É improvável que as pessoas pensem muito nos problemas causados pelos piolhos. Muitos acreditam que esse delicado problema já ficou no passado. Mas isso não é verdade. Os parasitas ainda coexistem com os humanos hoje em dia.
Qual a aparência dos piolhos do corpo e onde eles vivem?
Os piolhos do corpo (piolhos de roupa, piolhos de cama) são parasitas que representam uma ameaça à saúde humana. Eles transmitem diversas doenças e suas picadas podem causar alergias. Esses insetos vivem em roupas e roupas de cama, onde repousam e se reproduzem. Eles procuram corpos humanos para se alimentar, já que o sangue é sua única iguaria.
Isso é interessante. Cada piolho se alimenta do corpo humano de 5 a 7 vezes por dia, consumindo cerca de meio miligrama de sangue.
Os parasitas aparecem em locais onde as normas sanitárias não são respeitadas. Infelizmente, a limpeza não protege contra a infestação. É fácil distinguir os piolhos do corpo de outros parasitas:
- cor - cinza claro (à medida que fica mais escura, torna-se escarlate);
- O tamanho do corpo de um adulto varia de 2 a 4 mm;
- Sem asas, não consegue pular;
- habitat - grupo;
- O corpo humano serve apenas para nutrição.
Sintomas de infecção
O principal sinal de infestação são as picadas na pele. A área afetada fica intensamente irritada, vermelha e desenvolve uma bolha com um ponto de perfuração no centro. Os piolhos picam onde a pele entra em contato com a roupa: costas, lombar, braços, pernas, virilha e axilas. Se o tratamento não for iniciado imediatamente, a pele pigmentada engrossa e descama, formando crostas amareladas. Em casos avançados, pode ocorrer intoxicação, cujos principais sintomas são dor de cabeça, irritabilidade e fraqueza.
Devido à coceira intensa, as picadas de piolhos do corpo são frequentemente confundidas com sarna. No entanto, piolhos do corpo e ácaros da sarna não são da mesma espécie, portanto, as duas doenças podem ser facilmente diferenciadas com um exame minucioso do paciente.
As picadas de piolhos do corpo aparecem como manchas vermelhas e são facilmente visíveis na pele. As infestações por sarna não causam alterações cutâneas óbvias.
Por que os parasitas de roupa são perigosos?
A doença causada por piolhos de cama é chamada de piolho do corpo. Essa condição é comum em pessoas que vivem em ambientes socialmente desfavorecidos, bem como em idosos que não praticam uma higiene adequada. Mesmo pessoas organizadas podem encontrar intrusos indesejados em suas casas. As fontes de infestação podem incluir:
- Locais onde se reúne um grande número de pessoas: trens, acampamentos, hotéis, albergues, etc.;
- praias próximas a corpos de água parada;
- Roupas usadas por várias pessoas ao mesmo tempo.
Importante: Você pode se infestar com piolhos ao experimentar roupas de segunda mão.
Os percevejos da rouparia podem transmitir doenças graves, como tifo e febre recorrente. Portanto, se você apresentar febre repentina de 40°C (104°F), vômitos, dor de cabeça, calafrios ou alucinações, procure atendimento médico imediatamente.
Como se livrar de piolhos no corpo
Para curar essa doença desagradável, elimine a causa: mate os piolhos e as lêndeas. Para isso, lave bem as roupas e a roupa de cama. A simples limpeza não basta. Para derrotar esses parasitas, é importante conhecer suas fraquezas. Os piolhos sobrevivem a temperaturas de até 40 °C (104 °F). Na água, o inseto permanece viável por até 2 dias. Para combatê-los, siga estes passos:
- Usando luvas de borracha, deixe os itens infestados de molho em água por várias horas, adicionando detergente para roupas e repelentes de parasitas. Lave os itens em temperaturas acima de 50°C (122°F). Se o tipo de tecido permitir, ferva algumas peças (principalmente roupas íntimas).
- Passe a roupa seca a ferro e guarde-a separadamente das peças não infectadas durante uma semana.
- Congele os artigos têxteis domésticos no congelador por 24 horas.
Se não for possível tratar os seus pertences, coloque-os ao ar livre em sacos selados durante 2 a 3 semanas. Os insetos morrerão sozinhos nesse período.
Tratamento das vítimas
O tratamento de pessoas afetadas por picadas de parasitas corporais deve ser realizado em conjunto com a manutenção de condições sanitárias e higiênicas nas instalações.
Medicação
Existem medicamentos específicos para piolhos e lêndeas na forma de sprays, loções e xampus.
- Mefidox é considerado um dos melhores desinfetantes para adultos.
- O Avicin é mais caro, mas, segundo os fabricantes, permite eliminar as pragas em uma única aplicação.
- Paronite pode ser usado para tratar crianças.
Antes de usar qualquer medicamento antiparasitário, faça um teste de alergia. Para isso, aplique uma pequena quantidade no cotovelo e aguarde de 10 a 15 minutos.
Para aliviar a coceira, recomenda-se o uso de anti-histamínicos (Fenistil, Suprastin, Tavegil) e o tratamento da área afetada do corpo com pomadas de efeito cicatrizante (Psilo-balm, Rescuer).
Não se automedique, consulte um médico!
métodos populares
A medicina tradicional oferece seus próprios métodos de tratamento.
- O querosene é a base de recomendações populares. No entanto, antes de optar por ele, considere o risco de queimaduras. Não recomendamos seu uso.
- O sabonete de alcatrão é um tratamento seguro. Lave o corpo e o cabelo com ele por vários dias seguidos e, em seguida, em dias alternados, durante duas semanas. A desvantagem desse tratamento é o cheiro característico do sabonete. O problema desaparece se você usar sabonete comum ou gel de banho depois de usar o sabonete de alcatrão.
Prevenção da infestação por piolhos
O melhor tratamento é a prevenção. Aqui estão algumas dicas simples:
- Evite pernoitar em locais de reputação duvidosa.
- Não use roupas de outras pessoas.
- Procure usar produtos de higiene pessoal (toalha, sabonete, escova de dentes).
- Após viagens longas, lave as roupas imediatamente e passe-as bem.
- Lave as roupas íntimas em temperaturas acima de 40°C.
É muito mais agradável evitar pragas. Tomar medidas preventivas para evitar a proliferação de insetos e seguir boas práticas de higiene ajudará você a evitar aborrecimentos por questões triviais.






