O Pomsky é um híbrido de Husky e Pomeranian que cativará qualquer dono de cão. Esses animais de estimação afetuosos são ótimos membros da família e amigos leais. Cada Pomsky é único, pois o cruzamento sempre produz filhotes diferentes. A raça é considerada nova e instável, já que a criação seletiva ainda está em andamento. Esses cães exigem menos cuidados com a pelagem do que os Spitz, o que os torna ideais para donos de cães iniciantes.
Contente
Descrição resumida
A jovem raça Pomsky ainda não possui padrões definidos e, portanto, não está oficialmente registrada. Vinte anos atrás, o cruzamento de huskies com outras raças começou nos Estados Unidos. A primeira ninhada foi bem-sucedida e os rumores sobre a nova raça se espalharam rapidamente por toda a América.
Após algum tempo, o Pomsky foi levado para a Inglaterra e, posteriormente, para a CEI (Comunidade de Estados Independentes). A Associação Cinológica Internacional ainda não reconheceu a raça, portanto, sua criação está atualmente suspensa.
O Pomsky não possui um padrão oficial, mas pode ser identificado por diversas características, dependendo do tipo de cão.
Os filhotes de uma mesma ninhada podem ter cores de olhos diferentes. Pomskies com olhos azuis brilhantes, castanhos e pretos também são comuns.
Traços de personalidade
Essa é uma raça amigável que dificilmente causará danos a adultos ou crianças. Possuem temperamento moderado, são completamente calmos e não demonstram agressividade em relação a pessoas ou outros animais.
Esses cães não são tímidos e gostam de brincar e ser ativos. Eles lidam bem com longos períodos de solidão. São adequados tanto para famílias grandes com crianças quanto para pessoas que moram sozinhas.
Os Pomskies são muito apegados aos seus donos, mas diferem dos cães Spitz pela sua independência. O temperamento de um filhote é determinado não apenas pela genética, mas também pelo ambiente em que vive.
Prós e contras
A raça tem suas vantagens e desvantagens.
Principais vantagens:
- alta inteligência;
- amabilidade;
- calma;
- falta de agressividade;
- independência.
Imperfeições:
- Padrão não especificado;
- falta de informação sobre possíveis doenças;
- aumento da atividade.
Com os cuidados adequados, a expectativa de vida média dos cães é de 12 a 15 anos.
Cuidados e manutenção
Os híbridos são menos exigentes em termos de cuidados com a pelagem do que os cães Spitz, mas ainda assim requerem atenção especial. Sem os cuidados adequados, um Pomsky pode adoecer.
Alimentação
Você pode alimentar seu animal de estimação com ração comercial ou comida caseira. O mais importante é que a dieta do seu cão seja balanceada. A ração comercial deve ser de alta qualidade, como Royal Canin, Hill's e Perfect Fit. A ração seca deve ser combinada com ração úmida. Seu animal de estimação deve sempre ter acesso a água fresca.
Você pode adicionar o seguinte à dieta do seu Pomsky:
- carne magra crua;
- Peixe do mar cozido sem espinhas;
- legumes cozidos;
- trigo sarraceno;
- fígado;
- fígado;
- ovos;
- Queijo cottage com baixo teor de gordura.
É necessário excluir da dieta:
- carnes defumadas;
- salgado;
- doce;
- farinha.
Alimentos naturais ajudam a diversificar a dieta do seu animal de estimação. Com esse tipo de alimentação, é necessário administrar suplementos vitamínicos preventivos ao seu cão uma ou duas vezes por ano, que podem ser adquiridos em farmácias veterinárias.
O animal deve ser alimentado 2 a 3 vezes ao dia em pequenas porções.
Asseio
Os Pomskies são cães bastante limpos, por isso não precisam de banhos frequentes. Um banho mensal com um xampu específico é suficiente.
Os animais trocam de pelo uma ou duas vezes por ano. Durante esse período, a pelagem pode incomodar os donos. Para reduzir a queda de pelos, escove seu cão diariamente com uma escova especial de cerdas naturais. Após o período de troca de pelos, a escovação não é mais necessária. Uma ou duas escovações por ano são suficientes.
As unhas do seu animal de estimação precisam ser aparadas aproximadamente uma vez por mês. Você pode fazer isso sozinho com um cortador de unhas ou levá-lo a um pet shop para banho e tosa.
Educação e formação
Os Pomskies são extremamente inteligentes e fáceis de treinar. Esses cãezinhos são capazes de realizar diversos truques e entendem seus donos à primeira vista.
