O que fazer se aparecer mofo nas paredes? O mofo preto é perigoso para a saúde e afeta todas as superfícies, da madeira ao concreto. Um remédio simples para esse problema, o sulfato de cobre, é popular há muitos anos e vale a pena saber mais sobre seu uso.
Contente
Quais são as propriedades do sulfato de cobre?
O sulfato de cobre, também conhecido como sulfato cúprico, ocorre naturalmente como um mineral e apresenta-se como uma massa solta de cristais azuis brilhantes. É uma substância não volátil, insípida e inodora. Dissolve-se facilmente em água, álcool e ácido clorídrico concentrado.
O medicamento possui propriedades antissépticas, desinfetantes e adstringentes, razão pela qual é utilizado:
- ao impregnar madeira;
- no controle de pragas;
- ao tratar sementes;
- no processamento de couro;
- como medicamento.
O sulfato de cobre, ou sal de cobre, dissolve-se facilmente em água. Essa propriedade permite a preparação de soluções com concentrações variadas.
Como o medicamento age no mofo?
O sulfato de cobre possui excelentes propriedades antissépticas, sendo adequado para desinfetar paredes danificadas por mofo. Além disso, suas propriedades de secagem ajudam a reduzir o teor de umidade da superfície tratada, dificultando o reaparecimento do mofo.
Que tipo de mofo o sulfato de cobre pode ajudar a combater?
Qualquer bolor é uma colônia de fungos unicelulares que se desenvolve a partir de esporos, os quais estão constantemente presentes no ar em grandes quantidades em estado dormente. Os esporos "despertam" para a reprodução intensiva assim que surgem condições favoráveis, como alta umidade e calor.
O mofo branco é o menos resistente a produtos químicos agressivos. Não representa um perigo grave e é fácil de eliminar: basta enxaguar a superfície com água e ácido cítrico ou uma solução de sulfato de cobre.
O pior é quando o mofo preto se instala em sua casa. Ele apresenta muitas cepas diferentes, o que dificulta a identificação por quem não é especialista. As características desse tipo de mofo incluem:
- alta atividade;
- a capacidade de destruir imediatamente os materiais afetados;
- resistência a diversos efeitos de drogas.
O mofo preto representa um sério perigo para o corpo: quando inalados, os esporos do fungo causam irritação, alergias e intoxicação.
Portanto, se você descobrir mofo preto em sua casa, precisa se livrar dele o mais rápido possível. Isso requer estudar as experiências de quem já conseguiu eliminar o mofo de suas casas. Você também deve procurar agentes antifúngicos eficazes, sendo o sulfato de cobre considerado um dos mais comprovados.
Eliminação de fungos nas paredes com sulfato de cobre
O medicamento pode ser adquirido em lojas de materiais de construção e ferragens, centros de jardinagem e até mesmo em lojas veterinárias.
É barato, preços aproximados para pacotes:
- 25 gramas: a partir de 25 rublos;
- 100 gramas: a partir de 80 rublos;
- 300 gramas: 120–150 rublos;
- 1 kg: 250–350 rublos;
- 25 kg: 4900–5500 rublos.
Para tratar superfícies, você precisará preparar uma solução de trabalho. Para isso, o medicamento deve ser diluído em água morna na proporção de 20 a 30 gramas do produto por litro. Em seguida, mexa bem. Para intensificar o efeito, adicione uma colher de sopa de ácido acético à solução.
Como tratar paredes corretamente
A preparação para o revestimento de paredes inclui 4 etapas:
- Limpar as superfícies afetadas, removendo qualquer camada de tinta, papel de parede ou cal.
- Raspar o gesso com a camada mais profunda de mofo.
- Lixamento adicional da parede com lixa grossa.
- Lavar as paredes com água e sabão e depois secá-las.
Essa limpeza profunda é necessária para remover o máximo possível de camadas que possam abrigar esporos de mofo invisíveis.
Em seguida, você precisará aplicar uma solução de sulfato de cobre. Isso é recomendado seguindo diretrizes comprovadas:
- Para trabalhos manuais, utilize uma esponja de espuma, um pincel ou um pulverizador;
- Aplique uma camada de sulfato de cobre cuidadosamente, sem pressa, para destruir fungos e esporos o mais profundamente possível;
- Após a secagem da camada de sulfato de cobre aplicada, aplique a solução novamente.
Para acelerar a secagem, você pode usar um aquecedor com ventilador ou uma pistola de ar quente para direcionar o ar para a parede. Dependendo da profundidade da infestação fúngica, aplique sulfato de cobre de três a cinco vezes.
Para evitar áreas sem revestimento na superfície, adicionam-se 0,05 gramas de corante de anilina à solução, o que tornará visível a diferença entre as superfícies tratadas e não tratadas.
Com o que mais o sulfato de cobre pode ser misturado?
Existem outros agentes antimofo, incluindo enxofre, pastas com flúor e cal. No entanto, a maioria desses produtos representa um risco para humanos e animais. Algumas pessoas usam óleo secante, betume ou alcatrão para tratar as paredes de edifícios não residenciais. Contudo, essa proteção não dura muito tempo. De todos os preparados, o sulfato de cobre e a cal são os que apresentam menor perigo.
Uma preparação contendo sulfato de cobre e cal pode ser feita nas seguintes proporções:
- cal hidratada - 1 kg;
- sulfato de cobre - 100 g;
- Água - 8 a 10 litros.
Sequência de ações:
- Dissolva o sulfato de cobre em água.
