Laika de Iacútia: história da raça, manutenção e cuidados

Hoje em dia, a caça para alimentação não é mais necessária, mas os cães que antes eram usados ​​para esse fim continuam populares e procurados. Uma dessas raças é o Laika de Iacútia. Este animal é tranquilo, dócil e aprende comandos rapidamente, convivendo bem com crianças e outros membros da família. Sua aparência atraente e saúde robusta o tornam uma escolha preferida para aqueles que valorizam essas qualidades. Antes de adotar um Laika, recomenda-se pesquisar as características da raça.

Descrição e padrão da raça, histórico

A pátria do Yakutian Laika, ou Yakutka, como os criadores de cães o chamam, é Yakutia.Os cientistas não conseguiram estabelecer a data exata do desenvolvimento da raça. No entanto, acredita-se que esses animais já auxiliavam os humanos há pelo menos 8.000 anos. No início da década de 1990, arqueólogos descobriram os restos de um antigo assentamento perto da atual Novosibirsk, incluindo ossos de um husky. Os especialistas não podem afirmar com certeza, mas o tamanho do crânio e outras características dos restos mortais corroboram essa hipótese.

Mesmo antes de serem incluídos no registro de cães de trabalho, esses cães eram usados ​​para guardar áreas de fronteira, mas eram chamados de Kolyma Laikas, e não Yakut Laikas. A raça só foi oficialmente reconhecida em 2005, quando começaram a participar de inúmeras exposições e a ganhar prêmios. Isso marcou o início de sua crescente popularidade.

A aparência do animal não mudou significativamente desde os tempos antigos. Hoje, o Yakutka tem pelagem longa e moderadamente macia, corpo musculoso, pernas fortes e uma variedade de cores.

O padrão da raça inclui diversas características:

yakutskaya_lajka_1550403599_5c69480fd084d.jpg

A combinação de cores mais comum é branca e preta.

  • A altura do cão na cernelha varia de 55 a 58 cm, sendo os machos sempre ligeiramente mais altos. O peso máximo de um cão atinge 23 kg, com um peso corporal médio de 20 kg.
  • A pelagem do animal é geralmente manchada. O padrão da raça permite manchas cinza e branca, branca e preta, preta e branca, e branca com manchas pretas e vermelhas. Cores sólidas não são permitidas, com exceção de indivíduos completamente brancos.
  • O esqueleto do cão é maciço, especialmente nos machos; os músculos são bem desenvolvidos, mas o corpo é compacto e sólido. Esses animais são conhecidos por sua grande força e resistência.
  • A pelagem do Yakut é longa, espessa e um tanto áspera ao toque, com uma subpelagem bem desenvolvida. Pelos ralos e macios são considerados uma falta grave. É mais longa na nuca, cauda e pescoço, enquanto geralmente é mais curta nos membros.
  • A cabeça do cão é bem formada e proporcional ao corpo. As orelhas são de comprimento médio, eretas ou semi-eretas.
  • Os olhos do gato Yakut são azul-celeste ou castanho-claros, com contornos pretos. Os lábios são quase sempre pigmentados, mais escuros que o resto da pelagem.

Uma característica distintiva do Laika de Iacútia é a posição variável de sua cauda, ​​que pode ser reta, enrolada em um ou dois anéis.

Personagem

Os Laikas da Iacútia distinguem-se pela sua natureza muito pacífica e dócil. São cães ativos e amigáveis, dedicados a um dono, mas carinhosos com todos os membros da família. Essa raça é uma escolha segura para famílias com crianças pequenas. São sensíveis ao humor humano, adoram brincar quando surge a oportunidade e não se importam de ficar sozinhos quando o tempo é curto.

Durante os passeios, o cão é calmo e não agressivo com estranhos, mas é capaz de defender seu dono em caso de perigo. Os machos são propensos a brigas com outros cães, enquanto as fêmeas são consideradas mais equilibradas. Uma característica do Yakutka é sua determinação.

O cachorro também não reconhece a criança como uma autoridade, por isso não obedece aos seus comandos.

Prós e contras da raça

1550645650_5c6cf9901e1c5.jpg

Uma desvantagem relativa do animal de estimação será a necessidade de atividade física para manter o tônus ​​muscular.

A raça possui inúmeras vantagens que a tornam a escolha preferida em muitos casos. As principais vantagens são as seguintes:

  • facilidade de treinamento;
  • conformidade, cordialidade, devoção;
  • a capacidade de proteger o proprietário em caso de perigo;
  • Condições de manutenção pouco exigentes, capacidade de tolerar facilmente baixas temperaturas;
  • boa saúde;
  • Aparência atraente;
  • Atitude amigável para com todos os membros da família, incluindo crianças pequenas;
  • baixo nível de agressividade na ausência de irritantes;
  • resistência, força, determinação.

Entre as desvantagens da raça está sua pelagem longa, que exige cuidados regulares, tornando-a inadequada para apartamentos. O cão não tolera bem o calor. No verão, um abrigo é necessário para protegê-lo do sol.

