Qual a diferença: pode-se dar ração de gato para cachorro?

Cães e gatos são carnívoros no reino animal e se alimentam de carne. Mas, mesmo com tantas semelhanças em suas dietas, a nutrição de cada um pode ser significativamente diferente. Isso ocorre porque os cães passaram muito tempo com humanos, compartilhando seu estilo de vida e, consequentemente, sua alimentação. Como resultado, o organismo canino se adaptou a alimentos processados ​​que não são encontrados na natureza. Ao mesmo tempo, eles têm dificuldade em digerir e, muitas vezes, até rejeitam alimentos naturais não processados.

Diferenças entre ração para gatos e ração para cães

Os cães deixaram de ser carnívoros puros há muito tempo; tornaram-se mais onívoros. E a cada dia que passam ao lado dos humanos, essa característica só se intensifica. Portanto, a carne representa aproximadamente 30 a 50% da dieta total de um cão, e isso é completamente normal. Os cães aprenderam a buscar proteínas e outros componentes essenciais para o funcionamento normal não apenas na carne animal, mas também em outros alimentos.
Isso levanta dúvidas, visto que os gatos também passaram uma quantidade significativa de tempo em contato próximo com humanos, já que compartilham lares com seus donos desde o Antigo Egito. No entanto, os gatos permaneceram predadores puros, como todos os seus parentes. Assim, os humanos não conseguiram influenciar o caráter e os hábitos dos gatos; mesmo os gatos domésticos ainda caçam pequenos animais dentro ou ao redor de suas casas.

Pode-se dar ração de gato para cachorro?

Os fabricantes de ração para cães e gatos desenvolvem alimentos específicos para cada espécie, levando em consideração suas características únicas. Portanto, substituir a ração comercial para gatos por ração para cães não é recomendado. Por exemplo, um gato que se alimenta constantemente de ração para cães, sem a oportunidade de caçar pequenos animais, sofrerá de desnutrição, o que pode levar à disfunção de órgãos e até mesmo a doenças graves que podem ser fatais.

Os cães acham a ração de gato mais saborosa. Claro, porque contém mais proteína animal. Mas é justamente aí que reside o problema. O excesso de proteína e gordura animal tem um efeito prejudicial à saúde do cão, especificamente ao fígado. Se um cão for gravemente alérgico, os sintomas aparecerão imediatamente. Com outros cães é mais difícil; eles simplesmente comem ração de gato como se nada estivesse errado. Mas, em seguida, podem desenvolver uma série de doenças graves que exigirão tratamento longo e meticuloso, embora não haja garantia de sucesso.

Se o seu cão come regularmente ração para gatos, podem surgir os seguintes problemas de saúde:

  • ganho de peso rápido;
  • problemas digestivos;
  • úlceras, gastrite, fígado gorduroso e outros problemas em órgãos internos;
  • Crescimento e desenvolvimento retardados devido à seleção inadequada de nutrientes;
  • queda parcial de cabelo;
  • diabetes mellitus;
  • Problemas urinários e urolitíase.

Esses problemas terão um impacto significativo na saúde do seu cão e reduzirão sua qualidade de vida. Todos eles são solucionáveis ​​e tratáveis, mas muito dependerá das características individuais do seu animal.

Os cães podem comer ração de gato uma vez, pois uma refeição não causará danos significativos ao seu animal de estimação.

Portanto, o melhor é evitar alimentar seu cachorro com ração de gato e comprar apenas alimentos de alta qualidade. E se o seu cachorro de repente ficar viciado em ração de gato, você deve interromper o uso imediatamente.

Comentários