Encontrar ratos é sempre desagradável, pois eles transmitem doenças perigosas para a saúde humana. Além disso, essas criaturas peludas que circulam pela casa são uma praga, por isso as pessoas sempre tentam se livrar desses vizinhos indesejados. O método mais antigo e eficaz de controle de roedores é o uso de diversos tipos de armadilhas, sejam elas compradas em lojas ou feitas em casa.
Contente
Tipos de ratoeiras
Atualmente, existem diversos tipos de ratoeiras disponíveis nas prateleiras das lojas, que diferem em design e princípios de funcionamento:
- Aqueles que causam ferimentos aos animais:
- aqueles que os matam;
- Aquelas que capturam roedores sem os ferir.
Além das armadilhas mecânicas, dispositivos eletrônicos também são frequentemente utilizados e são igualmente eficazes. A armadilha deve ser colocada onde os ratos costumam circular, bem como perto da toca descoberta, após confirmar que o ninho está habitado. Para isso, vede a entrada com papel ou algodão antes de dormir. Se a entrada estiver desobstruída pela manhã, a toca está habitada. Caso contrário, procure outro local para o ninho. Os ratos tentam passar despercebidos, por isso movem-se ao longo das paredes e preferem áreas escuras do cômodo. A ratoeira deve ser instalada no sentido contrário ao do movimento dos ratos.
Armadilha eletrônica
O dispositivo eletrônico consiste em um recipiente alimentado por bateria ou eletricidade contendo a isca. Possui uma ou mais entradas e uma luz indicadora. Quando a armadilha está pronta para uso, a luz verde acende. A luz vermelha indica que o dispositivo foi acionado.
O mecanismo do dispositivo detecta automaticamente qualquer roedor que entre na câmara, fechando a armadilha instantaneamente. Quando um rato pisa nos eletrodos ou tenta morder a isca, ele é morto por um choque elétrico. Esta armadilha é segura para humanos e animais de estimação. A instalação é simples:
- Colocamos a isca dentro da armadilha através de orifícios redondos especiais.
- Colocamos a ratoeira onde encontramos roedores com mais frequência (em frente ao buraco ou ao longo da parede).
- Ligue o dispositivo.
- Assim que o rato for capturado, desligue o aparelho e sacuda-o para fora.
Vídeo: Como funciona uma ratoeira elétrica
ratoeira mecânica
Uma armadilha mecânica é um dispositivo com uma base de metal ou madeira com duas presilhas fixadas a ela. Essas presilhas prendem uma estrutura feita de arame grosso com uma mola na parte inferior.
O processo de instalação do dispositivo é o seguinte:
- Primeiro, afastamos a moldura e a cobrimos com uma seta de metal.
- Inserimos a seta na argola localizada na parte móvel da base.
- Colocamos a isca em um compartimento especial.
- Armamos a armadilha no lugar certo.
Vídeo: Como funciona uma ratoeira mecânica
Normalmente, um golpe da armação quebra imediatamente a coluna ou o crânio do roedor, mas houve casos em que o rato conseguiu se contorcer e seus membros ou corpo foram comprimidos. Após isso, a praga permaneceu viva, mas incapaz de escapar da armadilha. Se o animal permanecesse nessa posição por muito tempo, a morte ocorreria em 3 a 4 dias devido à desidratação.
ratoeiras
A ratoeira esmagadora tem até 30 cm de comprimento. Seu princípio de funcionamento é idêntico ao da ratoeira clássica. Graças aos seus dentes poderosos, que lembram as mandíbulas de uma armadilha, o rato não tem chance de sobreviver.
Ao instalar a armadilha, o dispositivo deve ser configurado corretamente. Para isso, você deve:
- Abra as mandíbulas da ratoeira.
- Coloque a isca em uma abertura específica.
- Coloque a armadilha em frente ao buraco ou ao longo das paredes.
gaiolas de captura viva
Uma gaiola-armadilha para captura viva é uma armadilha fácil de usar que não prejudica pessoas ou animais de estimação. Este método de captura de roedores é adequado se você não quiser matá-los. Assim que a armadilha se fecha, o rato não fica ferido e pode ser solto mais longe da área. As armadilhas para captura viva são gaiolas de arame retangulares ou redondas.
