Boerboel sul-africano: características e requisitos de manutenção

O Boerboel sul-africano é uma raça de guarda não reconhecida pela Fédération Cynologique Internationale (FCI). O sangue de antigos cães molossoides corre nas veias desses animais. Os representantes dessa raça têm uma constituição forte e são conhecidos por sua coragem, agilidade e resistência. Os Boerboels toleram bem as variações extremas de temperatura e possuem uma saúde robusta. Com os cuidados adequados, sua expectativa de vida é de aproximadamente 13 anos.

Contexto histórico

1548665892_5c4ec41aa1f37.jpg

Os filhotes de Boerboel africano surgiram primeiro na Ásia. Algum tempo depois, os cães foram levados para o Egito e, em seguida, exportados para a Europa por Alexandre, o Grande.

No século XVII, o Sr. J. V. Roebuck trouxe um Boerboel africano para o Cabo da Boa Esperança. Ele usava o cão para proteger sua família. A partir de então, a dispersão e o desenvolvimento da raça começaram. Apenas os indivíduos mais fortes e saudáveis ​​sobreviveram às duras condições. Com o desenvolvimento da civilização, os humanos deixaram de precisar dessa raça, e a linhagem gradualmente entrou em extinção.

No início do século XX, um grupo de entusiastas africanos da raça Boerboel empreendeu uma expedição à África do Sul para selecionar cães para reprodução. Graças aos esforços desses criadores, a raça foi revitalizada em 1990.

Descrição Exterior

O Boerboel sul-africano pesa cerca de 90 kg e tem aproximadamente 75 cm de altura na cernelha. As fêmeas são mais baixas e mais leves que os machos, com uma diferença de altura de 10 a 15 cm e uma diferença de peso de 20 a 25 kg.

Em 2002, a União Canina Sul-Africana aprovou a seguinte descrição exterior da raça:

  • Cabeça grande, testa larga com pregas de pele na área da ponte do nariz;
  • mandíbulas poderosas, dentes grandes, mordida em tesoura ou nivelada;
  • olhos castanhos redondos;
  • Orelhas pequenas de formato triangular, que ficam ligeiramente erguidas quando em alerta;
  • peito musculoso;
  • membros retos com articulações grandes;
  • A cauda grossa é inserida alta e cortada na altura da 3ª ou 4ª vértebra.

A pelagem da raça é densa, curta e brilhante. Uma "máscara" preta pode estar presente no focinho. O padrão permite as seguintes cores:

CorFoto
Ruivo1548239520_1548239507_afrikanskij_burbul_1548239494_5c484286ea937.jpg
Amarelo pálido1548239374_5c48420547683.jpg
Tigre1548239424_1548239409_5c48421dc5b7d.jpg

A presença de manchas brancas na pelagem é uma falta grave da raça.

Traços de personalidade

1548666835_5c4ec7919164a.jpg

Os Boerboels sul-africanos são inteligentes e incrivelmente leais aos seus donos. No entanto, sua natureza independente os impede de se submeterem a indivíduos de personalidade fraca. Conquistar a confiança desse animal forte exigirá um esforço considerável. Os machos dessa raça tendem a ser dominantes, enquanto as fêmeas têm um caráter mais dócil e gentil.

Cães dessa raça, quando bem treinados, não machucam crianças. Eles as protegem com abnegação e participam de brincadeiras com alegria. Não demonstram agressividade injustificada contra outros animais de estimação. Geralmente ignoram cães menores, mas mostram interesse pelos maiores.

Os Boerboels possuem um forte instinto de guarda. São desconfiados com estranhos. Em situações de perigo, esses animais tendem a tomar decisões de forma independente. Quando confrontados com um inimigo, demonstram agilidade, coragem e destemor. Representantes dessa raça não toleram familiaridade e são impossíveis de enganar ou subornar.

Prós e contras da raça

Os representantes desta raça possuem muitas vantagens. Entre elas:

  • poder sem precedentes;
  • alta inteligência;
  • propensão para aprender;
  • psique equilibrada;
  • coragem e destemor.

Os Boerboels têm, no entanto, suas desvantagens. Entre elas, podemos citar as seguintes:

  • exigem formação profissional;
  • Não toleram bem temperaturas baixas do ar;
  • Preciso de espaço livre.

