Pulgas em casa: como se livrar desses parasitas

Às vezes, grandes problemas começam com pequenas coisas. Para alguns de nós, as pulgas podem ser um incômodo considerável. Esses parasitas microscópicos podem arruinar sua vida, por isso é importante saber como se livrar deles.

Quem são as pulgas?

Esses minúsculos insetos hematófagos perderam suas asas durante a evolução, mas adquiriram membros posteriores poderosos que os ajudam a escapar rapidamente de suas vítimas picadas. Suas peças bucais são perfeitamente adaptadas para perfurar a pele e sugar sangue. Eles se alimentam do sangue de vários mamíferos, mas têm preferência por uma espécie específica. Existem 2086 espécies desses parasitas, das quais 4 já não existem.

Charles Rothschild deu a maior contribuição ao estudo das pulgas, reunindo uma vasta coleção desses parasitas para o Museu Britânico. Ele morreu de uma infecção contraída de um dos exemplares de sua coleção.

Pulga

A pulga é um parasita hematófago que causa muitos problemas para os humanos e seus animais de estimação.

Que tipo de pulgas vivem na casa?

Os insetos não só picam animais, como também parasitam humanos. Por isso, vivem tranquilamente em nossas casas. Por exemplo, podemos encontrar as seguintes pulgas em nossas residências:

  1. Os ratos são considerados os animais mais perigosos para os humanos, pois são portadores de diversas doenças fatais, incluindo a peste. Eles causaram o maior número de mortes de pessoas na história da civilização em comparação com outros parasitas. Podem ser encontrados em apartamentos com acúmulo de lixo e entulho, onde as larvas do parasita se desenvolvem. Essa espécie também se alimenta de outros roedores.
  2. Os piolhos caninos preferem o sangue de cães, mas, na ausência de um hospedeiro, picam gatos e até mesmo humanos. O corpo do parasita é coberto por cerdas e ganchos, o que lhe permite agarrar-se facilmente a um animal em movimento. Sem se alimentar, ele sobrevive por vários meses.
  3. Os felinos não são exigentes na escolha de seus donos, por isso bebem o sangue de gatos, cães e humanos com igual sucesso. Ao procurar comida, eles se movem não ao longo da pelagem, mas sim ao longo da pele do dono, razão pela qual mordem as partes menos peludas do corpo..
  4. Humanos — elas adoram sangue humano e não têm aversão a outros mamíferos. São perigosas porque transmitem inúmeras doenças de um hospedeiro para outro. Alimentam-se duas vezes por dia e fazem ninho perto dos locais onde as pessoas dormem. A fêmea põe os ovos em frestas do chão ou atrás dos rodapés.
  5. Os vermes galináceos são comuns em aves selvagens e domésticas. Podem ser encontrados até mesmo em periquitos e canários. Quando as aves domésticas são infectadas em massa, sua população diminui significativamente. Os humanos raramente são picados porque os vasos sanguíneos humanos estão localizados mais profundamente do que os das aves.
  6. Percevejos (pulgas domésticas) é um nome coletivo para todos os tipos de pulgas que vivem em habitats humanos.
  7. As minhocas vivem principalmente na camada superficial do solo, às vezes se instalam em apartamentos e não estão ligadas a nenhum animal específico. Eles se alimentam de sangue humano apenas em condições extremas de sua existência, por exemplo, em caso de seca severa, quando não há umidade suficiente no solo. Eles costumam entrar em uma casa por acidente e se instalam no estofado do sofá, no colchão, no tapete e atrás dos rodapés.

Galeria de fotos: Tipos de pulgas encontradas em habitações humanas

Como saber se há insetos hematófagos em sua casa

Para combater parasitas, é preciso ter certeza de que são eles que estão infestando sua casa. Algumas pessoas confundem pulgas com percevejos. Os seguintes sinais indicam uma verdadeira infestação de pulgas:

  • O animal de estimação se coça com frequência, fica nervoso e perde o sono normal;
  • Pequenas partículas de pó preto (excrementos de parasitas) aparecem na pelagem do animal;
  • Após ficar sentado no sofá ou dormir à noite, pequenas protuberâncias vermelhas aparecem na pele e coçam;
  • Há excrementos de pulgas no tapete ou no chão que se parecem com um pó marrom-escuro: se você limpar o pó com um pano branco úmido, manchas acastanhadas permanecerão nele;
  • Insetos microscópicos que picam dolorosamente pulam nos seus pés ou no chão.