De um lado do dispositivo há uma porta de metal que se abre com uma alça especial de travamento. Ela é presa à extremidade de um gancho, onde a isca é colocada. Assim que o rato entra e puxa a guloseima, a alça se solta e a porta se fecha com força, prendendo o roedor.
As ratoeiras de captura viva estão disponíveis em modelos para uma ou várias pessoas. As de captura múltipla podem conter até 10 ratos. Uma ratoeira típica mede 50 x 30 x 24 cm. A vítima entra na ratoeira por uma abertura, atravessa uma ponte suspensa e cai em outro compartimento sem saída.
As instruções para utilização do dispositivo são as seguintes:
- Retiramos a alça completamente da gaiola.
- Abrimos a porta e colocamos a isca no anzol que está lá dentro.
- Inserimos a estrutura localizada na parte superior da gaiola na alça e a prendemos ao gancho.
- Colocamos a armadilha no lugar certo.
Vídeo: Como funciona uma ratoeira
Existem algumas dicas úteis ao usar esse tipo de dispositivo:
- Ao escolher uma armadilha de qualidade, certifique-se de que seja feita de materiais naturais. A base deve ser de ferro ou madeira. Evite usar um dispositivo feito de plástico barato, pois seu cheiro repele os roedores.
- A malha deve ter um diâmetro grosso para que o rato não consiga roer as grades.
- Se a ratoeira não for verificada há muito tempo e o animal morrer dentro dela, deve ser completamente limpa antes do próximo uso. Os ratos têm um olfato extremamente apurado e, se sentirem o cheiro de um rato morto, podem nem sequer se aproximar da ratoeira.
As desvantagens do projeto incluem seu tamanho grande e volume. Nem sempre cabe onde é necessário e ocupa uma quantidade significativa de espaço quando armazenado.
Armadilha de cola
Armadilhas adesivas são frequentemente usadas para capturar ratos. Essas armadilhas são colocadas na entrada de tocas e em áreas frequentadas por roedores. As armadilhas adesivas não emitem gases nocivos, sendo seguras para humanos e animais de estimação. No entanto, evite colocá-las em áreas onde crianças e animais brincam. Também é importante manter a área onde as armadilhas são colocadas limpa. Sujeira e poeira que se acumulam na superfície das armadilhas reduzem significativamente sua aderência.
Essa armadilha é vendida tanto pronta para uso quanto em tubo de cola, que é espalhada em um pedaço de papelão ou outra superfície. A isca é então colocada sobre a cola. Assim que as patas ou o corpo do rato tocam a área pegajosa, ele tenta escapar, o que faz com que fique ainda mais preso e, eventualmente, completamente imobilizado, sem chance de fuga. Vários animais podem ficar presos ao mesmo tempo.
Apesar de todas as vantagens, o dispositivo também apresenta algumas desvantagens:
- Os animais capturados sofrem por muito tempo nessas armadilhas, morrendo gradualmente de fome e sede. Nem todos têm coragem de matar o animal imediatamente.
- Se você levar a ratoeira para fora do cômodo, há o risco de os pássaros ficarem presos.
- Se uma criança ou um animal de estimação entrar em contato com a cola, não será fácil removê-la. Será necessário esfregar a pele com óleo vegetal por um longo tempo, pois este é o melhor solvente para o ingrediente ativo da armadilha. Além disso, será preciso aparar os pelos do animal.
Ratoeiras: uma análise dos melhores modelos.
Hoje em dia, mercados, lojas de ferragens e sites online oferecem uma enorme variedade de ratoeiras e armadilhas para camundongos. Quem tenta se livrar de roedores frequentemente se pergunta qual armadilha será a mais eficaz. Abaixo, veremos alguns exemplos para ajudar você a escolher o modelo certo.
ratoeira de madeira
A ratoeira de madeira consiste em uma placa de madeira com um pequeno mecanismo acoplado, incluindo uma estrutura e uma mola. A estrutura é puxada para trás e coberta por um gatilho. O gatilho é inserido em uma argola na parte móvel de madeira. A isca é colocada em um compartimento específico. A ratoeira é instalada em áreas onde os roedores se concentram. O dispositivo funciona com extrema rapidez graças a uma mola.
Vantagens:
- Base de madeira durável e resistente à deformação;
- Não requer ligação à eletricidade;
- Compacto, não ocupa muito espaço quando armazenado;
- Fácil de usar.