- Dissolva o limão em um recipiente separado.
- Misture bem as duas soluções.
Usando um pincel ou esponja, aplique a mistura resultante na superfície afetada. Em seguida, deixe a parede secar. Use luvas de proteção ao trabalhar.
Vídeo: Sulfato de cobre para controle de mofo – Como usar e dosar
Precauções necessárias
O sulfato de cobre é classificado como uma substância de classe de perigo 4 (baixo risco). Ele afeta não apenas fungos, mas também todos os organismos vivos. Para reduzir o impacto do produto nos seres humanos, algumas regras importantes devem ser seguidas durante o tratamento:
- É melhor proteger as vias respiratórias com uma máscara de gás ou respirador;
- Ao manusear a solução, é obrigatório o uso de luvas de borracha;
- As roupas para o trabalho devem cobrir o corpo completamente;
- Após o tratamento, o quarto deve ser completamente ventilado.
Ao realizar o tratamento do teto, é importante considerar a proteção do rosto. Use máscara e óculos de proteção.

É importante levar em consideração todas as regras para o uso de sulfato de cobre no combate ao mofo.
Após o tratamento antifúngico, é melhor limitar ao mínimo o tempo de permanência em ambientes fechados. As superfícies revestidas com sulfato de cobre secam completamente em 2 a 3 dias. Uma vez seco, o produto deixa de representar um risco à saúde.
Pessoas com alergias e asma são mais sensíveis aos esporos de mofo, mas mesmo pessoas saudáveis em um ambiente mofado podem apresentar olhos lacrimejantes, dores de cabeça e crises de tosse.
Após tratar a área, inspecione cuidadosamente a sua pele. Se a solução entrar em contato com a pele, enxágue abundantemente com água. Se a solução entrar em contato com os olhos, enxágue-os imediatamente com água corrente. Caso o sulfato de cobre seja ingerido acidentalmente, enxágue a boca com água e tente induzir o vômito.
Às vezes, após a exposição à droga, podem ocorrer náuseas, vômitos (azulados ou vermelhos), fortes dores de cabeça, cólicas abdominais e falta de ar. Esses são os sintomas de intoxicação. Outros sintomas incluem icterícia, parada cardíaca e fraqueza muscular grave.
Existe também uma alta probabilidade de desenvolver “febre do cobre”, que causa as seguintes sensações:
- um gosto adocicado desagradável na boca;
- tosse seca;
- calafrios;
- dor de cabeça intensa;
- Cãibras e falta de ar;
- olhos lacrimejantes e ardendo;
- Suor abundante.
Caso surjam sintomas semelhantes, você deve definitivamente consultar um médico.
Contrariamente à crença popular, o óleo de rícino não é recomendado para uso como laxante ou emético.
Sulfato de cobre para prevenir mofo
O sulfato de cobre é usado não apenas para eliminar o mofo nas paredes, mas também para prevenir seu reaparecimento. Para isso, aplique pelo menos uma demão da solução nas áreas mais úmidas aproximadamente uma vez por ano. O ideal é prevenir o mofo na primavera ou no outono, após o fim da temporada de aquecimento ou antes de seu início.
Essa solução também é usada para fins preventivos na construção civil, onde o sulfato de cobre é aplicado nas paredes antes do início do acabamento. Essa técnica ajuda a proteger as camadas mais profundas das paredes. É importante lembrar que superfícies com papel de parede não devem ser tratadas com solução de sulfato de cobre.
Para lesões particularmente extensas e cantos constantemente úmidos, mesmo múltiplas aplicações de solução de sulfato de cobre não serão suficientes. Uma abordagem mais radical proporcionará verdadeiras medidas preventivas:
- Quebre as rachaduras nos cantos.
- Processe e isole adequadamente a costura.
- Vede-o adequadamente pelo lado de fora.
Todo o trabalho para destruir o mofo fúngico deve começar com a eliminação das causas de seu surgimento. O aparecimento de mofo indica materiais de construção defeituosos, alvenaria solta ou juntas de painéis com vazamentos. Se for o último andar, a causa pode ser um vazamento persistente no telhado ou isolamento insuficiente no sótão adjacente à parede externa.
Análises sobre o sulfato de cobre para controle de mofo
O sulfato de cobre vai matar todo o mofo. E se você aumentar a potência dos radiadores, tudo ficará bem. Mas talvez seja necessário isolar a parede.
Sinto muito desapontá-las, meninas, mas, pela minha experiência, esse problema só se resolve temporariamente. É preciso haver ventilação adequada; isso sim ajuda. Também se usa sulfato de cobre e algum tipo de lâmpada de irradiação (acho) — mas, de novo, o problema sempre volta. Na maioria dos casos, não é só mofo — é bolor nas paredes.
Um parente meu se livrou do mofo de uma vez só: esfregou as paredes com uma escova e aplicou sulfato de cobre duas vezes. Já se passaram oito anos e ainda não há sinal dele.
O produto elimina o mofo do apartamento, mas não é permanente. É necessário identificar a causa do mofo e responsabilizar as autoridades competentes. Suas ações mais importantes são ventilar o ambiente com frequência, secar as superfícies e manter o exaustor livre de detritos e obstruções.
Você pode combater o crescimento perigoso de fungos em paredes de madeira, concreto e tijolo com uma solução comprovada: sulfato de cobre. No entanto, lembre-se de que áreas com alta umidade e ventilação inadequada exigirão tratamentos preventivos anuais.