Se você notar pelo menos um dos sinais listados, tome medidas para combater os parasitas hematófagos.

Pulgas em um gato

Se você encontrar pulgas no seu gato, pense em como irá exterminá-las em toda a casa.

Como e por que as pulgas entram em uma casa?

Existem algumas maneiras pelas quais os insetos entram nas casas das pessoas. Na maioria das vezes, eles são trazidos por animais de estimação, mas existem outras formas pelas quais as pulgas podem infestar nossas casas:

  1. Por causa dos animais de estimação. Mesmo uma única saída de casa pode levar à infestação de pulgas em um animal de estimação. O contato com um animal de rua não é necessário para que isso aconteça — os parasitas também se escondem na grama.
  2. Devido à umidade. Essa causa é típica apenas das pulgas-do-solo, que vivem principalmente em porões ou na camada superficial do solo. A umidade encontrada nesses locais geralmente é suficiente para elas, mas se o calor do verão chegar e o solo secar, os insetos se movem para mais perto da fonte de umidade — nossa casa. Na maioria das vezes, os moradores dos primeiros andares e de casas particulares sofrem com pulgas do solo (porão).
  3. Devido às pragas de roedores. Às vezes, eles vivem em porões ou se infiltram nas casas, onde danificam objetos e suprimentos. Mas o principal perigo é que eles carregam pulgas, que podem causar doenças graves.
    Marcas de picadas de pulga em um rato de estimação

    Pulgas de roedores selvagens que entraram em sua casa irão facilmente passar para seus ratos de estimação decorativos e transmitir a eles todas as infecções encontradas em sua saliva.

  4. Dos seus vizinhos. Eles chegam até você através de aberturas de ventilação, rachaduras nas paredes, debaixo do parapeito da janela, etc.
  5. Nas roupas. Às vezes, nós mesmos transferimos pulgas, por exemplo, depois de estarmos em um ambiente infestado por esses parasitas. Elas se prendem às dobras das roupas e, assim, mudam de habitat.

Como eliminar pulgas em um apartamento

Existem muitas maneiras de se livrar das pulgas em sua casa. Produtos químicos específicos são mais eficazes, mas remédios caseiros são completamente seguros. Antes de começar a eliminar os sugadores de sangue, aspire o apartamento e livre seu animal de estimação dos parasitas. Após a limpeza do local para eliminar os insetos, não se esqueça de prevenir o seu reaparecimento no futuro.

Produtos químicos

Você não encontrará produtos específicos para pulgas. Isso porque elas não vivem permanentemente em sua casa e não infestam exclusivamente humanos. Portanto, você precisa de inseticidas desenvolvidos para combater insetos rastejantes e hematófagos.

Delicado

Esta é uma solução a 4% do piretroide deltametrina. Ela deve ser dissolvida em água de acordo com as instruções e pulverizada sobre a área infestada. Em média, 25 ml do produto preparado são suficientes para desinfetar 1 metro quadrado de área do cômodo. Essa mesma substância é usada para tratar cães contra pulgas (uma solução a 0,125% é preparada a partir de uma ampola). O produto mata tanto pulgas adultas quanto larvas.

Como usar o produto:

  1. A solução é colocada em um frasco spray e pulverizada nas paredes a uma altura de até 1,5 m, pisos e carpetes.
  2. O tratamento é realizado com o uso de respirador e luvas, na ausência de crianças e animais na sala.
  3. Durante o processo de desinfestação e por uma hora após o mesmo, as janelas e portas são fechadas, após o que os cômodos são ventilados por 2 horas.
  4. A substância não é removida por 14 dias.
  5. Após 2 semanas, se a infestação for grave, o procedimento é repetido.
Delcid para pulgas

Delcid pode ser usado com igual sucesso para desinfestar ambientes e para eliminar pulgas de animais.

