Cão da raça Thai Ridgeback: Descrição da raça, cuidados e manutenção.

O Thai Ridgeback é um cão nativo, também conhecido como Mah Tai ou TRD. Esses animais são a raça nacional da Tailândia. Possuem corpo musculoso, são resistentes e têm uma incrível capacidade de salto. Uma característica distintiva é a crista de pelos que percorre a coluna vertebral. Os exemplares dessa raça são robustos e, com os cuidados adequados, podem viver por aproximadamente 13 anos.

Contexto histórico

As primeiras menções à raça aparecem em manuscritos e desenhos que datam dos séculos XVI e XVII. Os Thai Ridgebacks eram originalmente comuns na Tailândia, Indonésia e Vietnã. Eram usados ​​para caçar javalis, veados e aves, e também acompanhavam pessoas importantes em suas viagens. O habitat desses cães era isolado do mundo exterior, por isso sua aparência permaneceu inalterada por muito tempo.

Com o advento dos meios de transporte modernos, os cães com cristas começaram a se espalhar pelo Sudeste Asiático e outras partes do planeta. No século XIX, entusiastas de cães descobriram esses animais na ilha vietnamita de Phu Quoc e os identificaram como uma raça distinta. Em 1993, a Organização Cinológica Internacional registrou oficialmente o Cão de Crista Tailandês e aprovou o padrão da raça.

Descrição Exterior

1548414005_5c4aec34138c8.jpg

A pelagem do Thai Ridgeback é curta, lisa e brilhante, praticamente sem subpelo. Existem quatro tipos de lã:

  • Veludo super curto (comprimento dos pelos de 0,1 a 0,3 cm). Cães com esse tipo de pelagem têm uma aparência desagradável, parecendo carecas à distância. A pelagem não oferece proteção contra insetos incômodos.
  • Veludo (pelos de 0,5 a 0,8 cm de comprimento). A lã é macia e agradável ao toque.
  • Pelos curtos (até 1 cm). Uma opção intermediária entre o veludo e o tipo padrão.
  • Padrão (comprimento dos pelos de 1 a 2,5 cm). O casaco protege contra picadas de insetos e condições climáticas adversas.

Cores Ridgeback aprovadas pela norma

CorFoto
Vermelho (a tonalidade varia do vermelho claro ao bordô escuro)1548403914_5c4ac4c12bc2e.jpg
Preto (pode apresentar tons de marrom, castanho ou oliva)1548403869_5c4ac4976d8fe.jpg
Azul (a cor varia de tons de cinza claro a escuro)1548405648_5c4acb80f1c22.jpg
Isabella (a paleta inclui tons creme e rosa, bem como tons de leite condensado fervido e rosa chá)1548413584_1548413570_5c4aea796b60f.jpg

Traços de personalidade

Os Ridgebacks têm uma natureza independente, mas leal. Os machos tendem a ser dominantes, enquanto as fêmeas são amigáveis ​​e adoram carinho. Cães dessa raça criam laços rapidamente com os membros da família. Sua inteligência apurada e capacidade de observação permitem que eles percebam nuances na fala, por isso, ouvem com especial atenção as vozes humanas.

Os membros jovens da raça são muito ativos e não toleram a solidão. Precisam de atenção e longas caminhadas. À medida que amadurecem, tornam-se mais preguiçosos, preferindo conforto e sono.

Esses cães se dão bem com crianças, gostam de brincar com elas e perdoam qualquer travessura. São leais a outros animais de estimação, mas apenas se foram criados juntos. Os Thai Ridgebacks são desconfiados com estranhos, mas não são adequados para funções de cão de guarda devido à sua falta de agressividade. No entanto, sua aparência austera e porte imponente os fazem lembrar uma raça de combate, então poucas pessoas se atreverão a invadir seu território.

Prós e contras da raça

1548439398_5c4b4f2f2fa9a.jpg

Você só deve comprar um filhote de criadores experientes. Antes de comprar, certifique-se de que o filhote tenha um certificado de nascimento e um passaporte veterinário com as datas de vacinação. Os novos donos devem analisar a árvore genealógica dos pais do futuro animal de estimação para descartar quaisquer doenças genéticas e para entender a aparência do animal.

Ao escolher um filhote, você precisa prestar atenção aos seguintes aspectos:

  • Filhotes saudáveis ​​são curiosos e ativos.
  • O exterior atende aos padrões.
  • Os filhotes têm muitas dobras no corpo, mas elas desaparecem à medida que crescem.
  • As orelhas dos bebês ficam caídas e só se erguem quando eles completam quatro meses de idade.
  • Não deve haver secreção purulenta nos cantos dos olhos e os ouvidos devem estar limpos.

O Thai Ridgeback é uma raça rara e cara. O preço médio de um filhote com pedigree é de aproximadamente 100.000 rublos.

Cuidados e manutenção

Os Thais podem ser mantidos em um apartamento na cidade ou no quintal de uma casa particular. Esses animais têm pelo curto, portanto, durante o tempo frio, devem ser mantidos em um ambiente aquecido e devem usar macacões quentes durante os passeios. Essas raças não devem ser acorrentadas, pois são muito ativas, não gostam de ficar sozinhas e precisam de bastante espaço.

