime, mas sim que queime lentamente, soltando fumaça. Só assim você conseguirá o resultado desejado.
- Os óleos essenciais e a fumaça irão preencher o ambiente, tornando-o inadequado para a proliferação de baratas.
- Repita o procedimento por vários dias seguidos.
- Se possível, evite ventilar o ambiente durante esses dias. Para que o método seja eficaz, a concentração de óleos essenciais no ar deve estar no máximo.
À primeira vista, esse método parece complicado, mas, na realidade, fumigar um cômodo não leva muito tempo. A única desvantagem pode ser a falta de circulação de ar no apartamento por alguns dias. Esse método não eliminará completamente as baratas, mas é bem possível que haja uma ausência prolongada ou uma redução significativa em sua população.
Pulverização
Você também pode fazer suas próprias tinturas com folhas de louro.
- Método um: Despeje 0,5 litro de água fervente sobre um pacote de folhas secas e deixe em infusão por pelo menos 3 horas. Em seguida, coe a mistura e borrife-a nas áreas onde as baratas são mais comuns.
- Método dois. Você vai precisar de 1 maço de folhas de louro e 200 ml de vodca. Quebre as folhas, coloque-as em uma garrafa de vidro e complete com vodca. Deixe em infusão por duas semanas em um local escuro. Em seguida, adicione 1 colher de sopa da tintura preparada a 100 ml de água e borrife nas superfícies onde as baratas são comuns: embaixo da pia, perto do exaustor, atrás do fogão a gás e da geladeira (se possível), nos parapeitos das janelas, perto de canos, etc.
Como você pode ver, ambos os métodos são fáceis de usar e podem ser utilizados com frequência sem receio pela saúde de seus entes queridos.
Ervas (losna, sabugueiro, hortelã, tansy, matricária)
Certas ervas também possuem efeito repelente contra baratas. Entre elas, podemos citar o absinto, o sabugueiro, a hortelã, a tansy e a matricária. Elas são usadas frescas e secas, e também podem ser utilizadas para preparar decocções e tinturas.
Piretro
O piretro é um pó feito a partir da camomila dálmata. Essa planta se assemelha um pouco à camomila comum, mas suas propriedades inseticidas são significativamente superiores. O remédio é usado em sua forma pura, ou seja, não há necessidade de preparar decocções a partir dele.
O piretro tem se tornado difícil de encontrar ultimamente, mas você pode achá-lo em lojas de produtos ecológicos para o lar. Flores de camomila moídas podem ser usadas como substituto, mas contêm muito menos do ingrediente ativo, o piretro. Se você tiver a sorte de encontrar o pó, polvilhe-o nas áreas onde as baratas são mais comuns ou coloque-o nos cantos do cômodo (embaixo da pia, da banheira, atrás da geladeira, etc.).
Uma desvantagem do piretro é que ele perde rapidamente suas propriedades quando exposto à luz. Portanto, o ideal é aplicá-lo em áreas sombreadas e reaplicá-lo a cada poucos dias.

Um remédio natural à base de camomila pode matar baratas, percevejos e outros insetos domésticos indesejados.
Artemísia
Para combater baratas, utiliza-se o absinto fresco ou na forma de tintura. Este último pode ser adquirido em farmácias, pois prepará-lo em casa é demorado. Esta planta contém uma alta concentração de substâncias extremamente desagradáveis para baratas e outras pragas domésticas (percevejos, ácaros, formigas). No entanto, o efeito repelente é de curta duração, sendo este método mais adequado para a prevenção e o controle de pequenas infestações.
Espalhe ervas frescas pelos cantos do cômodo, coloque-as embaixo dos móveis e perto da pia, perto da lixeira. É uma boa ideia substituir diariamente as ervas murchas por ervas frescas, pois o aroma forte se dissipa rapidamente, tornando o uso posterior inútil. Você também pode preparar uma decocção e aplicá-la em áreas de difícil acesso. Para isso, você precisará de 4 colheres de sopa de absinto picado e 1 litro de água.
Preparação da decocção:
- Leve a água para ferver em fogo alto.
- Adicione absinto picado à água fervente.
- Deixe ferver por um minuto com a tampa fechada.
- Deixe a decocção em infusão por várias horas.
- Coe através de uma peneira fina ou pano de queijo.
- Despeje a decocção preparada em um frasco spray e borrife nas áreas problemáticas.
A tintura de absinto também pode ser usada como spray. Basta diluir 2 colheres de sopa em um copo de água. Vale ressaltar que nem todos gostam do cheiro de absinto, mas se você não se importa, sinta-se à vontade para usar este remédio.
Para prevenir eficazmente o reaparecimento de baratas, recomenda-se pulverizar uma vez por semana.
Outras plantas podem ser usadas da mesma forma.
Galeria de fotos: Plantas que repelem baratas
- Um inseticida natural chamado piretro é feito a partir de uma flor rosa semelhante à camomila comum.
- O cheiro do absinto pode repelir baratas e outros insetos.
- A tanchagem é famosa há muito tempo por suas propriedades repelentes.
- A hortelã não só dará à sua casa um aroma fresco, como também repelirá baratas.
Vinagre
Não são apenas os fungos e os micróbios que temem o vinagre, mas também as baratas. Eles não gostam do cheiro e o contato direto pode até matar o inseto. Você pode usar vinagre de mesa comum a 9% ou a essência. O produto pode ser adicionado à água para lavar pisos e também pode ser preparado como um spray para tratar superfícies, saídas de ar e frestas.
As baratas precisam de água, por isso preferem lugares úmidos. Se você tiver uma infestação desses insetos barbudos, despeje um pouco de vinagre puro na pia da cozinha, perto do ralo, e também no próprio ralo, na pia e na banheira. As baratas não beberão o vinagre, mas procurarão outros locais com água fora de casa.
Sugerimos também que prepare um spray com vinagre e pimenta vermelha picante.