Imperfeições:
- nem sempre mata o roedor rapidamente;
- A madeira é difícil de limpar.
Peso: 175g
Dimensões: 20x80x165 mm
Preço: a partir de 180 rublos
Vídeo: Abrindo uma ratoeira de madeira
Armadilha para ratos Swissinno SuperCat
A ratoeira mecânica SWISSINNO SuperCat é uma armadilha com isca pré-carregada. O dispositivo é feito de plástico. Graças a uma mola de retenção muito resistente, o roedor não tem qualquer chance de sobreviver. Antes de armar a ratoeira, abra as mandíbulas e remova a tampa protetora do compartimento da isca. Após capturar o rato, segure a ratoeira sobre uma lata de lixo e endireite a tampa, fazendo com que o rato caia dentro do recipiente.
Vantagens:
- O mecanismo funciona com a velocidade de um raio;
- Os dentes afiados matam o animal rapidamente;
- Você pode remover o rato sem tocá-lo com as mãos;
- O aparelho é fácil de limpar;
- A armadilha é fácil de usar;
- Não contém substâncias tóxicas;
- Existem bicos substituíveis com isca pronta disponíveis para venda;
- O prazo de validade não é limitado.
Existe apenas uma desvantagem nesse tipo de armadilha mecânica: ela pode ferir uma criança ou um animal de estimação que acidentalmente fique preso nela.
Peso: 560 g
Dimensões: 20x10x15 cm
Preço de captura: a partir de 650 rublos.
Preço dos bicos de substituição: a partir de 500 rublos.
Vídeo: Abrindo a caixa da ratoeira Supercat
Ratoeira eletrônica Victor
A ratoeira eletrônica Victor é uma ratoeira universal que aplica um choque elétrico de 8.000 volts nos roedores. Ela funciona com quatro pilhas, suficientes para matar 50 ratos. Antes de armar a ratoeira, as pilhas são inseridas e a isca é colocada. Um indicador luminoso está integrado ao mecanismo. Quando o dispositivo é ativado, uma luz verde acende e, quando um rato é capturado, ele recebe um poderoso choque elétrico que dura dois minutos. A luz então fica vermelha, indicando que o rato foi capturado.
Vantagens:
- eficiência e confiabilidade;
- segurança para os seres humanos;
- durabilidade;
- facilidade de uso;
- a capacidade de se livrar da carcaça sem tocá-la com as mãos;
- Validade ilimitada.
Imperfeições:
- preço alto;
- tamanho grande.
Peso: 1 kg
Dimensões: 20x10x10 cm
Preço: a partir de 4.000 rublos
Gryzunoff é uma armadilha de cola para ratos.
A ratoeira Gryzunoff captura ratos usando cola. Ela vem pronta para uso assim que sai da caixa. Consiste em uma pequena base com ranhuras contendo um adesivo atóxico. É segura para humanos e animais de estimação. Uma vez preso numa ratoeira desse tipo, o animal fica encurralado e não consegue escapar.
Vantagens:
- facilidade de uso;
- Preço baixo (a partir de 150 rublos).
Imperfeições:
- Um rato capturado morre lentamente, sofrendo de desidratação, então você tem que escolher: acabar com o animal você mesmo (o que também não é muito agradável) ou jogá-lo em um aterro sanitário nesse estado;
- nem sempre impede a entrada de ratos;
- Crianças e animais de estimação podem pisar na cola.
Armadilha para ratos Swissinno
O dispositivo mais seguro e humano para capturar ratos é a armadilha viva Swissinno. A isca é colocada na gaiola e, quando o rato entra, a porta se fecha automaticamente. O animal não sofre nenhum ferimento. No entanto, essas armadilhas devem ser verificadas diariamente para evitar mortes.
Vantagens de uma armadilha viva:
- humano;
- durável;
- barato;
- ecologicamente correto.
Esse tipo de gaiola tem apenas uma desvantagem: é volumosa e ocupa muito espaço.
Material: aço inoxidável, madeira.
Peso: 470 g
Dimensões: 275x125x110 mm
Preço: a partir de 500 rublos
Qual armadilha escolher?
Com tantas armadilhas disponíveis, variando em eficácia e preço, escolher a certa pode ser difícil. Os profissionais oferecem diversas dicas para ajudar você a escolher a ratoeira ideal.