Cuidados e manutenção

Para manter a saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças, recomenda-se estudar as regras de manutenção e cuidados.

Caso não possua esse conhecimento, você pode entrar em contato com um criador de cães experiente para obter aconselhamento.

O que dar de comer

O Yakut não é exigente com a comida. Normalmente, ele precisa de menos alimento do que outras raças de cães de caça. A dieta deve incluir os seguintes produtos:

  • carne magra (vitela, aves);
  • legumes, cozidos e frescos;
  • mingaus de cereais;
  • uma pequena quantidade de peixe do mar cozido ou estufado;
  • frutas secas em doses moderadas.

É estritamente proibido alimentar seu animal de estimação com produtos assados, doces, enlatados, carnes defumadas, picles, alimentos picantes, salgados ou ácidos. As porções devem ser pequenas e as refeições devem ser feitas três vezes ao dia.

A mudança da alimentação do seu animal de estimação para ração seca é fortemente desaconselhada, pois frequentemente leva ao desenvolvimento de problemas gastrointestinais.

Asseio

A higiene deve ser regular e adequada. Escove o pelo do seu cão pelo menos uma vez por semana para remover nós. Escove os dentes dele duas vezes por semana com uma escova de dentes macia e pasta de dente específica para cães. Limpe as orelhas e os olhos com um algodão embebido em água fervente, conforme necessário.

As unhas do seu cão devem ser aparadas a cada quatro semanas, assim como os pelos grossos entre os dedos. Mesmo que ele fique ao ar livre, você deve inspecionar as patas e o corpo, removendo quaisquer plantas ou carrapatos presos. A prevenção de parasitas, a medicação e os tratamentos contra pulgas são essenciais.

Durante o verão, é importante proteger-se do sol, beber bastante líquido e evitar a exposição direta à luz solar. Isso ajudará a prevenir a insolação.

Educação e formação

O Laika de Iacútia adapta-se rapidamente à vida familiar, permitindo que você comece o adestramento do seu pet imediatamente. Eles são extremamente treináveis, principalmente por meio de brincadeiras. Adestradores experientes recomendam dedicar parte do tempo a brincadeiras e ensinar novos comandos ao longo do processo.

1550403381_dressirovka_yakutskih_laek_1550403368_5c694728ce2b1.jpg

Exercícios regulares são importantes para a saúde do seu animal de estimação.

Como a lealdade e a responsabilidade estão no sangue do cão Yakut, ele aprende as interações humanas básicas com a mãe. Após a mudança para um novo lar, o dono precisa apenas manter as habilidades do animal. Deve-se dar atenção especial ao treinamento ao ar livre, combinado com exercícios físicos. Essas atividades não só ajudarão a criar um cão obediente, como também serão benéficas para a sua saúde.

É importante treinar seu cão regularmente, evitar recompensas sem motivo e estabelecer limites claros. Isso garantirá que seu animal de estimação se torne obediente. Um dos principais requisitos para o treinamento é um dono amigável e calmo durante o processo.

Doenças e tratamento

Apesar de gozarem de boa saúde, as mulheres iacutas também podem sofrer de diversas doenças de tempos em tempos.

Tabela: Doenças comuns em Laikas da Iacútia e métodos de tratamento

DoençaTratamento
O glaucoma em animais se desenvolve juntamente com outros problemas oculares e é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. O glaucoma se manifesta por lacrimejamento, olhos lacrimejantes, opacidade da esclera, fotossensibilidade, letargia, apatia e recusa em se alimentar.Diuréticos, como o manitol, são usados ​​no tratamento para estimular a drenagem de fluidos. Além disso, o cão recebe bloqueadores adrenérgicos (timolol) e agonistas adrenérgicos (brimonidina). Em estágios avançados, o tratamento é realizado em uma clínica veterinária.
A displasia articular caracteriza-se pela mobilidade reduzida dos membros anteriores ou posteriores devido à inflamação da cápsula articular. O animal torna-se letárgico, sente dor ao movimentar-se e geralmente mantém o apetite. A doença afeta mais frequentemente cães da raça Laika idosos e é menos comum em cães jovens.O tratamento inicial envolve anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco) e condroprotetores (condroitina). Suplementos vitamínicos são essenciais. Se isso for ineficaz, realiza-se intervenção cirúrgica.
A dermatite é uma condição inflamatória da pele caracterizada por coceira, vermelhidão e sensibilidade. A queda de cabelo ocorre na área afetada, levando ao surgimento de falhas no couro cabeludo.Para aliviar os sintomas, utilizam-se antibióticos do grupo da penicilina e antifúngicos (Fungin, xampu Nizoral). Além disso, a irradiação ultravioleta dos tecidos afetados pode ser usada para acelerar a cicatrização.
O câncer é bastante comum em Laikas. Na maioria das vezes, os tumores se formam no trato digestivo. Os sintomas incluem problemas digestivos, diarreia ou constipação, fraqueza e perda de apetite.Nos estágios iniciais, a quimioterapia é administrada utilizando os mesmos medicamentos usados ​​em humanos, como o metotrexato. Em estágios posteriores, o veterinário toma uma decisão caso a caso.

