Como se livrar de tesourinhas em sua casa ou apartamento e qual o grau de perigo que elas representam?

A maioria das pessoas sente repulsa pelo inseto tesourinha: pernas, antenas e um ferrão bifurcado e ameaçador que se projeta da parte traseira. Poucas pessoas querem encontrar uma em sua própria casa ou garagem. Devido aos mitos que cercam as tesourinhas, um encontro com elas pode evocar não apenas repulsa, mas também medo. Vamos tentar entender os perigos das tesourinhas e como proteger sua casa e dependências externas delas.

O que são tesourinhas e por que são perigosas?

A tesourinha-comum (Forficula auricularia), também conhecida como tesourinha-de-orelha, é um inseto da ordem Dermaptera, capaz de voar. No entanto, raramente o faz devido ao subdesenvolvimento do seu primeiro par de asas. A tesourinha-de-orelha habita áreas rurais, preferindo locais próximos a habitações humanas, como hortas e pomares.

Tesourinha em uma folha

Os tesourinhos são prejudiciais a jardins e hortas.

Os tesourinhas são onívoros, predadores e necrófagos (atacam pequenos insetos e comem seus restos). São ativos à noite e ao entardecer, e durante o dia costumam se esconder em cantos úmidos e escuros.

Por serem onívoras, as tesourinhas são prejudiciais às plantações e culturas agrícolas. No entanto, elas também podem ser benéficas, destruindo outros insetos nocivos, como os pulgões.

A tesourinha pode atingir de 1,5 a 2 centímetros de comprimento, com um corpo achatado e acastanhado. Sua cabeça é coberta por antenas filiformes e seus olhos são muito pequenos. Suas patas são mais claras, de cor amarelo-sujo, e estendem-se ao longo dos membros.

Do ponto de vista biológico, o segundo nome da tesourinha — de duas caudas — é impreciso. Na classificação científica, as verdadeiras tesourinhas pertencem à ordem Cryptognatha.

Externamente, a tesourinha possui duas características distintas:

  • O formato das asas, quando abertas, lembra uma orelha humana.
  • As pinças na extremidade do abdômen se assemelham a alicates ou pinças comuns. Os tesourinhas usam suas pinças para segurar presas ou para defesa. Quando ameaçado, o inseto arqueia a parte traseira do corpo e estende as pinças para a frente.

Os tesourinhas não são insetos venenosos e só picam humanos se suspeitarem de alguma ameaça. Suas pinças são fortes o suficiente para perfurar até mesmo a pele de um adulto, mas isso não causa danos graves. Basta tratar o local da picada com um antisséptico e tomar precauções contra possíveis reações alérgicas.

A anatomia da tesourinha deu origem ao mito de que o inseto pode rastejar para dentro do ouvido, perfurar o tímpano e causar danos cerebrais. No entanto, isso é puro mito. Nenhum caso desse tipo foi documentado e as tesourinhas não representam nenhum perigo para o cérebro humano.

Os tesourinhos podem causar danos, não a humanos, mas a residências e plantações agrícolas — especialmente em anos secos e quando as populações são altas. Por serem onívoros, os tesourinhos afetam praticamente todos os tipos de hortaliças e jardins. Eles não são seletivos na alimentação, consumindo polpa de frutas, folhas, brotos de árvores jovens, pétalas de flores, caules de cereais e raízes com o mesmo apetite.

Tesourinha em uma planta

A tesourinha se alimenta de flores e outras plantas de jardim.

Como inseto predador, a tesourinha representa um perigo para os apiários. Ela ataca as abelhas. Após entrar na colmeia, alimenta-se de mel e pólen. Uma única tesourinha pode consumir até 300 mg das reservas da abelha.

Uma vez dentro de uma casa humana, os tesourinhas começam a mordiscar as plantas domésticas e a consumir alimentos vegetais como pão, legumes e frutas.

Vídeo: Tesourinha-comum (macho)

Motivos pelos quais as tesourinhas aparecem em apartamentos e casas particulares.

Na natureza, as tesourinhas habitam solos soltos e locais escuros e úmidos, prosperando em casas de madeira antigas. No entanto, elas também podem infestar apartamentos bem decorados, onde preferem se instalar em áreas com alta umidade e pouca luz. Normalmente, isso inclui banheiros, lavabos, cozinhas ou áreas de serviço (como closets).