Dicas úteis:
- Se um ou mais roedores aparecerem e não houver crianças ou animais de estimação no cômodo, uma ratoeira ou uma armadilha individual para captura viva ajudará a capturar a praga. Se o orçamento permitir, vale a pena considerar uma armadilha eletrônica.
- Se aparecerem muitos ratos, você deve instalar uma ratoeira de múltiplos locais ou uma ratoeira estranguladora.
- Recomenda-se o uso de um produto feito de materiais naturais. Se optar por um dispositivo de plástico, certifique-se de que esteja livre de odores químicos.
Como fazer uma ratoeira você mesmo
Se por algum motivo você não conseguir comprar uma ratoeira pronta, sempre poderá tentar fazer a sua própria usando materiais que tiver à mão.
De um vaso de flores
Esta ratoeira é a mais simples e acessível. No entanto, o recipiente deve ser grande o suficiente para cobrir completamente o rato. Se você não tiver um, um balde de esmalte ou de lata serve.
As instruções passo a passo para construir essa armadilha são as seguintes:
- Prepare uma barra de plástico alta. Ela deve ser grande o suficiente para permitir que o rato entre facilmente na panela.
- Afiamos um dos lados da tábua e colocamos a isca na ponta. Apontamos a borda afiada para dentro da panela.
- Colocamos a barra de lado, apoiada na borda.
- Colocamos um vaso em cima, com um lado apoiado no balcão e o outro no chão.
Quando o roedor pega a isca, a barra cai, o pote desce e o rato fica preso lá dentro.
Nota: É uma boa ideia colocar papelão ou madeira compensada embaixo da estrutura para facilitar a remoção do animal.
Do balde
Para fazer uma ratoeira, você pode usar um balde velho de plástico ou metal, um pedaço de papelão e fita adesiva. Monte a ratoeira da seguinte forma:
- Um túnel é feito de papelão e fixado com fita adesiva.
- Uma metade é colocada na borda da mesa (recomenda-se fixá-la à mesa com fita adesiva para que não se mova), e a outra metade deve ficar pendurada.
- Uma isca é colocada na entrada do túnel.
- Um balde é colocado sob a metade suspensa da estrutura de papelão.
Quando o rato sentir o cheiro da isca, ele a seguirá até o túnel e, ao chegar à borda, cairá no recipiente.
Vídeo: Como funciona uma ratoeira feita de papelão e um recipiente com água
Observação: Antes de colocar o balde, é uma boa ideia enchê-lo com água. Isso garantirá que o rato não escape da armadilha.
De uma garrafa de plástico
Para capturar um rato grande, use uma garrafa de 2 a 5 litros e siga estes passos:
- A parte superior da garrafa está cortada, mas não completamente, de forma que possa ser aberta ligeiramente.
- Uma haste longa é fixada na parte inferior da abertura recortada. Um cordão é preso a ela, funcionando como uma mola.
- É feito um furo perto do fundo da garrafa. Um anzol com isca presa a ele é então fixado.
- A portinha que se forma é puxada até o topo da própria garrafa e, assim que o roedor puxa a guloseima, ela se fecha com força.
ratoeira elétrica caseira
Para fazer uma armadilha elétrica, precisaremos de acrílico, madeira, um garfo com fios cortados de um eletrodoméstico velho e os seguintes passos:
- Estamos construindo uma casa. A parte superior e inferior são de madeira, o restante é de acrílico.
- Uma saída é criada em uma das paredes, e longos sulcos são perfurados nas outras duas, localizadas paralelamente.
- Uma placa de vidro é inserida nelas. Ela deve deslizar facilmente nas ranhuras.
- Outra abertura é feita no lado da porta. Dois fios desencapados passam por ela, cruzando-se um sobre o outro.
- Eles são conduzidos até a alçapão.
- A isca é colocada dentro.
Como resultado dessas ações simples, o rato cai em uma armadilha, onde é morto por eletricidade.

Uma armadilha elétrica pode ser feita por pessoas que tenham pelo menos algum conhecimento nessa área.
Laço
Para fazer um laço, precisaremos de:
- elástico;
- um pedaço de linha resistente ou linha de pesca;
- tábua de madeira;
- carga (chave inglesa, martelo);
- isca.
