Os carrapatos da floresta são parasitas perigosos que transmitem diversas doenças graves e podem prejudicar não só os animais, mas também os seres humanos. Se você foi picado por um carrapato, geralmente é tarde demais para combatê-lo. Mas será que existe algo que você possa fazer para evitar isso?
Contente
Plantas contra carrapatos
Se você já foi picado por um carrapato, deve procurar atendimento médico e tomar medidas para prevenir quaisquer doenças que o parasita possa ter lhe transmitido. Mas, antes de se tornar uma vítima, você pode tentar repelir os carrapatos, tanto de si mesmo quanto do seu jardim.
Para evitar que os carrapatos considerem seu jardim um local atraente para viver e caçar, é uma boa ideia plantar espécies que repelem essas pragas. Diversas plantas podem até ser consideradas repelentes universais, pois repelem não apenas carrapatos, mas também outros insetos nocivos e até mesmo roedores.
- Tansy. Esta planta repele carrapatos com seu aroma pungente, que lembra o óleo de cânfora. O tansy é bastante fácil de cultivar — não é considerado uma erva daninha à toa. Apesar disso, vale a pena plantá-lo sob árvores, ao redor de arbustos e ao longo do perímetro da sua propriedade.
- Camomila dálmata. Outro nome para ela é piretro, que se refere ao alto teor de piretrina da planta. A camomila também contém cinerina, que é prejudicial aos insetos.
- Cerejeira-brava. A casca da cerejeira-brava, árvore que conhecemos bem, é venenosa para carrapatos e suas larvas. Você pode não só plantar esta bela planta, como também preparar uma infusão com seus galhos para borrifar em outras árvores e no gramado do seu quintal. Para isso, ferva os galhos cortados em água fervente por cerca de meia hora, até que a água fique vermelha. Em seguida, deixe a solução esfriar e coloque-a em um borrifador.
Em uma barraca, você só deve tratar as bordas da entrada com produtos químicos. Se entrar, corre o risco de intoxicação por monóxido de carbono ou alucinações, e você não quer intoxicar seu filho. Para garantir um sono tranquilo e agradável, espalhe o seguinte no chão da barraca e em frente à entrada: alecrim-do-brejo — se encontrar, sabugueiro e absinto também são muito bons — até mesmo camomila e cerejeira-brava são úteis, além de terem um aroma natural e agradável.
- Schisandra. Outro arbusto que pode ser usado para criar uma sebe única à prova de carrapatos é a Schisandra. As flores desta planta e o seu aroma repelem os parasitas. Para garantir que os efeitos do capim-limão não terminem imediatamente após a floração, você pode preparar uma decocção com suas flores e borrifá-la em outras árvores e na grama da região.
- Cálamo. Outra boa base para decocções acaricidas é o cálamo. Geralmente não é cultivado em jardins; cresce espontaneamente nas margens de lagoas, lagos e pântanos. Uma decocção de rizomas e folhas de cálamo também é adequada para tratar um canteiro de jardim. Alternativamente, em vez de uma decocção, você pode usar uma tintura de cálamo diluída, que é vendida em farmácias.
- Absinto. Acredita-se que esta planta protege não só contra pragas de jardim, mas também contra carrapatos. Uma decocção de absinto pode ser borrifada em roupas e pelos de animais. Alternativamente, colocar ramos de absinto sob a cama do cachorro também deve repelir carrapatos.
O absinto realmente ajuda na primeira vez, mas eu preparo a infusão em um balde, enchendo-o bem com absinto, depois dou um banho completo no cachorro e adiciono essa decocção lá dentro.
- Lavanda. Esta linda flor não só dará um charme especial ao seu canteiro, como também protegerá seu jardim de carrapatos.
- Catnip. O catnip, ou erva-de-gato, lembra um pouco a lavanda não só na aparência, mas também no seu efeito acaricida. A nepetalactona, presente em seu óleo essencial, é um verdadeiro veneno para carrapatos.
Lembre-se de que as flores cujo aroma os carrapatos não toleram podem não só ser plantadas no seu jardim ou canteiro, como também colhidas, secas e penduradas em ramos em cercas e árvores para maior eficácia.
Flores contra carrapatos - galeria de fotos
- Uma decocção de cálamo também ajuda a repelir carrapatos.
- A tanchagem, apesar de ser considerada uma erva daninha, é útil!
- Os arbustos de Schisandra chinensis não são apenas bonitos, mas também protegem o jardim dos carrapatos.
- A infusão da casca da cerejeira-brava é um bom remédio contra carrapatos.
- O óleo essencial de lavanda repele carrapatos.
- A camomila dálmata contém piretrina, um acaricida conhecido.
- Todos os tipos de absinto são eficazes para repelir carrapatos.
- Os gatos adoram erva-de-gato, mas os carrapatos a detestam.
Óleos essenciais para carrapatos
Ao escolher uma vítima, os carrapatos se baseiam principalmente no olfato, então o melhor é mudar o cheiro para um que repila o parasita. Continuando com o tema das plantas, a primeira coisa que vale a pena mencionar são os óleos essenciais que os carrapatos não toleram. E aqui não podemos deixar de mencionar os óleos essenciais das plantas que já citamos: lavanda, camomila, erva-de-gato e capim-limão. Além desses, os óleos de tomilho, alecrim, cravo, palmarosa, eucalipto, gerânio, capim-limão e manjericão também são eficazes.