Essas doenças raramente afetam cães mantidos em condições favoráveis. No verão, sua suscetibilidade à dermatite aumenta devido ao desenvolvimento da pelagem interna.

expectativa média de vida

As mulheres iacutas que vivem nas regiões do norte da Rússia têm uma expectativa de vida média de 10 a 11 anos. Esse clima, aliado a uma dieta moderada, contribui para que elas mantenham a saúde e a energia.

Em um clima continental temperado, a expectativa de vida varia de 8 a 12 anos, dependendo das condições de alojamento e dos cuidados recebidos. Se o cão for mantido constantemente na coleira, a expectativa de vida é um pouco reduzida.

Reprodução

Quando surgem sinais de cio em cadelas, muitos donos consideram a possibilidade de cruzá-las. Para isso, recomenda-se o uso exclusivo de Laikas da Iacútia de raça pura, que preservam sua aparência e características físicas.

Se você não tem experiência, o melhor é entrar em contato com criadores de cães que explicarão todas as nuances.

Tricô

As cadelas entram no cio entre os 12 e 14 meses de idade, e o período dura de 14 a 28 dias, com uma frequência de uma vez a cada 6 a 8 meses. Durante esse período, a cadela fica inquieta, com inchaço dos órgãos genitais externos e liberação de fluido sanguinolento. A cadela está pronta para o acasalamento no primeiro dia, mas criadores recomendam que o acasalamento ocorra entre o 10º e o 12º dia.

O acasalamento não deve ser realizado durante o primeiro cio. Especialistas recomendam que as cadelas tenham pelo menos dois anos de idade. A atividade sexual precoce não trará benefícios para a saúde do animal nem para a sua futura prole.

1550479448_1550403044_vyazka_yakutskoj_lajki_1550403021_5c6945cdee3d5.jpg

Durante a apresentação, você não deve perturbar os cães.

O acasalamento é realizado da seguinte forma:

  • Antes de conhecer um cachorro macho, você não deve alimentá-lo, apenas levá-lo para passear;
  • O encontro ocorre em território neutro, após o qual o casal se dirige ao território do homem;
  • Não interfira nos jogos de acasalamento;
  • Após um breve período de convivência, os cães geralmente não precisam de nenhuma ajuda;
  • A relação sexual ocorre naturalmente;
  • Não é preciso ajudar os cães, o importante é não assustá-los.

Um acasalamento de controle é realizado após 1 a 2 dias como medida de precaução.

Cuidar dos filhos

O período de gestação dura de 55 a 72 dias. Observou-se que cadelas mais jovens têm menos filhotes. Uma área de parto deve ser preparada para a mãe. O local deve ser quente e seco, e você pode forrá-lo com capas de edredom de algodão velhas, certificando-se de que estejam limpas. A placenta deve ser removida envolta em um pano.

Não são necessários cuidados especiais após o nascimento. É importante garantir que a mãe não esmague os filhotes. Durante a amamentação, certifique-se de que todos os filhotes tenham acesso às tetas da mãe. A área onde a mãe e os filhotes ficam deve ser mantida limpa, com a cama trocada regularmente e sem correntes de ar.

Como chamar isso?

1550644656_5c6cf5abc433e.jpg

Ao escolher um apelido, recomenda-se levar em conta não apenas as tendências da moda, mas também a aparência do animal.

Após adquirir um filhote, muitos donos não conseguem pensar em um apelido bonito e sonoro para seu animal de estimação, ao qual o cão se acostume rapidamente.

Nomes para meninos

Existem muitos apelidos para homens, cada um com um som e origem diferentes.

Os mais populares são os seguintes: Ghost, Lotus, Buran, Gray, Fog, Storm, Timir.

Apelidos para meninas

Para as cachorras, o nome é escolhido com mais cuidado; deve ser elegante, mas também sério e marcante.

É muito comum encontrar cães da raça Yakut com os seguintes nomes: Siberia, Ldinka, Gerda, Sheila, Purga, Tsaritsa, Branca de Neve (se o cão for de cor branca como a neve).

Fatos interessantes sobre a raça

Existem vários fatos interessantes sobre os Laikas da Iacútia que nem todos os donos dessa raça conhecem:

  • Com banhos frequentes, a pelagem do animal de estimação adquire um odor persistente e muito desagradável;
  • Mesmo em condições de geada severa, é melhor para o animal ficar ao ar livre, pois o calor tem um impacto negativo em sua saúde;
  • Até o momento, a Associação Cinológica Internacional não reconheceu a raça;
  • O animal precisa de pernas compridas para saltar rapidamente sobre os arbustos enquanto caça;
  • A cor mais popular do gato Yakut atualmente é o branco, o que aumenta a probabilidade de gerar filhotes com olhos azuis.

O Laika de Iacútia é um cão único, resistente, amigável, obediente e leal, sendo um excelente cão de guarda. Adequado tanto para pessoas solteiras quanto para famílias grandes e unidas.

Comentários