Instruções passo a passo:
- Fazemos um laço com um elástico que deve apertar facilmente.
- Prenda o laço na borda da tábua. A ponta da fita deve ficar pendurada.
- Fixamos a isca na borda da tábua para que, ao se aproximar, o rato passe pelo laço.
- Amarramos a isca com um fio, uma ponta do qual é amarrada a um peso e a outra a um laço.
- Quando o animal pega a isca, o objeto com peso cai bruscamente e o laço em volta do pescoço do roedor aperta.
Vídeo: Como funciona uma ratoeira
https://youtube.com/watch?v=Uo_i2mZIFqM
Qual isca escolher?
Os ratos adoram produtos de origem animal. Portanto, as seguintes iscas são adequadas para armadilhas:
- peixe;
- salsicha;
- carne moída;
- salão;
- queijo;
- ovo.
Certifique-se de que a isca tenha um cheiro forte. Isso atrairá o rato e o fará querer comer a guloseima, superando seu medo. Alimentos defumados (linguiça, queijo, banha) são excelentes para esse propósito.
Nota: Ao manusear a isca, lembre-se de não tocá-la com as mãos desprotegidas, pois o cheiro humano repele os roedores.
Se a isca permanecer intacta por vários dias, deve ser substituída por outra.
Avaliações de usuários sobre os produtos mais eficazes para o controle de roedores.
Tenho tido problemas com ratos na minha casa de campo; tentei de tudo. Comecei com veneno, e os ratos engordaram visivelmente. Os vendedores do veneno explicaram que os ratos precisam ser mantidos longe da água depois de ingerirem o veneno (fico me perguntando como), mas acho isso inviável. Repelentes ultrassônicos não surtiram efeito algum. Ratoeiras a bateria também não funcionaram. Descartei a cola imediatamente, pois teria que matar os ratos e camundongos eu mesmo. Adotar um gato está fora de cogitação, já que ninguém mora na casa em tempo integral. A única opção restante é uma ratoeira mecânica antiga. Não poderia ser mais simples. Você coloca a isca, puxa a alavanca e pronto. É só esperar até ouvir o baque. É desagradável limpar os roedores mortos, mas não consigo pensar em outra alternativa. Essa ratoeira é muito potente e nada segura. É preciso ter extremo cuidado ao usá-la; você pode não quebrar um dedo, mas vai se lembrar disso por muito tempo. Mantenha as crianças afastadas. Após o uso de três unidades durante três meses, o número de ratos diminuiu significativamente.
Usei ultrassom na minha casa de campo e a experiência foi positiva. E esta não é a primeira vez que dou essa dica aqui. Então, estamos comprando o repelente ultrassônico para ratos e camundongos "Tornado" — faixa de frequência de 18 a 70 kHz. Área de cobertura de 200 m². Preço: 1.700 rublos. Ou o repelente importado ATTACK WAVE PESTREPELLER (LS-927) por 1.400 rublos. Ou o repelente de roedores UZG Spektr-Sigma, faixa de frequência de 15 a 90 kHz (você deveria comprar), preço: 3.900 rublos. O aparelho deve funcionar continuamente durante as três primeiras semanas, depois desligar por uma semana e, em seguida, fazer a manutenção novamente. Funcionou para nós.
Antigamente, as pessoas usavam vidro para controlar ratos e camundongos. Trituravam-no finamente e espalhavam os pedaços pelo caminho. Os bichos não gostavam da ideia de pisar no vidro com as patas, então iam embora. Já troquei o vidro nesses casos mais de uma vez por lã de vidro, daquelas bem grossas. Sabe, aquela que arranha e solta pó de vidro. É preciso ter cuidado com esse tipo. Geralmente, ela é usada para cobrir canos de aquecimento externos. Tampões de cimento para buracos de ratos e camundongos são uma porcaria. Chegaram a subir até o sétimo andar e fizeram um buraco nos canos de aquecimento, entrando no quarto. Precisam de lã e vidro.
Saber como fazer uma armadilha por conta própria facilitará muito o controle de roedores. Se você estiver com dificuldades para se livrar dos ratos sozinho, pode tentar usar um repelente ultrassônico ou entrar em contato com um serviço especializado.

