Tesourinha na casa

Em um quarto, uma tesourinha pode se esconder debaixo de um cobertor ou entre lençóis úmidos.

Uma tesourinha pode entrar na casa de uma pessoa:

  • de outro apartamento, onde as tesourinhas já haviam se reproduzido;
  • do porão;
  • de uma garagem ou outra dependência externa;
  • juntamente com alimentos (frutas ou vegetais);
  • por meio de uma porta ou janela aberta;
  • com um buquê de flores.

Se o ambiente for pouco ventilado, a ventilação for inadequada, houver formação de condensação ou vazamento em algum cano, o inseto poderá se instalar nas proximidades de uma pessoa por um longo período.

Às vezes, você encontra informações sobre os benefícios de ter tesourinhas em seu apartamento. Elas se alimentam de ácaros microscópicos e pequenos insetos. Mas lembre-se de que os benefícios de ter esses bichinhos como vizinhos geralmente não compensam as desvantagens.

Como se livrar de tesourinhas em espaços residenciais e comerciais

Os métodos de controle de tesourinhas podem ser divididos em dois tipos: tratamentos químicos e remédios caseiros. Para melhores resultados, eles podem ser combinados.

Produtos químicos

O controle de tesourinhas em ambientes internos não difere muito do controle de outros insetos domésticos. Repelentes de moscas e baratas são a primeira linha de defesa.

  1. Giz para baratas "Mashenka". É usado para marcar áreas onde as tesourinhas se concentram.
    Giz para baratas "Mashenka"

    O giz para baratas é ótimo contra tesourinhas.

  2. Os fumigadores convencionais com placas anti-moscas e mosquitos também destroem as tesourinhas.
    Fumigador com placas

    Os insetos tesourinhas são repelidos por um fumigador com placas repelentes de mosquitos e moscas.

  3. O Fenaxin (em pó) é polvilhado nas áreas onde aparecem tesourinhas. Não representa perigo para humanos ou animais de estimação.
    Fenaxina (pacote)

    Para matar tesourinhas, use o pó Fenaxin.

  4. Diclorvós e aerossóis repelentes de insetos similares. O ideal é começar a pulverização nos porões, onde as tesourinhas costumam entrar nos apartamentos.
    Diclorvós (spray)

    Os sprays repelentes de insetos funcionam tão bem contra tesourinhas.

  5. Manchas ou spray para roupas. O contato com essas substâncias é fatal para tesourinhas.
    spray removedor de manchas

    Removedores de manchas são veneno mortal para tesourinhas.

Os tesourinhas são insetos noturnos. Portanto, é melhor usar produtos voláteis, como sprays e aerossóis, à noite. Isso garantirá que o produto permaneça fresco até a chegada dos tesourinhas.

remédios populares

  1. Ervas aromáticas. Plantas como tansy, absinto e hortelã podem ajudar a combater tesourinhas. Borrife pisos, rodapés e cantos com uma infusão forte ou decocção dessas ervas. Para uma solução mais eficaz, adicione raspas de sabão de lavar roupa.
    Infusão de absinto em uma xícara.

    Uma decocção de absinto pode manter as tesourinhas longe de sua casa por um longo tempo.

  2. É possível repelir tesourinhas sem matá-las com uma infusão de cebola e alho: misture 100 gramas de cebola e 100 gramas de alho e despeje água fervente sobre eles. Deixe a infusão em repouso por 24 horas e, em seguida, use-a para tratar pisos e paredes. Essa solução é completamente segura, mas tem um odor desagradável.
    Cabeças de alho sobre a mesa

    Os tesourinhos não suportam o cheiro forte de alho.

  3. Ácido bórico. Enrole o pó de ácido bórico e a batata cozida (ou gema de ovo) em bolas e coloque-as nos habitats das tesourinhas.
    Ácido bórico (em pó)

    Pequenas bolas são laminadas a partir de ácido bórico e material de enchimento.

