Se um cão apresenta ruídos abdominais periódicos, isso pode ser devido a uma variedade de razões. Às vezes, esse sintoma indica problemas de saúde subjacentes. Para resolver o problema prontamente, um dono atento deve entender por que o estômago do seu cão está roncando.
Principais razões

Às vezes, os cães de estimação roubam secretamente a comida de seus donos, o que não é nada adequado para os animais.
Os motivos para o ruído podem ser inofensivos ou muito sérios, por exemplo:
- Erros alimentares. Alimentos inadequados para cães podem causar problemas digestivos e ruídos estomacais. Isso pode acontecer quando os cães consomem alimentos picantes, doces, gordurosos ou fritos. Vegetais crus, como pepino e repolho, também podem causar ruídos estomacais. Às vezes, o trato gastrointestinal reage de forma diferente a alimentos novos e desconhecidos na dieta do animal ou à transição da ração para alimentos naturais.
- Engolir ar. Isso acontece quando um animal de estimação come com muita avidez e engole tudo em pedaços grandes. Os gases se formam nos intestinos, causando inchaço e ruídos intestinais.
- Envenenamento. Quando, além de ruídos retroperitoneais, ocorrem distúrbios como vômitos e fezes amolecidas, pode ser um sinal de exposição a substâncias tóxicas.
- Infecções intestinais. Isso inclui não apenas patógenos bacterianos, virais e fúngicos no trato gastrointestinal, mas também helmintos. Nesses casos, os ruídos abdominais são acompanhados de febre, diarreia, recusa em comer ou beber, diminuição da atividade e outros problemas de saúde.
- Alergia. Se o organismo for propenso a essas reações, elas podem ser causadas por diversos irritantes, incluindo alimentos. Cães com essas características frequentemente apresentam alergia a frango e ovos, assim como a peixe e leite.
- Doenças não infecciosas do trato gastrointestinal - hereditárias ou adquiridas. No segundo caso, são frequentemente consequência de disfunções em outros órgãos e podem tornar-se crônicas. Para prolongar a remissão e reduzir os sintomas de crise, é necessário alimentar o cão de acordo com as recomendações do veterinário.
Um veterinário pode determinar a causa exata do estômago roncando do seu animal de estimação, a menos que seja devido a uma dieta inadequada, com base nos resultados dos exames.
O que fazer

Ruídos prolongados ou a presença de quaisquer outros sintomas são motivos sérios para consultar um veterinário.
Para ajudar seu amigo de quatro patas, você precisa:
- Normalizar a dieta do cão e alimentá-lo em intervalos regulares;
- Excluir alimentos que causam indigestão e aumento da formação de gases intestinais;
- Leve seu animal a uma clínica veterinária se notar quaisquer sinais de piora em sua saúde.
Você não deve tentar tratar seu cachorro por conta própria sem um exame e prescrição médica.
O ronco do estômago de um cachorro é inofensivo se ocorrer raramente e não for acompanhado por nenhum problema de saúde. Caso contrário, é um motivo importante para levar o cachorro ao veterinário.