Raptor

Para combater esses parasitas, o Raptor é adequado na forma de:

  1. Spray. É composto por dois ingredientes ativos — cipermetrina e tetrametrina — que atuam em conjunto para destruir vários órgãos do parasita. As pulgas e suas larvas que entram em contato com o aerossol morrem instantaneamente. A película deixada após a pulverização tem um efeito prolongado de 7 a 10 dias. Este produto não é prejudicial aos ovos, mas quando as larvas eclodem, morrem devido ao efeito residual do produto. Não lave o produto durante 10 dias. Utilize equipamento de proteção individual durante a pulverização e mantenha crianças e animais afastados.
    Spray Raptor

    O spray destrói as pulgas e suas larvas somente por contato direto.

  2. Um aquafumigador. Consiste em dois recipientes metálicos e um saco de água. Os recipientes contêm substâncias tóxicas que geram vapor, sendo o inseticida a cifenotrina. Ao interagir com a água, formam-se vapores tóxicos para os parasitas, capazes de penetrar até nos locais mais inacessíveis. O dispositivo mata pulgas em qualquer estágio de desenvolvimento, incluindo os ovos. Durante o tratamento, que dura de 2 a 3 horas, ninguém deve permanecer no cômodo sem roupas de proteção ou, no mínimo, um respirador. Todos os armários e portas internas do cômodo devem ser abertos. Um sistema é projetado para tratar uma área de 30 metros quadrados; se o cômodo for maior, adquira dois conjuntos.
    Raptor Aquafumigador

    Enquanto o aquafumigador estiver em funcionamento, desligue o sensor do alarme de incêndio para que ele não dispare devido à exposição aos vapores.

Diclorvós

O diclorvós clássico, produzido na época da URSS, é baseado no fosfato de dimetil diclorovinil, ou simplesmente diclorvós. Produtos modernos com esse nome ou que o incluem em seus nomes — Raptor, Varan, Combat — geralmente não contêm essa substância. Isso não reduz sua eficácia, mas aumenta sua segurança para os seres humanos. Os ingredientes ativos incluem butóxido de piperonila, permetrina e outros. O principal efeito que têm sobre as pulgas é a destruição do sistema nervoso dos insetos e sua paralisia completa.

Instruções de uso:

  1. Abra todas as portas dos armários e da despensa onde se guarda todo tipo de tralha (é aí que vivem as larvas).
  2. Retire todos os membros da família e animais de estimação não envolvidos da residência.
  3. Coloque uma máscara respiratória.
  4. Borrife tudo generosamente com o spray.
  5. Aguarde o tempo indicado nas instruções do produto específico.
  6. Ventile bem o local durante 2 a 3 horas.
  7. Faça lavagem a úmido.
Diclorvós contra pulgas e outras pragas.

Os componentes ativos de diferentes tipos de diclorvós têm um efeito paralisante sobre as pulgas.

Prometrina

Este produto é à base de deltametrina e está disponível em ampolas ou frascos. Uma emulsão é feita diluindo uma ampola em um litro de água. A área afetada é então pulverizada com um frasco spray. Antes do início do tratamento, remova todos os alimentos, utensílios e equipamentos utilizados para preparar alimentos do cômodo, e retire crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação, e animais de estimação. O procedimento de desinfestação é realizado com o uso de luvas de borracha e máscara respiratória. Em seguida, tome um banho.

Prometrina para pulgas

Ao comprar Prometrin, especifique que precisa de um remédio contra pulgas, pois um dos herbicidas populares tem um nome semelhante.

Butox

O produto é à base de deltametrina, que paralisa o sistema nervoso dos parasitas. Está disponível em ampolas. Para usar, dilua o produto em água de acordo com as instruções, misturando bem para criar uma emulsão homogênea. A desinfestação deve ser feita com o uso de respirador e luvas de borracha, tratando pisos e paredes a uma altura de até 1,5 metros. Não pulverize o produto em armários que contenham alimentos ou utensílios. Durante e após o uso, ventile os ambientes e não faça limpeza úmida por uma semana, limitando o uso à aspiração. O produto mata apenas insetos adultos e larvas, portanto o procedimento é repetido após uma semana.

Um pacote de ampolas de Butox

O conteúdo da ampola de Butox deve ser diluído em água nas proporções indicadas nas instruções.