Descobrimos que beber chá com folhas de manjericão é muito eficaz para repelir insetos hematófagos. Quem nos contou isso foi um caçador muito idoso que encontramos pelo caminho. Ele nos ofereceu um chá com um sabor incomum (e, na verdade, o chá era muito bom). Não me lembro do fabricante, claro — faz muito tempo —, mas já havia manjericão seco na infusão, e o rótulo dizia: "Chá enriquecido com manjericão raikhon".
No entanto, devem ser usados com cautela, devido ao potencial de reações alérgicas e ao odor muito forte dos óleos. Portanto, apenas uma pequena quantidade do ingrediente ativo é necessária para criar um produto protetor.
É possível transformar o óleo essencial em um spray: misture 10 ml de óleo com 10 ml de álcool e 100 ml de água, e coloque a emulsão em um frasco spray. Você também pode misturar algumas gotas do óleo com um hidratante sem fragrância. Você também pode criar um óleo perfumado a partir de um óleo base (amêndoa, karité, argan, jojoba, rícino, etc.) e óleo essencial, usando uma proporção de 10 gotas de óleo essencial para 2 colheres de sopa de óleo base.
Repelente de carrapatos: 2 colheres de sopa de óleo vegetal (se estiver preparando um repelente para carrapatos, por exemplo, para cães, use óleo de amêndoas doces; ele contém uma pequena quantidade de enxofre, que também age contra carrapatos). 10 a 25 gotas de óleo essencial de gerânio ou palmarosa. Misture o óleo essencial e o óleo vegetal; a mistura se conserva por 6 meses. Para se proteger contra carrapatos, aplique algumas gotas da mistura na roupa e na pele, evitando a área dos olhos. Além do óleo essencial de gerânio, você também pode usar óleo essencial de palmarosa para proteção contra carrapatos; ele é mais barato, mas tem as mesmas propriedades.
Para crianças, você pode fazer pulseiras perfumadas pingando algumas gotas de óleo essencial em uma tira de tecido ou um pedaço de barbante e, em seguida, colocando a pulseira protetora improvisada no braço ou na perna da criança.
Outros odores desagradáveis para os parasitas
Acredita-se também que os carrapatos não suportam o cheiro de alcatrão. Para usar isso a seu favor, você pode lavar o rosto e o cabelo com sabão de alcatrão e também preparar a chamada água de alcatrão. Para isso, misture alcatrão de bétula com água, agite bem e deixe descansar até que a água fique transparente. Essa solução pode ser borrifada no jardim e nas roupas, e usada para lavar a pele. A água alcatroada também é adequada para banhar cães.
Um repelente de carrapatos incomum é o álcool de baunilha, ou vodka de baunilha. Para prepará-lo, coloque um pacote de vanilina em infusão em álcool ou vodka (açúcar de baunilha não funciona). A infusão tem uma validade relativamente longa. Quando precisar se proteger de carrapatos, dilua-a em água, coloque em um frasco spray e aplique na pele, cabelo, roupas e até mesmo na pelagem do cachorro. Você também pode misturar a vanilina com água morna ou creme sem perfume.
Eu tratava meus cachorros três vezes por ano depois que eles ficavam infestados. Até que descobri a solução mais simples. Um cientista sugeriu!!! 2 gramas de vanilina (não açúcar de baunilha, vanilina mesmo!) para cada 100 gramas de vodca. Deixe agir por 7 a 10 dias e depois borrife nas patas, barriga e cernelha do cachorro. O carrapato simplesmente não vai pousar!!! (ele não vai se agarrar). Muita saúde para seus animais de estimação!
Uma das vantagens significativas desse método é que a vanilina é completamente inofensiva e não causa irritação nem mesmo na pele das crianças. A desvantagem é que o aroma se dissipa rapidamente e o efeito da solução de baunilha dura no máximo uma hora e meia, por isso é melhor levar um frasco consigo em caminhadas longas. A solução aquosa se dissipa mais rapidamente, enquanto as soluções com álcool e creme duram mais tempo.
Outro remédio bastante inesperado contra carrapatos é o molho de soja. Ele não deve ser aplicado na pele, mas sim consumido internamente como aditivo alimentar. Sua eficácia não foi comprovada cientificamente, mas há uma crença crescente na internet de que, se você comer algo com molho de soja, o cheiro do seu suor repelirá os carrapatos e os impedirá de se fixarem na sua pele.
É fácil. Basta adicionar molho de soja à sua comida antes de ir para a floresta. Como demonstra a experiência secular dos chineses e do regimento policial de Khabarovsk, que adotou o método, ele é muito eficaz no combate a esses insetos perigosos. O cheiro do suor liberado por uma pessoa após comer alimentos com molho de soja repele os carrapatos.
Portanto, fica claro que existem muitos remédios caseiros para carrapatos, e você só precisa escolher aquele que for mais adequado para você, levando em consideração suas preferências e características físicas.
A prevenção contra carrapatos é importante e necessária. Mas, como podemos ver, mesmo que você não tenha nenhum produto químico específico à mão, não precisa se desesperar. Você pode repelir esses parasitas com remédios caseiros — dessa forma, você protegerá seu jardim, seus animais de estimação e, claro, a si mesmo e sua família.










