Como aplicar uma injeção intramuscular ou subcutânea em um cachorro: instruções e vídeo

Instruções para a correta aplicação de injeções em cãesA doença em um amigo de quatro patas é uma experiência muito desagradável para o dono do cachorro. Os animais de estimação podem contrair infecções durante os passeios, onde carrapatos e diversos objetos e organismos podem ser fontes de contágio. O contato com animais doentes também pode levar a infecções.

Ao primeiro sinal de doença, é essencial levar seu cachorro ao veterinário. O médico examinará o animal, fará exames e prescreverá um tratamento na forma de comprimidos ou injeções. Para evitar levar seu pet doente ao veterinário para injeções diárias, você pode aprender a administrá-las em casa. Tudo o que você precisa é aprender algumas regras simples, ter coragem e paciência.

Tipos de injeções e seringas

Existem duas maneiras de aplicar uma injeção em um cachorro: intramuscular e subcutâneoA injeção é administrada com uma seringa estéril, selecionada individualmente para cada animal. Para injeções intramusculares, a seringa é escolhida com base no porte do animal:

  • Descrição dos tipos de injeções e seringas para cãesPara cães de porte maior, a medicação é administrada com seringas de 2 ml ou maiores. O comprimento da agulha permite fácil acesso ao tecido muscular. No entanto, se forem necessários 5 ml de medicação, pode-se utilizar uma agulha de uma seringa menor com uma seringa maior.
  • Para cães de pequeno porte, uma seringa de insulina é a opção preferencial. No entanto, ela só é adequada se a dose não ultrapassar 1 ml. Ao tratar cães adultos de pequeno porte, a agulha de uma seringa desse tipo pode ser inserida até a sua profundidade máxima. Se a injeção for administrada a um filhote, a profundidade da injeção deve ser monitorada.

Mas ao escolher uma seringa, você deve considerar não apenas o tamanho do seu animal de estimação, mas também fluidez do medicamentoAlgumas delas são à base de óleo, o que dificulta a administração do medicamento através da agulha de uma seringa de insulina. Nesse caso, recomenda-se o uso de uma agulha de diâmetro maior.

Para injeções subcutâneas administradas na nuca do cão, quase qualquer seringa pode ser usada. Tudo depende da quantidade de medicamento a ser administrada. A preferência deve ser dada apenas a... agulha pequena, visto que será inserida superficialmente. Para medicamentos oleosos, devem ser selecionadas agulhas de seringas com capacidade de 2 a 3 ml ou maior.

Injeções intramusculares – instruções em vídeo

Instruções para injeção intramuscular em cãesUma injeção intramuscular pode ser administrada em vários locais em um animal, mas a área mais segura é aquela que... à direita do fêmur pata esquerda e vice-versa. A agulha é inserida na parte mais volumosa do músculo da coxa do cão.

É facilmente palpável e parece rolar sob os dedos. Mais acima ou mais abaixo, o músculo torna-se mais firme, tenso e fino. Injeções nessas áreas não são recomendadas, pois há risco de danificar fibras nervosas, articulação ou osso, e causar dor ao animal de estimação.

Preparando-se para a injeção

A seringa selecionada para injeção intramuscular deve ser preenchida corretamente. Para isso:

  1. Lave as mãos com sabão.
  2. Leia atentamente o nome do medicamento na ampola para evitar injetar acidentalmente outro medicamento.
  3. Limpe a ampola com uma solução contendo álcool.
  4. Utilize a ferramenta especial que acompanha o medicamento para lixar a parte mais fina da ampola. Alguns medicamentos vêm com um entalhe no gargalo, então basta quebrá-lo.
  5. Retire a seringa da embalagem e aspire o medicamento com cuidado para que suas mãos não toquem na agulha.
  6. Levante a seringa com a agulha para cima e dê leves toques com os dedos para liberar as bolhas de ar.
  7. Remova o ar usando um pistão.

O medicamento está pronto e já pode ser administrado no local de injeção escolhido no corpo do cão.

Técnica de injeção intramuscular

Como a pele do cão possui uma forte camada antibacteriana, não há necessidade de aplicar soluções à base de álcool. O local da injeção deve estar relaxado, o que pode ser feito dobrando a pata do animal ou massageando-a.

