Em nome da beleza e da saúde: os detalhes da higiene adequada para cães.

A pelagem bonita e saudável de um animal de estimação requer cuidados especiais, caso contrário, ela fica opaca e o cão aparenta estar doente.

00000006.jpg

tipos de casacos para animais de estimação

Para escolher o cuidado adequado para o seu cão, você precisa saber que tipo de pelagem ele tem.

  • Normal – típico de raças como Pastores Alemães, Laikas, Alabais e Pugs. A pelagem é de comprimento médio, composta por duas camadas, com uma subpelagem macia e delicada e uma pelagem externa densa.
  • Pelagem longa – encontrada em collies, yorkshire terriers e outras raças. Pode ou não ter subpelo. A pelagem com subpelo consiste em pelos muito curtos e macios próximos à pele e uma camada externa de pelos longos. Exemplos dessa raça incluem o Borzoi Russo e o Spaniel.
  • Cães de pelo duro possuem uma característica importante: os pelos de cobertura não caem sozinhos, sendo necessário apará-los ou depilá-los regularmente. Esse tipo de pelagem os protege de fatores externos. A pelagem dura é típica de muitas raças de schnauzer e terrier.
  • Pelo liso – Raças de pelo liso incluem alguns terriers, dobermans e boxers. A subpelagem é curta e fina, enquanto a pelagem externa também é curta.
  • Os pelos encaracolados também possuem subpelo, e os pelos externos de cobertura geralmente são muito macios e encaracolados. A pelagem externa não cai durante a muda, e os cães precisam de tosa e escovação regulares. Esse tipo de pelagem é típico de poodles, cães d'água portugueses e outras raças.
  • Além dos tipos de pelagem já mencionados, existem pelagens especiais e atípicas encontradas em raças raras, como o Puli. A tosa adequada desses cães exige experiência especializada e deve ser feita por profissionais.
  • Por fim, não podemos nos esquecer dos cães sem pelo — entre eles, o Xoloitzcuintle (um cão mexicano) e o Cão de Crista Chinês. Toda a pelagem deles consiste em uma pequena penugem no corpo, que geralmente é removida.

O que determina o estado do casaco?

O fator mais importante para manter a pelagem de um cão saudável é a nutrição. A dieta de um cão deve conter uma quantidade equilibrada de vitaminas e minerais; caso contrário, a condição geral da pelagem se deteriora, levando à queda de pelos e ao surgimento de falhas no pelo.

Outros fatores:

  • Desparasitação – os parasitas no corpo do cão reduzem a imunidade e impedem a absorção adequada de nutrientes, o que, com o tempo, leva à deterioração da pelagem;
  • Atividade física – a falta de atividade leva à obesidade, problemas de metabolismo e, consequentemente, a condição da pelagem também deixa muito a desejar;
  • A higiene regular – escovar, aparar e lavar em tempo oportuno – ajudará a manter a pelagem do seu animal de estimação em excelentes condições.

Após o passeio, é necessário examinar cuidadosamente a pelagem e a pele do cão, remover corpos estranhos, tratar ferimentos e limpar a sujeira imediatamente.

Como cuidar da lã

A higiene básica da maioria dos cães não é complicada, mas requer manutenção regular. Restaurar a aparência atraente de um animal de estimação torna-se muito mais difícil se a pelagem tiver sido negligenciada por muito tempo.

Como dar banho em um cachorro corretamente

Tomar banho é útil não apenas para fins de higiene, mas também previne muitas doenças de pele.

Instruções passo a passo para dar banho em um cachorro:

  1. Prepare um produto especial; xampu para humanos não é adequado, pois resseca demais a pele.
  2. Primeiramente, remova os resíduos maiores de sujeira do corpo do cão; exemplares de raças de pelo comprido devem ser escovados cuidadosamente.
  3. Borrife água no seu animal de estimação com um chuveiro de baixa pressão. A água deve estar morna, até 45 graus Celsius. Certifique-se de que não haja áreas secas.
  4. Aplique o xampu no seu cachorro e faça espuma.
  5. Enxágue o produto com água corrente.

Após o banho, recomenda-se secar o cão primeiro com uma toalha e depois com um secador de cabelo. Os cães devem ser habituados aos procedimentos de higiene desde tenra idade.

Com que frequência você deve dar banho em um cachorro?

Os procedimentos gerais de higiene são realizados tanto quando o cão se suja quanto levando em consideração as características individuais da raça.

  • Cães de pelo comprido e de pequeno porte devem ser banhados a cada duas semanas. Para raças grandes de pelo curto, um banho por mês é suficiente.
  • Cães de pelo duro podem ser lavados com menos frequência, pois a estrutura do seu pelo os protege da sujeira.
  • A limpeza parcial é feita diariamente: após o passeio, é preciso lavar as patas e a barriga do cachorro, além de remover toda a sujeira mais grossa.
  • Os cães são lavados com cuidado especial antes das exposições, com tratamento concomitante com produtos para aumentar o brilho e melhorar a aparência.

Penteando

A escovação deve ser feita regularmente, especialmente em raças que não soltam pelos (por exemplo, poodles).

Regras básicas:

  • A escova deve ter cerdas mais curtas que a pelagem do cachorro;
  • Movimentos bruscos não são permitidos - você pode danificar a pele;
  • Não penteie contra a direção do crescimento do cabelo;
  • penteie na direção da cabeça em direção às patas traseiras.

É essencial seguir a técnica de tosa correta para cada raça. Terriers de pelo duro precisam sempre ter suas barbas penteadas após as refeições, enquanto Komondors requerem a ajuda de um especialista em tosa.

Corte de cabelo

A maneira mais segura de cuidar da higiene do seu cão é em um pet shop, mas muitos donos também fazem isso em casa. Nem todas as raças precisam de cuidados regulares; donos de Yorkies, Pomeranians, Poodles e Pequineses geralmente recorrem a eles.

  • Raças grandes de pelo curto não precisam de nenhum tipo de tosa.
  • Para a higiene do cão, é necessário escolher um local seguro, lavá-lo, secá-lo e penteá-lo previamente.
  • Normalmente, os pelos são removidos das patas e da parte interna das orelhas, e a barriga e a virilha são aparadas com máquina de tosa. Os pelos do rosto também são aparados.

O ideal é acostumar seu cão a cortes de cabelo desde cedo para que ele não tenha medo do secador e dos equipamentos de tosa.

 

Comentários