Por que os donos de cães vivem mais do que outras pessoas?

Segundo dados obtidos por cientistas suecos, donos de cães vivem mais. Esta é uma ótima notícia para quem tem um animal de estimação: o cão não é apenas o melhor amigo do homem, mas também a chave para uma vida mais longa.

Os cães obrigam as pessoas a fazer caminhadas regulares ao ar livre.

Os donos de cães passam muito tempo ao ar livre, passeando com seus animais de estimação diariamente. Os cães precisam ser levados para fora pelo menos duas vezes por dia, ou até com mais frequência, para fazer suas necessidades e se exercitar. Os passeios são necessários em qualquer época do ano, independentemente das condições climáticas.

Essa necessidade tem um efeito benéfico no bem-estar geral da pessoa. Passar tempo regularmente ao ar livre no inverno ajuda a fortalecer o corpo e o sistema imunológico. O corpo fica menos suscetível a diversos vírus, e o ar fresco enche os pulmões de oxigênio e recarrega as energias.

Caminhar é benéfico para o sistema cardiovascular e recomendado para pessoas de todas as idades. Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame, além de ajudar a controlar a pressão alta. Ademais, esse tipo de exercício melhora o metabolismo e auxilia na queima de excesso de peso.

Donos de cães se movimentam mais

A atividade física é essencial para todos, especialmente para aqueles com trabalhos sedentários. Donos de cães se movimentam mais, caminhando por distâncias maiores. Eles brincam com seus animais de estimação, se abaixam para jogar uma bola ou um graveto para eles e recolhem as fezes. Essas atividades podem substituir o exercício diário.

O ditado "movimento é vida" provavelmente é familiar a todos. Os cães adoram passear. Ter um amigo de quatro patas em casa estimula a força de vontade do dono. Não importa o quão preguiçoso você seja, ainda precisa se levantar do sofá confortável e sair para caminhar.

Os cães podem reduzir os níveis de estresse de seus donos.

O estresse afeta muitas pessoas não só no trabalho, mas também em casa. Ele enfraquece as defesas do organismo, causando resfriados frequentes, problemas digestivos, problemas cardíacos e outras complicações. Mas conviver com um cachorro ajuda a reduzir os níveis de estresse.

Há muito se sabe que a interação com animais é benéfica para o sistema nervoso. A terapia assistida por animais baseia-se nesse princípio. E a interação constante com um animal de estimação é valiosa tanto para crianças quanto para adultos. A empatia desses animais suaviza qualquer negatividade na vida. A alegria sincera de um amigo peludo ao voltar para casa, lamber seu rosto e a vontade de olhar nos seus olhos — todas essas expressões de amor fazem você se sentir mais feliz.

Acariciar e conversar com um animal de estimação comprovadamente tem um efeito calmante e reduz a pressão arterial. Isso significa que a prevenção de AVC é possível sem medicamentos.

Os cães não deixam você se entediar por causa da solidão.

Os cães podem ser considerados um excelente antidepressivo. A comunicação com um animal de estimação pode ajudar a aliviar a tristeza. Uma pessoa nunca se sentirá sozinha se tiver um amigo tão devotado e afetuoso, sempre pronto para ouvir. Não é à toa que muitas pessoas adoram conversar com seus cães.

Além disso, os donos de cães são melhores socializadores. Eles se encontram e interagem com frequência, pois compartilham um interesse em comum. Organizam passeios juntos, discutem princípios de adestramento e cuidados, e trocam conselhos e experiências. Isso é especialmente importante para os idosos, que raramente recebem visitas da família. A depressão é uma preocupação menor para quem tem um cachorro, principalmente para quem tem mais de um. Graças à influência deles, a insônia e a ansiedade podem ser amenizadas.

Os cães divertem seus donos.

Todo mundo precisa de um pouco de positividade na vida, e os cães oferecem muita disso aos seus donos. Esses animais brincalhões conseguem fazer até a pessoa mais séria e carrancuda rir. Eles buscam brinquedos, esperando serem acariciados, oferecem o focinho para receber carinho e sobem no colo do dono.

Viver com um animal de estimação assim aumenta os níveis de dopamina e serotonina no sangue. Esses hormônios, responsáveis ​​pela sensação de bem-estar, influenciam nosso humor e bem-estar. Ter esses hormônios em quantidade suficiente nos ajuda a lidar melhor com situações difíceis. Eles fazem o seguinte:

  • Aumentar o fluxo sanguíneo;
  • regular a velocidade do pensamento;
  • Aumentar o tônus ​​muscular;
  • reduzir a intensidade da dor;
  • Ativar forças vitais.

Esses são os benefícios de ter um cachorro. Ao assumir a responsabilidade de cuidar de um ser vivo, você ganha muito mais do que apenas um alívio para o tédio. Os cães não só lhe dão amor, como também ajudam a melhorar sua saúde.

Comentários