Se o seu animal de estimação for muito ativo ou ficar muito agitado, tome cuidado para evitar lesões durante a aplicação da injeção. É recomendável consertá-lo.Nesse caso, você pode convidar um assistente.

Técnica de introdução:

  • A injeção no músculo é feita em ângulo reto;
  • A agulha é inserida até 2/3 do seu comprimento;
  • Pressione cuidadosamente o êmbolo e injete o medicamento lentamente;
  • Retiramos a agulha;
  • Para aliviar a dor e melhorar a distribuição da medicação, massageamos o local da injeção.

Durante a injeção, recomenda-se o uso da agulha. Segure-o pela base com o dedo.Isso é necessário em caso de imprevistos. O aparecimento de sangue indica lesão no vaso sanguíneo, portanto, a agulha deve ser retirada, o sangue deve ser limpo com um algodão embebido em álcool e o local da injeção deve ser alterado. Se você atingir o osso durante a injeção, a agulha deve ser recuada ligeiramente.

Você pode assistir ao vídeo para uma descrição mais visual e detalhada da técnica de injeção intramuscular em cães.

Injeção subcutânea

Descrição do processo de injeções subcutâneas em cães.Caso seja necessária uma injeção subcutânea, a área ideal é a cernelha do cão. A atividade muscular e a pele solta nessa região permitem que o medicamento seja absorvido rapidamente.

Ao administrar uma injeção, a pele na região da cernelha deve ser levantada e Insira a agulha sob a pele coletada. em um ângulo de 45 graus em relação ao corpo do animal de estimação.

Após a injeção, a agulha é retirada e o local da injeção é reposicionado. Aplica-se algodão.Para evitar a formação de um nódulo, recomenda-se massagear o local da injeção.

Se um caroço se formar na cernelha do seu cão, não precisa se preocupar. Ele deve desaparecer sozinho em uma ou duas semanas. No entanto, caroços maiores costumam incomodar o animal e demoram muito mais para desaparecer.

Para ajudar seu cachorro, você precisa fazer isso todos os dias. fazer uma massagem Local da injeção. Este procedimento é indolor para o animal, portanto, não há motivo para preocupação. No entanto, evite pressionar muito o nódulo. Em poucos dias, ele começará a se dissolver e logo desaparecerá por completo.

Dicas úteis de veterinários

Dicas úteis de veterináriosAntes do procedimento, recomenda-se alimentar o cão e levá-lo para passear bastante. O animal deve estar sonolento, pois esse é o melhor momento para receber a injeção.

No entanto, alguns medicamentos precisam ser administrados em horários específicos, como antes das refeições. Nesse caso, o melhor é:

  1. Peça a um assistente que esteja familiarizado com seu animal de estimação. Enquanto você prepara a medicação e a seringa, essa pessoa deve acalmar seu animal, dando-lhe uma falsa sensação de segurança, acariciando sua barriga, peito e atrás da orelha.
  2. Com alguns cães, é preciso tomar medidas de segurança, como colocar uma focinheira ou amarrar uma coleira ou bandagem em volta do focinho.

Se precisar de mais de uma injeção, selecione um novo local para cada injeção, deixando uma distância de 4 a 8 mm da anterior.

Não misture vários medicamentos na mesma seringa. Alguns são quimicamente incompatíveis. A administração conjunta desses medicamentos pode causar toxicidade ou irritação local. Se o seu médico autorizou a mistura de medicamentos e a mistura mudar de cor ou formar um precipitado durante a aspiração, não administre a injeção.

Após a injeção, o animal pode ficar inquieto. No entanto, isso não se deve à aplicação no local errado, mas sim à presença de substâncias irritantes no medicamento. Alguns medicamentos são dolorosos de administrar, por isso são misturados com medicamentos não irritantes. Consulte o seu médico ou verifique as instruções do medicamento para obter informações sobre compatibilidade.

Após a administração de medicamentos irritantes, seu cão pode encolher a pata por um tempo. Isso não é motivo de preocupação. Mas se a pata arrastar no chão, você provavelmente atingiu um feixe nervoso e precisará... Você precisa consultar um médico..

Após ler as instruções e assistir ao vídeo, você agora sabe, em teoria, como aplicar injeções intramusculares e subcutâneas no seu cão. Agora você pode tratar seu animal de estimação em casa. Não se esqueça de recompensar seu amigo de quatro patas com um petisco após a injeção.

Comentários