Métodos físicos

São eficazes como um dos componentes do combate aos parasitas:

  • Um aspirador de pó comum ajudará a eliminar a maioria dos ovos e os próprios parasitas hematófagos;
  • Utilize um gerador de vapor para tratar todas as superfícies macias onde os parasitas e suas larvas podem viver - sofás, colchões, tapetes, cortinas;
  • Se o revestimento do piso permitir, ele é escaldado com água fervente, o que, obviamente, também é um procedimento perigoso para você;
  • Tudo o que pode ser lavado é feito com água muito quente e passado a ferro;
  • As pulgas não toleram geadas, então elas congelam o cômodo depois de isolar os canos de água e esgoto.

remédios populares

Utilizamos produtos acessíveis que muitas vezes já estão disponíveis em casa:

  1. Infusões de absinto, eucalipto e tansy repelem parasitas. Para prepará-las, misture 40 gramas da planta seca com 800 ml de água fervente. Deixe em infusão por cerca de uma hora e depois borrife pela casa.
    Artemísia

    Algumas ervas de cheiro forte, particularmente o absinto, são repelentes eficazes contra pulgas.

  2. Serragem de pinho. As pulgas não gostam dos óleos essenciais emitidos pela madeira. Portanto, a serragem é espalhada sob a cama dos animais de estimação para prevenir a infestação e repelir quaisquer parasitas existentes.
  3. Sal de cozinha e bicarbonato de sódio. Misture esses ingredientes em partes iguais e polvilhe uma camada espessa sobre o tapete e os brinquedos de pelúcia, esfregando bem no material. Após 12 horas, aspire os itens tratados. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.
  4. Levedura e alho. Misture várias cabeças de alho descascadas e amassadas com levedura de cerveja e espalhe a mistura por todo o carpete, inclusive nos cantos do chão. Deixe agir por 10 horas e, em seguida, aspire bem todas as superfícies. O odor forte dos ingredientes usados ​​repele os parasitas.
    Cabeças de alho

    O aroma do alho, especialmente quando combinado com fermento, repele pulgas.

  5. Hortelã-pimenta e outras plantas e alimentos com cheiro forte. Repelentes de pulgas com aroma agradável para humanos também repelem pulgas. Para prevenir e eliminar pulgas, coloque hortelã-pimenta fresca, tansy, absinto e lavanda seca nos cantos dos cômodos e na entrada da casa. Cascas de tangerina, laranja, toranja e outras frutas cítricas, escondidas em frestas e cantos (como capôs, gavetas e frestas), são eficazes para repelir pulgas.

Como se livrar de pulgas no seu apartamento – vídeo

Controle profissional de pragas

Você deve chamar profissionais para se livrar das pulgas se todos os outros métodos falharem. A ajuda deles também será necessária se sua casa estiver literalmente infestada por essas pragas.

Preparação para a desinfestação:

  1. Remova todos os alimentos e utensílios da área que está sendo tratada.
  2. Faça a limpeza úmida dos quartos.
  3. Garanta o acesso à parte de trás dos tapetes.
  4. Remova répteis, pássaros e peixes domésticos do seu apartamento ou casa, pois os medicamentos utilizados podem ser fatais para eles, mas gatos, cães e pessoas não correm risco.

Especialistas tratam pisos e paredes a uma altura de até 1,5 metros. O procedimento leva em média de 30 a 40 minutos. Em seguida, todos os ambientes são ventilados por 5 a 6 horas. Recomenda-se aspirar o pó a cada dois dias e adiar a limpeza úmida o máximo possível.

Trate o local contra insetos.

O controle profissional de pragas permite que você se livre das pulgas por um longo período, e às vezes para sempre.

Quais são os detalhes específicos do controle de pulgas em uma residência particular?

Além das medidas de controle de pragas dentro da sua casa, preste atenção à área em frente à sua residência:

  1. Remova toda a matéria orgânica — folhas em decomposição, ervas daninhas e palha usada como cama — da entrada da casa e enterre-a sob as árvores para que se decomponha.
  2. Para evitar o aparecimento de colônias de pulgas, espalhe serragem de pinho e absinto nos caminhos do quintal e em todas as áreas não ocupadas pelo jardim, e plante camomila persa.
  3. Trate periodicamente a casinha do cachorro, a varanda e a área embaixo dela, e o galpão, caso haja gatos ou cachorros, com inseticidas contra esses parasitas hematófagos.

Como prevenir o aparecimento de pulgas em sua casa.

