Quais são os significados dos nomes russos mais simples para gatos e cachorros?

Na Rússia, os nomes de cães e gatos eram tradicionalmente baseados na personalidade ou aparência do animal. Isso podia incluir um olfato apurado, um latido alto, pelagem fofa ou uma disposição corajosa. Vamos descobrir o significado dos nomes russos mais simples para cães e gatos.

Bim

O nome Bim simboliza uma inclinação para o movimento e a liberdade. O apelido ganhou popularidade após o lançamento do filme "Bim Orelha Preta, Branca".

Bim é um cão alegre, confiante e devotado ao seu dono. É um cão de família, carinhoso com crianças e com o dom da empatia.

O apelido é adequado tanto para cães de raça pura quanto para cães sem raça definida de porte médio.

Murka

Murka é o nome mais comum para gatos. Provavelmente tem origem nos verbos "ronronar" e "murchando", que são onomatopaicos.

Um personagem peludo com esse nome pode ser encontrado em muitas obras literárias, canções infantis e poemas. Por muito tempo, a palavra "murka" foi um substantivo comum, referindo-se a qualquer gato.

Esse nome fofo é perfeito para um animal de estimação afetuoso e gentil.

Murzik

Um dos nomes de gato "macho" mais famosos é Murzik. Existem duas versões para a origem desse apelido. Segundo uma delas, "murza" era o escalão mais alto da nobreza turca, equivalente aos príncipes na Rus' (Rússia). Segundo a segunda, "murza" nos dialetos de Moscou significava "desleixado", e o verbo "murzitsia" em Tambov significava "estar zangado, estar furioso".

Portanto, o apelido Murzik seria adequado para um gato com manchas características no rosto (como se estivesse sujo) ou para um representante independente e agressivo da família felina.

Erro

Os "Zhuchi" (pequenos insetos) eram pequenos cães pretos que não só se assemelhavam a besouros na aparência, como também possuíam a agilidade e a persistência desses insetos. Seus latidos incessantes lembravam um zumbido obsessivo.

Outra teoria é que o apelido se origina da palavra francesa "Julie" (Zhulka). Outra teoria ainda é que ele vem do verbo polonês "zhuchit" (atacar ou investir contra alguém).

Esse apelido é ideal para animais de estimação com o comportamento descrito acima, embora hoje em dia praticamente qualquer cãozinho sem raça definida seja chamado de Zhuchka.

Bola

O apelido Sharik é o que possui mais versões sobre sua origem:

  1. A primeira e mais popular deriva da palavra "bola", já que todos os filhotes são bolas fofas e redondas.
  2. O segundo termo vem do adjetivo polonês “shary”, que significa “cinza”.
  3. A terceira opção vem do apelido "Cheri", que os aristocratas usavam para chamar seus animais de estimação de quatro patas, e as crianças camponesas adotaram essa palavra, alterando-a para o russo.
  4. A quarta versão envolve a ascensão do substantivo “bola” ao verbo “sharit” (buscar) e a disseminação desse apelido entre os cães farejadores da polícia na Rússia czarista.

Atualmente, esse apelido é comum e designa todos os cães sem raça definida.

Barbos

Há dois séculos, graças aos romances sobre piratas e bandidos, cães ferozes e bravos receberam o apelido de "Barbosses". Esse era justamente o caráter do protagonista do popular romance, o capitão espanhol Barbossa, famoso por sua espessa barba. O nome do capitão vem da palavra latina "barba", que significa barba.

O apelido ganhou popularidade generalizada após o lançamento da comédia "Dog Barbos and the Unusual Crossbreed". Assim, os cães peludos e ferozes passaram a ser conhecidos como Barbos.

Barsik

O diminutivo Barsik, que se tornou o apelido para animais de estimação, tem origem no leopardo-das-neves, o mais belo representante da família dos felinos.

Esse nome seria apropriado para caçadores amantes da liberdade que apreciam brincadeiras ativas e banhos de sol. Somente gatos com natureza independente, especialmente amados por seus donos, têm o direito de ostentar um nome em homenagem a um parente selvagem.

Tuzik

Os nobres russos adoravam passar as noites jogando cartas, acariciando um cãozinho de colo que descansava em seus braços. Como é sabido, a carta mais importante do baralho é o ás. Assim, tornou-se comum que a "nata da sociedade" chamasse seus favoritos de "Tuziki", um diminutivo da palavra "tuz" (sotaque).

O apelido é mais adequado para cães domésticos pequenos e inofensivos, que são apegados ao dono e adoram passar tempo em seus braços.

Tesouro

O nome Trezor para cães tem raízes francesas. A palavra "trezor" significa "tesouro". Outros linguistas acreditam que o nome deriva da palavra eslava antiga "trevzor", que significa "clarividente", "que possui um terceiro olho" ou "que vê com três olhos".

Na Rússia, esse nome era dado a um cão de guarda que se destacava na proteção da casa e na defesa confiável da propriedade do dono contra ladrões. Mesmo hoje, esse apelido se encaixa perfeitamente a um formidável cão de guarda.

Mukhtar

Em 1965, foi lançado o filme "Come to Me, Mukhtar", estrelado por Yuri Nikulin e a pastora alemã Dyke.

A história por trás do nome do cachorro no filme é a seguinte: o roteirista Israel Metter, ao visitar o Museu de Investigação Criminal de Leningrado, viu um cachorro empalhado chamado Sultan, que serviu na polícia por 10 anos e esteve envolvido na prisão de mais de mil criminosos.

Izrail Moiseevich conversou com o parceiro do lendário cão, o major reformado Bushmin, e, inspirado pelo que ouviu, escreveu uma história que o diretor Semyon Tumanov posteriormente adaptou para o cinema.

Metter mudou o nome do cachorro para um que soasse semelhante à sua origem: Mukhtar. A palavra "mukhtar" se traduz do árabe como "escolhido" e do turco como "chefe, supervisor".

Após o sucesso do filme, o nome Mukhtar tornou-se o mais popular na URSS. Seria ideal para cães de serviço e guarda, com sua aparência imponente e personalidade forte.

Comentários