É importante ficar de olho nas suas meias, pois seu cachorro pode comê-las.

Temos um spaniel chamado Charlie em casa. Nós o amamos muito, por isso cuidamos muito bem da saúde dele e o levamos ao veterinário regularmente. Durante uma dessas consultas de rotina, conheci uma mulher cujo pequinês havia sido envenenado por um "produto" bastante inesperado.

Um cão da raça Pequinês chamado Zhorik não estava se sentindo bem ultimamente. No início, ele ficou letárgico e se recusou a comer. Quando, alguns dias depois, o cão começou a vomitar e seu estômago ficou muito inchado, seu dono se alarmou e o levou ao veterinário.

A mulher tinha certeza de que Zhorik havia comido algo lá fora: ele está sempre farejando e sempre encontra alguma coisa no chão. Recentemente, por exemplo, ele desenterrou um osso entre as folhas do ano passado. A mulher mal conseguiu arrancar a perigosa "guloseima" de seus dentes.

Resumindo, a dona do pequinês tinha certeza de que o danadinho havia comido algo na rua e agora estava sofrendo. Sua preocupação aumentou devido à prática recente de alguns "bem-intencionados" de espalhar veneno para gatos e cachorros de rua, o que repetidamente prejudicou os animais.

Na clínica veterinária, Zhorik fez um raio-X do estômago. Nenhum osso era visível, mas o estômago estava claramente obstruído. O veterinário suspeitou que o cachorro pudesse ter engolido um saco plástico e decidiu realizar uma cirurgia de emergência. No entanto, o saco não tinha absolutamente nada a ver com o ocorrido.

Um cirurgião removeu cinco meias infantis de cores e tamanhos diferentes do estômago de um pequinês. Acontece que a mulher havia começado a notar recentemente o desaparecimento das meias dos filhos do cesto de roupa suja. Mas ela não deu importância e nem sequer pensou que pudesse ser o caso de Zhorik. Além disso, até pouco tempo atrás, seu cãozinho estava bem. Os sintomas alarmantes só apareceram quando o estômago dele ficou completamente cheio.

O veterinário explicou que os cães têm preferências alimentares muito peculiares. O que parece repugnante para os humanos (como carne podre ou meias sujas) tem um cheiro bastante apetitoso para um cão. Então, Zhorik comeu meias até se fartar. E se o dono não tivesse dado o alarme, ele talvez não tivesse sido salvo no dia seguinte.

Portanto, se você tem um cachorro em casa, fique de olho nos pertences dele. Se notar que algo está faltando — meias, roupas íntimas, lenços e outros itens pequenos — não hesite em levar seu amigo de quatro patas ao veterinário. É sempre melhor estar atento quando se trata deles.

Comentários