Se você estiver preocupado com o aparecimento ou retorno de insetos, tome as medidas preventivas adequadas. Por exemplo:

  • Inspecione periodicamente seus animais de estimação em busca de parasitas hematófagos, coloque coleiras antipulgas neles e lave-os com xampus antiparasitários após os passeios;
  • Elimine ratos e camundongos, se houver, e vede todas as rachaduras e frestas da casa;
  • Várias vezes por ano, faça uma limpeza geral da casa, levando toda a roupa de cama para fora para congelar ou “assar” ao sol;
  • Aspire os tapetes e as camas dos animais de estimação com mais frequência;
  • As camas dos animais de estimação devem ser tratadas periodicamente com produtos inseticidas;
  • Coloque absinto seco ou fresco na entrada da casa e debaixo das janelas.

Avaliações

Só tive pulgas em casa uma vez. Eu morava em uma casa e meu cachorro ia e voltava da casa para o quintal. Apliquei diclorvós nelas e saí de casa por alguns dias. Só isso. Elas nunca mais me incomodaram.

Compre diclorvós, borrife em todo o apartamento, feche as janelas e portas por 2 horas e saia. Depois de 2 horas, volte, inspecione o cômodo por 40 minutos e lave todas as superfícies com uma solução de limpeza. Não haverá mais pulgas. Isso nos salvou.

Só nos livramos dessas pragas com diclorvós (compramos a versão sem perfume para animais que não voam). Elas só desapareceram completamente na segunda vez (já que a casa é grande). E só picaram minha filha mais nova. Li que elas não "gostam" de todo mundo...

Não posso deixar passar... Há uma semana, trouxe um monte de pulgas do porão para o meu apartamento — elas me picaram até sangrar. Me movi pelo apartamento com sacos de lixo grandes enrolados nos pés e meias, porque só as meias não eram suficientes. Me livrei delas em dois dias. Vou te contar: primeiro dia — tratei o chão com água e querosene (muito querosene), sem nenhum pó adicional, e simultaneamente tratei os móveis estofados com ampolas de pet shop e água em um borrifador (usei o dobro da concentração) + aspirei tudo muito bem... Segundo dia — chamei um serviço especializado — eles pulverizaram tudo e deixaram secar por quatro dias... Pergunta: por que no primeiro dia? Resposta: para garantir, já que nada é mais perigoso para esses bichos do que querosene (trate as feridas com sabão de alcatrão e álcool, possivelmente com cânfora).

Uma única pulga pode pôr dezenas de ovos por dia. Hoje, ela está sozinha e você nem percebe, mas em duas semanas, quando seus filhotes eclodirem, serão centenas. E assim por diante, exponencialmente, a menos que você use produtos químicos e aspire todo o apartamento e os móveis diariamente. Você também pode esperar até a primeira geada e abrir todas as janelas e portas — elas morrerão sozinhas.

Tentamos lavar o chão com vinagre e espalhar algodão embebido na solução pela casa — não adiantou nada. Compramos absinto e espalhamos por toda parte — nenhum efeito, só o absinto atraiu todo tipo de mosquito e aranha. Borrifamos diclorvós generosamente, fechamos todas as janelas e fomos trabalhar. Ao anoitecer, todos os mosquitos e pernilongos, cuja existência nem sequer suspeitávamos, tinham morrido, e as pulgas estavam nos picando com a mesma intensidade de sempre. O diclorvós não ajudou. Outro dia, lavamos e borrifamos tudo com uma solução de Neostomozone — o cheiro era tão forte que me fez lacrimejar. Durou exatamente um dia — hoje, as pulgas estão pulando pela casa novamente. Hoje, vamos comprar piretro (camomila dálmata em pó) na farmácia e experimentar. E vamos chamar os profissionais — nada do que se encontra online ajuda a erradicar as pulgas do apartamento. Aliás, as pulgas do apartamento migraram com sucesso para o carro - é terrível.

Com a disponibilidade de inseticidas eficazes de última geração, o controle de pulgas não é tão difícil. No entanto, prevenir é melhor que remediar, pois esses parasitas podem causar estresse significativo e danos à saúde antes de serem completamente eliminados. Concentre-se mais na prevenção desses sugadores de sangue.

Comentários