O cinema sempre teve um talento especial para introduzir novas tendências. Entre elas, podemos citar os tênis estilosos de cadarço de "De Volta para o Futuro" e o suéter de Danila Bagrov em "Irmão", que um em cada três meninos na antiga União Soviética sonhava em ganhar de presente.
Os animais não são exceção. Todo mundo já viu pelo menos uma vez um filme estrelado por um amigo de quatro patas. Algumas raças de cães fizeram sucesso e deixaram uma marca indelével no coração das pessoas.
O Mágico de Oz
Em 1939, foi lançado "O Mágico de Oz". O papel de Toto foi interpretado por um Terrier Cairn. Essa criatura adorável conquistou instantaneamente o coração de milhões de pessoas. No ano seguinte ao lançamento do filme, as vendas dessa raça aumentaram sete vezes. Quase todos os cachorros se chamavam Toto.
Mukhtar
Em 1964, a série de TV "Venha até mim, Mukhtar!" estreou nas telas de toda a União Soviética, apresentando um pastor alemão chamado Mukhtar como um dos personagens principais. O cão cativou a todos de tal forma que, até hoje, fãs do filme e seus descendentes criam bisnetos de cães semelhantes à famosa raça em suas próprias famílias.
Beethoven
Em abril de 1992, foi lançado um filme familiar sobre um cachorro grande e peludo, "Beethoven". Uma nova onda de paixão por cães varreu o mundo, só que agora os holofotes se voltaram para os São Bernardos.
Lassie
A série Lassie inaugurou uma nova raça de cães. O Collie, de pelo comprido e inteligente, começou a aparecer em muitos lares. Sua popularidade, porém, acabou diminuindo. Na realidade, descobriu-se que toda "Lassie" precisava ser escovada e lavada após cada passeio, pois seu pelo longo e bonito acumulava de tudo, desde carrapichos até lama de poças.
Hachiko
O famoso filme "Hachiko: A Dog's Tale" conta a história do Akita Inu, um amigo de quatro patas. De todos os cães mencionados acima (excluindo o Pastor Alemão), o Akita Inu se destaca por seu alto nível de inteligência e, talvez, como sugere o filme, por possuir qualidades superiores e um forte vínculo emocional com seu dono.