Escolher um filhote

1548278672_afrikanskij_burbul_shhenki_1548278658_5c48db824f061.jpg

É recomendável adquirir um filhote de um criador especializado. Os novos donos devem se familiarizar com o pedigree e os títulos dos pais. Ter toda a documentação necessária não só permite que o filhote participe de exposições, como também garante sua saúde e temperamento estável. Evite comprar um filhote sem tatuagem, certificado de nascimento e passaporte veterinário.

Um filhote saudável de Boerboel pode ser selecionado com base nas seguintes características:

  • A aparência está em conformidade com o padrão.
  • O cão distingue-se pela sua natureza ativa e sociável.
  • Não há erupções cutâneas no corpo.
  • Os olhos estão claros, sem secreção purulenta.
  • Nos cães machos, os testículos descem para o escroto.
  • Os filhotes estão razoavelmente bem alimentados.

Cães de estimação, inadequados para exposições e reprodução, custam entre 25.000 e 40.000 rublos. Filhotes de exposição, com potencial para participar de competições, variam de 100.000 a 150.000 rublos.

Cuidados e manutenção

1548667382_5c4ec9c1963d3.jpg

Os Boerboels são cães de grande porte e precisam de espaço pessoal, portanto, mantê-los em um apartamento na cidade não é aconselhável. O local mais confortável para eles viverem é um pátio privativo. Representantes dessa raça são capazes de se adaptar a qualquer clima, mas no inverno devem ser mantidos em um ambiente aquecido.

O atendimento inclui os seguintes procedimentos:

  • Várias vezes por semana, a pelagem é penteada com uma luva especial com dentes de borracha. Esse procedimento melhora a circulação sanguínea e ajuda a remover o excesso de pelos.
  • Corte as unhas mensalmente com um cortador de unhas. Tenha cuidado para não cortar vasos sanguíneos.
  • Limpe os ouvidos uma vez por semana usando um algodão embebido em solução de clorexidina.
  • Quatro vezes por ano, dê banho no seu animal de estimação com xampu para cães de pelo curto. Depois, seque-o completamente com uma toalha.

Nutrição

Você pode alimentar seu cão com ração seca premium (Royal, Bosch, Acana). Essas rações contêm oligoelementos e vitaminas necessários para o desenvolvimento e crescimento normais. Os Boerboels tendem a ganhar peso rapidamente, por isso os filhotes são alimentados seis vezes ao dia, enquanto os adultos passam a receber duas refeições diárias. Eles devem ter acesso gratuito à água potável.

A alimentação com comida natural inclui os seguintes produtos:

  • carne crua ou cozida (carne de cavalo, carne bovina, peru, frango);
  • Peixe do mar cozido (merluza-azul, escamudo);
  • cereais (arroz, trigo sarraceno);
  • legumes e frutas frescas (cenouras, abobrinhas, abóboras, maçãs);
  • Produtos lácteos fermentados (queijo cottage, kefir).

O comedouro do animal de estimação deve ser colocado em um suporte cuja altura mantenha o pescoço do cão paralelo ao chão. Isso ajudará a prevenir a curvatura da coluna vertebral.

Educação e formação

1548667749_5c4ecb5d2d42c.jpg

Para evitar que um filhote cresça teimoso e desobediente, ele precisa ser adestrado desde cedo. Durante o adestramento, o dono deve ser persistente e firme. Qualquer tentativa de dominância deve ser imediatamente interrompida. No entanto, a crueldade contra o cão deve ser evitada, pois pode levar à agressividade.

O animal de estimação deve conhecer os limites do que é permitido e aprender as seguintes proibições:

  • É proibido morder o dono e os membros da família.
  • Você não pode puxar a coleira.
  • Não se levante apoiando-se em outra pessoa com as patas.
  • É proibido recolher lixo da rua e do chão.
  • Evite conflitos com outros cães.

É melhor realizar o treinamento sob a orientação de um adestrador de cães experiente. Os Boerboels têm excelente memória e aprendem rapidamente. O treinamento começa com os comandos básicos "Junto" e "Não". Eles são recompensados ​​com petiscos por executarem o comando corretamente.