  4. Um pano úmido. Uma armadilha mecânica. Amasse grosseiramente o pano úmido e deixe-o perto do ninho das tesourinhas. De manhã, os insetos inevitavelmente entrarão. Rapidamente, coloque o pano com os insetos dentro de um saco e jogue-o fora.

Se a infestação de tesourinhas for tão grande que esses métodos, isoladamente ou em combinação, não surtam efeito, vale a pena entrar em contato com o SES (Serviço de Emergência do Estado) para obter ajuda.

Como prevenir o aparecimento de tesourinhas em sua casa ou apartamento.

Os tesourinhas preferem viver em jardins e hortas. Raramente infestam apartamentos e casas modernas. No entanto, para total tranquilidade, você pode tomar algumas medidas preventivas que minimizarão o risco desses visitantes indesejados.

  1. Vedar soleiras, caixilhos de janelas e telas de proteção. Bloquear o acesso das tesourinhas impedirá que elas entrem acidentalmente no cômodo.
    Vedação de janelas

    As janelas seladas impedem a entrada de tesourinhas no quarto.

  2. A casa deve estar livre de rachaduras e buracos (incluindo na fundação, telhado, assoalho ou onde estejam localizadas as tubulações hidráulicas e elétricas).
    Rachaduras nas paredes

    Uma tesourinha pode entrar em uma casa através de uma rachadura na parede.

  3. Evitar a umidade e a condensação, bem como garantir uma ventilação adequada, incentivará os tesourinhos a procurar outro lugar para viver, mesmo que estejam infestados. Um banheiro e um vaso sanitário secos, e, em uma casa particular, fundações e encanamentos secos, também os incentivarão a procurar outro lugar para viver.
    Condensação no tubo

    Os tesourinhos adoram umidade e se instalam facilmente em locais onde a condensação se acumula.

  4. Armazenamento adequado de alimentos. Manter restos de comida longe da bancada e alimentos abertos fora das prateleiras tornará sua casa inadequada para tesourinhas.
    A tesourinha se alimenta de restos de comida.

    Alimentos mal embalados atraem tesourinhas.

  5. Ervas aromáticas. Plantadas ao redor da casa ou cultivadas em vasos na janela, as plantas aromáticas proporcionarão uma barreira adicional contra a entrada de tesourinhas na residência.
    Ervas aromáticas em vasos

    Plantas que emitem um aroma forte são um obstáculo intransponível para as tesourinhas.

Análises de produtos de controle

Recomendo experimentar o Thiuram. É usado na indústria da borracha como repelente de cupins. O pó se espalha ao longo dos rodapés. Só está disponível em fabricantes de borracha. Em certo momento, era a única coisa que funcionava contra baratas e outras pragas.

Vou compartilhar minha experiência. Na primavera, com o clima mais quente, essas tesourinhas começaram a aparecer. Elas estavam esmagando, afogando, basicamente... No verão, começamos uma reforma radical na fachada, removemos o revestimento, que era feito sobre um bloco de madeira pregado diretamente no concreto de poliestireno, e vimos centenas e milhares delas. Os ninhos estavam intactos na estrutura de madeira. Basicamente, removemos toda a estrutura de madeira, selamos todas as frestas por onde elas entravam na casa com selante e espuma expansiva, substituímos a estrutura de madeira por perfis metálicos, depois um quebra-vento por cima, depois um bloco por cima deste, e finalmente o revestimento (com lã de vidro sob o quebra-vento). As tesourinhas desapareceram completamente. Mas elas ainda incomodam o vizinho na casa de madeira. Aparentemente, elas fazem ninho em algum lugar na madeira... Então, verifique se há "pontos críticos", estruturas de madeira que podem ficar úmidas. Elas são encontradas na propriedade, mas não com frequência... O principal é que elas não estão mais dentro da casa.

Embora a tesourinha seja desagradável e até assustadora, ela só causa danos sérios a uma fazenda se sua população crescer descontroladamente. Indivíduos dessa espécie são praticamente inofensivos e podem ser benéficos, predando pragas menores como pulgões, moscas e lagartas. Esses insetos podem ser controlados por métodos químicos e naturais. No entanto, a prevenção é a melhor opção, e criar condições de vida inadequadas para as tesourinhas em sua casa ou apartamento é a solução ideal.

Comentários