É normal beijar um gato doméstico e é uma boa ideia demonstrar seu amor pelo seu animal de estimação dessa forma?

Animais de estimação fofinhos conquistam rapidamente até os corações mais resistentes. Poucos conseguem resistir à tentação de acariciar um gato, pegá-lo no colo, abraçá-lo e, claro, cobrir essa criaturinha adorável de beijos. Vamos descobrir o quão seguro isso é.

Sinais de que você não deve beijar animais de estimação.

Segundo a superstição, não se deve beijar os animais de estimação. Desde a antiguidade, os gatos são considerados animais místicos. Esse fato deu origem a muitas superstições a seu respeito.

Uma superstição diz que beijar um gato drena a energia da pessoa. Você se sente esgotado(a) durante o dia, cansado(a) e apático(a)? Talvez você esteja beijando demais seu amigo peludo?

Dizem que as pessoas param de dar atenção aos outros membros da família, ficando completamente à mercê de seus animais de estimação. Elas se tornam literalmente escravas deles, atendendo a todos os seus caprichos.

Mas como distinguir entre superstição e amor e cuidado genuínos por um animal de estimação? É uma questão controversa.

Outra superstição diz que um gato pode facilmente perder o olfato depois de um beijo. Os veterinários refutam isso, mas superstições são superstições. Acreditar nelas ou não é uma escolha sua.

O que dizem os médicos?

Embora as superstições sejam ambíguas, as razões médicas são muito mais convincentes. Alguns acreditam que um animal de estimação limpo e bem cuidado não pode transmitir doenças. Um gato, por outro lado, é limpo, vacinado e não sai para passear. Há alguma verdade nisso, mas nem tudo são flores.

Até mesmo gatos domésticos podem representar uma ameaça para o corpo humano. As consequências mais inofensivas podem incluir doenças bucais (gengivite, estomatite) ou infecções intestinais. Outras surpresas desagradáveis ​​podem incluir:

  • helmintos;
  • doenças fúngicas (por exemplo, líquen);
  • praga;
  • toxoplasmose;
  • estafilococos;
  • Doença da arranhadura do gato (erupção cutânea, reações alérgicas).

Os cuidados adequados com o animal, exames preventivos anuais, vacinações e o cumprimento das regras de higiene pessoal ajudarão a evitar os problemas mencionados acima.

Mas ainda vale a pena lembrar o perigo potencial. Os grupos de risco incluem pessoas com sistema imunológico enfraquecido, crianças e mulheres grávidas. Quer evitar as consequências? Tome precauções:

  • Não beije animais de rua ou animais de outras pessoas cuja saúde você não conheça suficientemente;
  • Após contato próximo com o animal, lave as mãos;
  • Não permita que seu animal de estimação ande sobre a mesa de jantar;
  • Realizar profilaxia anti-helmíntica a cada 3 meses;
  • Lave bem os recipientes de água e comida;
  • Limpe a caixa de areia diariamente e lave bem as mãos em seguida. Isso é especialmente importante para mulheres grávidas, que não são imunes à toxoplasmose. O ideal é delegar essa responsabilidade a outros membros da família por enquanto.

Então, você pode beijar seu gato ou não?

Será que os animais de estimação apreciam esse tipo de afeto? Infelizmente, na maioria das vezes não. No mínimo, espere uma reação fria e indiferente. Os animais simplesmente não entendem essa demonstração de amor humano. Muitos até a interpretam como agressão, tentando evitá-la, ficando ansiosos ou revidando com arranhões e rosnados.

Beijos inocentes podem ser uma fonte de estresse para um gato. Se você quer agradar um gato, do ponto de vista dele, é melhor escolher outros métodos. Ofereça a ele um petisco favorito, faça carinho atrás da orelha, afague-o ou, melhor ainda, brinque com seu gato, que sentiu sua falta enquanto você estava fora.

Escolha o momento certo para demonstrar carinho. Se seu animal de estimação estiver com fome ou agitado, é improvável que fique muito feliz. No entanto, um gato bem alimentado e sonolento ficará mais do que contente em receber sua atenção e recompensá-lo com um ronronar de gratidão.

Resumindo, não há uma resposta definitiva para a pergunta se é correto beijar seu gato. Claro, ninguém pode proibir completamente; depende de cada dono e do seu nível de afeto. Mas o melhor é encontrar outras maneiras de proporcionar contato físico que sejam agradáveis ​​tanto para você quanto para seu animal de estimação. Ame seus animais de estimação e que esse amor seja recíproco.

Comentários