Nenhuma barata gostaria de viver em uma casa onde se usa com frequência uma infusão de pimenta vermelha e vinagre.
spray para baratas
Use este spray nas prateleiras dos armários da cozinha, nas paredes perto do chão e das saídas de ar, nos rodapés e em quaisquer frestas por onde as baratas possam entrar. Embora o vinagre não impeça a entrada desses visitantes indesejados, a pimenta certamente os repelirá por um longo tempo. Para 1 litro de água fervida, você precisará de 4 colheres de sopa de vinagre e 2 flocos de pimenta vermelha. Modo de preparo:
- Despeje a água em um recipiente adequado com tampa.
- Dilua o vinagre em água.
- Adicione flocos de pimenta vermelha ou 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída e feche bem a tampa.
- Coloque em local escuro e deixe em infusão por 5 dias.
- Despeje o líquido em um frasco de spray.
- Realizar o tratamento semanalmente.
Como este produto é uma tintura de pimenta vermelha, conhecida por seu sabor picante, recomendamos fortemente o uso de luvas ao manuseá-lo e mantê-lo fora do alcance de crianças. De forma geral, o spray é seguro para o meio ambiente, pessoas e animais.
Aliás, você também pode usar esse mesmo produto para "tratar" as próprias baratas, caso elas ousem aparecer.
Se você optar por usar essência de vinagre, dilua-a com água na proporção de 1:22.
sementes de cominho preto
As sementes de cominho preto são um tempero muito comum. Além de suas propriedades picantes, o cominho preto possui propriedades inseticidas. Para combater baratas e outros insetos, as sementes são usadas em sua forma natural, queimadas ou preparadas como tintura:
- Sementes. Elas são simplesmente espalhadas nos lugares preferidos das baratas.
- Tintura. Pegue 1 colher de sopa de sementes e despeje um copo de água fervente sobre elas. Deixe em infusão por pelo menos 3 horas e meia e, em seguida, use como spray.
- Fumigação. As sementes são colocadas em um recipiente à prova de fogo e incendiadas. Deve-se ter cuidado para que não queimem completamente, mas sim que queimem lentamente em brasa. O procedimento é repetido por vários dias.
O cominho preto é extremamente benéfico para os humanos e tem sido usado na medicina popular desde a antiguidade. Portanto, defumar sua casa com essa especiaria tem um duplo benefício: além de matar e afastar baratas, você e sua família inalarão aromas curativos.
O óleo de cominho preto pode ser usado para repelir baratas. Pode ser aplicado em frestas e áreas escondidas de móveis, mas como esse óleo é caro, é mais prático usar tinturas feitas com as sementes ou as próprias sementes.

Graças às suas fortes propriedades inseticidas, as sementes de cominho preto ajudam a eliminar baratas e outros insetos relacionados.
Ácido bórico
O ácido bórico, vendido em pó em qualquer farmácia, é capaz de destruir hordas inteiras de baratas. Diferentemente dos métodos anteriores, esta solução só funciona por impacto. As baratas não a comerão em sua forma pura, é claro, mas devorarão avidamente alimentos generosamente temperados com ácido.
Para preparar um veneno mortal, use:
- ervilhas cozidas,
- batatas (purê, com casca - não importa),
- gemas de ovos de galinha cozidos,
- Massa feita de farinha e açúcar.
Adicione o pó a qualquer um dos ingredientes acima, misture e enrole em pequenas bolinhas. Para cada duas gemas de ovo, você precisará de um pacote de ácido (10 g). Ao usar outros ingredientes, use o tamanho das gemas como guia. A "guloseima" pronta deve ser espalhada em locais de difícil acesso onde as baratas gostam de se esconder. Você também pode diluir o ácido em água e despejar a solução resultante em uma pia limpa da cozinha. Nesse caso, é importante bloquear qualquer outro acesso à água para que as baratas sejam forçadas a bebê-la.