Você pode treinar seu animal de estimação por conta própria ou levá-lo a um curso de adestramento canino. Um filhote está pronto para o treinamento a partir dos seis meses de idade. Comandos básicos são aprendidos em algumas sessões. O cão não gosta de aspereza e gritos e é muito sensível ao estado emocional do dono.
Se treinado de forma severa, seu animal de estimação pode ficar ofendido, incontrolável e agressivo.
Doenças e tratamento
Por ser uma raça híbrida, os filhotes raramente herdam doenças genéticas de seus ancestrais. Informações oficiais sobre a saúde da raça não são registradas. Cientistas observam que alguns filhotes sofrem de reações alérgicas.
Para prevenir alergias, é importante alimentar seu animal de estimação corretamente e evitar o uso de cosméticos não destinados a cães. Os Pomskies sofrem com o acúmulo de tártaro, portanto, é necessário dar atenção especial à saúde bucal. Você pode oferecer a eles ossos e biscoitos de limpeza específicos e escovar os dentes uma ou duas vezes por semana.
A vacinação programada e o tratamento regular contra parasitas (vermes, pulgas) ajudarão a manter seu animal saudável.
Reprodução
Para criar um Pomsky, tudo o que você precisa é de um macho Spitz saudável e uma fêmea Husky saudável. O mais importante na escolha dos parceiros é a ausência de doenças e defeitos genéticos.
É possível cruzar dois indivíduos da mesma espécie, mas esse tipo de acasalamento só é permitido em canis com criadores experientes. A dificuldade com esse tipo de cruzamento é que a composição genética da ninhada é imprevisível. Embora um acasalamento produza lindos Pomskies, os filhotes subsequentes podem ser completamente diferentes da primeira ninhada. Eles podem apresentar características mais típicas de Husky ou Spitz.
Tricô
O processo de acasalamento é único devido à diferença de altura entre o macho e a fêmea. Um cão da raça Spitz não consegue engravidar naturalmente uma Husky, por isso os especialistas precisam recorrer à inseminação artificial. A cadela recebe uma injeção de esperma do macho com uma seringa especial em um momento específico do seu ciclo estral.
É proibido cruzar uma fêmea Spitz com um macho Husky, pois a cadela de pequeno porte não conseguirá gerar filhotes grandes. Isso resultará na morte do animal.
Cuidando de filhotes
Durante os primeiros dias após o nascimento, os filhotes requerem cuidados especiais da mãe e do criador. O dono deve garantir condições confortáveis para a mãe e os filhotes, e fornecer à mãe nutrição adequada para auxiliar na amamentação natural dos filhotes.
Assim que os filhotes crescerem e começarem a se movimentar de forma independente, devem ser colocados em um recinto especial para garantir sua segurança. Durante esse período, o dono deve oferecer-lhes alimentos complementares, como queijo cottage com baixo teor de gordura e kefir.
Aos três meses, os filhotes já estarão socializados e adaptados à alimentação de adultos. Nessa idade, inicia-se a venda dos filhotes.
Como dar nome a um filhote de cachorro
Quem se apaixona por esses cãezinhos adoráveis inevitavelmente se pergunta quanto custa um filhote de Pomsky. Os preços variam de US$ 2.500 a US$ 5.000. Você só deve comprar um cão de um criador de boa reputação. Antes de comprar, peça informações sobre os pais, as vacinas e as condições de vida do criador.
Após a chegada de um novo membro à família, tudo o que resta é escolher um apelido.
Os meninos podem ser chamados de:
- Archie;
- Bengo;
- Wentz;
- Bismuto;
- Gary;
- Verde;
- Dia;
- Rem;
- Rex;
- Sherlock;
- Kevin;
- Quadro.
Os seguintes nomes são adequados para meninas:
- Khasya;
- Ágata;
- Ásia;
- Jade;
- Basya;
- Bonya;
- Coco;
- Gunya;
- Donka.
Cães da raça Pomskies de alta qualidade não podem ser baratos. Se um criador vende filhotes por um preço muito baixo, eles provavelmente são defeituosos ou não são parentes de um híbrido de Husky e Pomeranian.
Os Pomskies são cãezinhos brincalhões do tamanho de um Spitz, com a aparência de um Husky. São perfeitos para viver dentro de casa e serão amados por todos os membros da família. Esses cãezinhos inteligentes acompanharão seus donos tanto em momentos de lazer quanto em atividades mais intensas.