A tosa de um Ridgeback inclui os seguintes procedimentos:

  • Duas vezes por semana, a pelagem é escovada com uma luva de borracha especial. Esse procedimento melhora a circulação sanguínea e remove os pelos mortos.
  • Os animais de estimação devem ser banhados no máximo uma vez a cada três meses, utilizando xampu para cães de pelo curto.
  • Os cantos dos olhos são limpos regularmente com um pano macio umedecido em água morna.
  • As orelhas são limpas uma vez por semana com cotonetes. Este procedimento é realizado com cuidado para evitar danos à aurícula.
  • As garras são aparadas uma vez por mês com um cortador de garras, no caso de raças grandes.
  • Os dentes são escovados regularmente com uma pasta de dentes especial para cães. O tártaro é removido em uma clínica veterinária.

Nutrição

1548439504_dressirovka_tajskogo_ridzhbek_1548439479_5c4b4fb74b490.jpg

Os cães da raça Thai Ridgeback adoram demonstrar sua independência e tenacidade. Desde os primeiros dias de vida do filhote, é necessário começar o seu treinamento. Durante o treinamento, o dono deve ser confiante e paciente. Métodos severos devem ser evitados para não prejudicar o psicológico do animal. Recompense o animal com petiscos quando ele executar os comandos corretamente.

A socialização deve começar aos quatro meses de idade. Leve seu cão para passear em locais públicos e apresente-o a outros animais. Para desenvolver habilidades de guarda e caça, o ideal é matricular seu pet em um adestramento profissional. Devido às características psicológicas da raça, evite longos intervalos entre as sessões de adestramento.

Acasalamento e cuidado com a prole

1548443680_1548441967_5c4b59631e702.jpg

O primeiro cio em cadelas desta raça começa entre os 12 e 14 meses de idade e dura cerca de 22 dias. Os cães devem ser acasalados quando atingirem dois anos de idade. O período ideal para o acasalamento é considerado entre 11 e 15 dias após o início do estro. Antes do acasalamento, os animais devem passear bastante. A cópula deve ocorrer no território do macho. Após 1 a 2 dias, o acasalamento é repetido para consolidar os resultados.

A gestação dura de 56 a 72 dias. Durante esse período, as glândulas mamárias das cadelas incham, e elas ficam letárgicas e apáticas. Antes do parto, a barriga da cadela fica flácida.

O parto deve ser supervisionado por um veterinário. O nariz e a boca dos filhotes recém-nascidos devem ser limpos com um pano limpo para evitar sufocamento. Após o nascimento, a mãe cuidará dos filhotes sozinha. Ela os alimentará e os lamberá para estimular o funcionamento do intestino.

apelidos adequados

O nome do animal de estimação precisará ser pronunciado muitas vezes ao dia, portanto, deve ser curto e sonoro. Ao escolher um apelido, você pode usar os seguintes métodos:

  • Procure na internet uma lista de nomes adequados para a raça e escolha o que mais lhe agradar.
  • Crie um apelido único.
  • Dê ao seu cão o nome de um personagem mítico, herói de filme favorito, cidade ou ator.

Os seguintes nomes são adequados para meninas:

  • Annabelle.
  • Bonnie.
  • Elva.
  • Lauren.

Os meninos podem receber os seguintes apelidos:

  • Amsterdã.
  • Clyde.
  • Senhor.
  • Ashton.

Saúde

Thai Ridgeback

A seleção natural desempenhou um papel importante no desenvolvimento da raça, razão pela qual os Ridgebacks têm uma imunidade forte. Para evitar problemas de saúde, siga estas recomendações:

  • Leve seu animal de estimação para ser examinado em uma clínica veterinária várias vezes ao ano.
  • Vacine seus animais de estimação anualmente.
  • Administre medicamentos anti-helmínticos (suspensão Prazicide, Drontal) uma vez a cada três meses.
  • Trate os cães contra pulgas e carrapatos mensalmente, de março a novembro (Advogada, Dana).

Doenças comuns em Ridgebacks

DoençaSintomasTratamento
Displasia do quadrilDoença hereditária que causa a degeneração da cabeça articular. O animal manca e tem dificuldade para subir ou descer escadas.É realizada intervenção cirúrgica e prescrita uma dieta.
seio dermoideEssa anomalia congênita geralmente se localiza na região da coluna vertebral. Um canal filamentoso se forma na pele, penetrando até a vértebra ou a dura-máter da medula espinhal. A entrada de sebo e poeira nessa abertura causa inflamação crônica.O distúrbio é corrigido cirurgicamente.
Eczema (com secreção ou seco)Uma inflamação da pele que pode ocorrer por diversos motivos (estresse, vermes, arranhões, picadas de insetos, desequilíbrios hormonais). A pele fica vermelha e com coceira.Para eczema seco e com secreção, aplique Levomekol nas áreas afetadas e administre Gamavit por via intramuscular. Para eczema com secreção, prescreve-se o antibiótico Amoxicilina. Se a condição for causada por estresse, prescreve-se Vetspokoin. A dosagem depende do peso corporal do animal e da gravidade da condição, e é determinada pelo veterinário responsável.

Os Thai Ridgebacks são caracterizados por uma tenacidade que beira a teimosia, portanto, apenas pessoas pacientes e seguras de si podem criá-los. Essa raça precisa de bastante atividade. A solidão e a falta de novas experiências podem afetar negativamente seu psicológico.

Comentários