Tricô

O primeiro cio nas fêmeas desta raça começa entre os 12 e 14 meses de idade e dura aproximadamente 22 dias. Durante esse período, a cadela fica letárgica ou hiperativa, a vagina incha e surge uma secreção avermelhada.

É necessário acasalar machos e fêmeas quando atingem dois anos de idade. A atividade sexual precoce pode afetar negativamente a saúde dos cães e de seus filhotes. O período ideal para o acasalamento é de 12 a 15 dias após o início do cio.

Antes do acasalamento, os animais devem ser mantidos secos e receber bastante exercício. Para garantir que o macho se sinta seguro, a cópula deve ocorrer em seu próprio território. Um teste de acasalamento deve ser realizado 1 a 2 dias depois.

Gravidez e cuidados com os filhos

1548279138_afrikanskij_burbul_shhenki_1548279131_5c48dd5b8c317.jpg

A gestação dura aproximadamente de 56 a 72 dias. Durante a gravidez, a cadela fica calma e carinhosa. Após um mês, seu abdômen aumenta de tamanho e suas glândulas mamárias incham. Um corrimento amarelado pela vagina e a descida do abdômen são sinais de trabalho de parto. Um veterinário deve estar presente nesse momento para reduzir o risco de complicações.

Normalmente, a própria mãe corta o cordão umbilical e rompe a bolsa amniótica. Caso ela não o faça, deve-se pedir ajuda. A boca e o nariz do recém-nascido devem ser secos com uma toalha para evitar sufocamento. Em seguida, o recém-nascido deve ser colocado no seio da mãe. Após o nascimento dos filhotes, a mãe cuidará deles sozinha.

Escolher um apelido

1548667816_5c4ecba61bc42.jpg

Logo após o filhote chegar em casa, é necessário escolher um nome para ele. É preferível dar preferência a um apelido curto e sonoro, já que um apelido longo é difícil de pronunciar.

Ao escolher, você precisa se guiar por três métodos:

  • Abra uma lista de nomes na internet e escolha o mais adequado.
  • Crie um nome exclusivo você mesmo.
  • Dê ao seu animal de estimação o nome do seu país favorito, de um ator famoso, de um personagem de conto de fadas predileto, de um herói de filme ou de uma planta.

Nomes adequados para meninos: Cupido, Vex, Zeus, Myrtle, Marte, Nord, Cepheus.

As meninas podem receber os seguintes apelidos: Aira, Vekta, Zhes, Zeta, Maysa, Ulma, Yarna.

Doenças comuns

Os Boerboels possuem um sistema imunológico forte, mas seu grande porte pode afetar negativamente sua saúde. Para evitar diversas doenças, siga estas recomendações:

  • Leve seu animal de estimação para ser examinado em uma clínica veterinária duas vezes por ano.
  • Vacine seu animal anualmente.
  • Desparasitação a cada três meses. Comprimidos de Drontal ou suspensão de Prazicid podem ser usados ​​para esse fim.
  • De março a novembro, trate seus animais de estimação mensalmente contra pulgas e carrapatos. Aplique gotas de Dana ou Advocate na cernelha.

Existem apenas algumas doenças que podem prejudicar a saúde desses cães.

DoençaSintomasMétodos de tratamento
Displasia articularO tecido articular é destruído. O animal começa a mancar e tem dificuldade para se levantar e subir escadas.O médico assistente prescreve medicamentos anti-inflamatórios e uma dieta. Em casos de danos articulares graves, realiza-se cirurgia.
EpilepsiaOcorrem ataques periódicos. Eles são acompanhados por comportamento nervoso, salivação profusa, respiração acelerada, gemidos e incontinência urinária.A condição é incurável. O veterinário prescreve sedativos e anticonvulsivantes, que o cão deverá tomar pelo resto da vida.
Torção gástricaOcorrem vômitos e falta de ar, a temperatura corporal diminui, o volume da cavidade abdominal aumenta e as membranas mucosas ficam pálidas ou azuladas.A doença não pode ser tratada com medicamentos. É necessária cirurgia de emergência.

Os Boerboels sul-africanos são conhecidos por sua força e temperamento vigoroso. São mais adequados para donos experientes que conhecem as características da raça e têm tempo suficiente para exercícios diários. Com treinamento adequado e socialização precoce, esses cães se tornarão companheiros obedientes e confiáveis ​​para seus donos.

Comentários