O ácido bórico é misturado com ervilhas cozidas e, em seguida, as baratas são oferecidas a essa mistura.
Amônia
O cheiro de amônia é tão desagradável que nem mesmo a criatura mais resistente consegue suportá-lo. A amônia pura é letal para todos os insetos, mas lembre-se de que você também pode ser prejudicado. É impossível e perigoso permanecer em um ambiente com um odor concentrado de amônia. Portanto, primeiro você deve diluí-lo em bastante água. Você precisará de 1 colher de chá da solução para cada litro de água. Use essa solução para limpar pisos, armários de cozinha e qualquer outra coisa que possa ser tocada pelas patas desses insetos incômodos. Fazendo essa limpeza regularmente, você se livrará não só das baratas, mas também de traças, mosquitos e outras pragas voadoras e rastejantes por um bom tempo.
A solução de amônia também pode ser colocada em um borrifador e usada para matar baratas diretamente.
Gesso, alabastro, soda
Este método talvez não seja o mais humano para com as baratas, mas é eficaz. Ao entrar no estômago, o gesso endurece, causando a morte do inseto. As baratas não comem isso em sua forma pura, então você precisa preparar uma isca. Você vai precisar de açúcar de confeiteiro ou farinha e gesso comum. Você pode usar alabastro e giz triturado no lugar. Instruções:
- Misture o pó e o gesso em partes iguais.
- Adicione uma pequena quantidade de água e mexa bem – deve formar uma massa espessa.
- Enrole em bolinhas.
- Coloque iscas por todo o apartamento.
Você pode simplesmente polvilhar a mistura seca embaixo dos armários, atrás da geladeira, na despensa, perto da lixeira e em outros lugares. Você pode usar farinha de trigo comum em vez de açúcar de confeiteiro, ou ambos.
As baratas também não gostam de bicarbonato de sódio. Ele é misturado com açúcar de confeiteiro ou farinha e oferecido a elas da mesma forma.
As iscas não são perigosas para crianças ou animais de estimação, embora ingerir esse tipo de guloseima certamente não seja recomendado.

O uso regular de reboco em construções pode ajudar a reduzir significativamente o número de baratas em sua casa.
Óleos essenciais
As baratas detestam óleos essenciais:
- cedro,
- eucalipto,
- cravos,
- citronela,
- erva-cidreira,
- gerânios.
O mais eficaz é o óleo de eucalipto, que possui o aroma mais forte. O produto pode ser aplicado diretamente nas superfícies, preparado em sprays para uso doméstico ou adicionado à água para lavar pisos.
- Em sua forma pura, aplique o óleo em um pedaço de algodão e trate as superfícies. Os mesmos pedaços de algodão podem ser espalhados pelos cantos do apartamento, lembrando-se de reaplicar o produto semanalmente.
- Para limpar pisos, basta diluir 4 a 5 gotas de óleo em um balde com água e lavar com água pelo menos duas vezes por semana.
- Sprays. Adicione algumas gotas de óleo a um copo de água. O spray pode ser usado tanto para tratamentos superficiais quanto para tratamentos de contato.
- Vinagre + óleo. Despeje 4 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e adicione algumas gotas de óleo essencial. Este spray terá o dobro da potência.
Lembre-se de que os óleos essenciais podem desencadear reações alérgicas. Antes de escolher qualquer óleo, certifique-se de que ninguém em sua família seja alérgico a ele.
Além dos óleos essenciais, as baratas também não gostam de outros odores fortes. Alho, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, bagas de zimbro e outras especiarias com cheiro forte podem ser usadas em conjunto com os métodos descritos acima.
Avaliações
É possível encontrar muitas avaliações online sobre este ou aquele remédio. A maioria das pessoas ainda recomenda o uso de vários remédios caseiros ao mesmo tempo para obter os melhores resultados.
Eu não sabia como me livrar daquela coisa nojenta. Depois que começaram a rastejar, não me davam sossego. A primeira coisa que fiz foi polvilhar ácido bórico e fazer isca com ele. Lavei o chão com vinagre e depois com álcool isopropílico para evitar que se acostumassem com o cheiro. No fim, terminei o trabalho em dois meses.
Eu não lavei o chão com amônia; não tinha tempo para isso. Mas coloquei o lixo num pires durante a noite e fechei as portas. Era assim no meu apartamento alugado. Eu era estudante, não tinha muito dinheiro para produtos caros e não tinha tempo para lavar o chão todos os dias. Fita adesiva, ácido bórico e amônia eram minhas únicas armas. E funcionou!
Uma pasta feita com batatas cozidas e ovos é muito eficaz contra baratas. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio, enrole em bolinhas e coloque-as em locais onde as baratas se escondem.
Vídeo: Remédios caseiros para o controle de baratas
Independentemente da solução escolhida, mantenha sempre o cômodo limpo, evite migalhas na bancada e não deixe louça suja na pia. Além disso, lembre-se de consertar as torneiras regularmente para impedir que as baratas tenham fácil acesso à água. E o mais importante: seja amigável com seus vizinhos e trabalhem juntos para exterminar as baratas — só assim elas não terão chance de vencer.













