Nariz molhado significa cachorro saudável: 4 mitos sobre cães em que você não deve acreditar.

O cão é o animal domesticado mais antigo e convive com os humanos desde os tempos antigos. Apesar disso, persistem mitos absurdos sobre esse animal que precisam ser desfeitos.

O cachorro precisa ser banhado com frequência.

Ao contrário dos gatos, os cães de guarda de quatro patas não reagem de forma tão agressiva à água. Alguns donos abusam da tolerância de seus animais de estimação, lavando-os regularmente para eliminar o odor característico de "cachorro". Na verdade, essa lavagem frequente remove os óleos protetores naturais da pele, o que pode causar caspa e danificar a pelagem, podendo levar à hipotermia no outono e inverno.

O ideal é lavar seu animal de estimação apenas se ele estiver realmente sujo ou com cheiro desagradável. Evite usar xampus específicos e outros produtos de limpeza: use-os no máximo uma vez por mês para animais que vivem dentro de casa e uma vez a cada seis meses para animais que vivem ao ar livre ou em viveiros. É melhor usar xampu para pelos secos para evitar ressecar a pele delicada do animal. Caso contrário, enxágue a sujeira com água limpa.

Para reduzir o incômodo da tosa e evitar preocupações com odores, recomenda-se tosar cães de pelo comprido ou adotar raças de pelo curto.

O nariz seco de um cão indica problemas de saúde.

Muitas vezes se acredita que o nariz de um cachorro está saudável se estiver úmido e frio. Por outro lado, um nariz seco e quente indica doença. Na verdade, a temperatura e o nível de umidade dessa parte do corpo não podem ser usados ​​para diagnosticar doenças. O nariz de um cachorro pode ficar seco se ele estiver brincando vigorosamente e não o tiver lambido por um tempo, ou pode ficar quente se ele estiver dormindo no calor e não tiver bebido água por muito tempo. É importante lembrar que doenças só podem ser diagnosticadas por meio de mudanças no apetite, sede e comportamento. Se o seu cachorro estiver letárgico, agressivo ou recusar comida e água, o melhor é levá-lo ao veterinário.

O cachorro abana o rabo – ele está feliz e é amigável com você.

Na verdade, os cães usam esse método para marcar território e se comunicar com outros, espalhando seu cheiro a partir de glândulas localizadas sob a cauda. No entanto, esses cheiros podem facilmente sobrecarregar os animais com emoções, tanto positivas quanto negativas. A cauda é um meio de comunicação entre um animal de estimação e outros, e o que ela "diz" pode ser deduzido da aparência geral do animal:

  • Se o corpo de um cachorro se mexe ao mesmo tempo que seu rabo se move, significa que ele está contente e feliz;
  • uma cauda que se move lentamente e está erguida – alerta;
  • espremido entre as patas traseiras - assustado;
  • Abaixado, balançando de um lado para o outro – o animal está se preparando para atacar.

Se um cachorro não move o rabo de jeito nenhum, isso não significa que ele seja agressivo. Provavelmente ele está apenas calmo e relaxado.

Mau hálito de cachorro é normal.

Assim como as pessoas, os cães podem ter problemas dentários ou gengivais e precisam de cuidados preventivos para evitar cáries, acúmulo de tártaro e outras doenças bucais. Oferecendo ao seu animal de estimação ossos ou petiscos especiais para limpeza e escovando seus dentes, você pode garantir que o hálito dele não seja pior do que o dos humanos.

A doença dentária é a principal causa do mau hálito. Às vezes, um odor desagradável pode ser exalado pela boca de um animal com gastrite. Cães alimentados regularmente com ração seca também raramente são afetados. Portanto, além dos cuidados dentários, é importante revisar a dieta do cão. Se outros sintomas alarmantes estiverem presentes, o melhor é consultar um veterinário.

Ainda existem muitos equívocos que impedem a convivência harmoniosa entre animais e seus donos. O mais importante para um dono é o ser vivo, e suas necessidades devem ser levadas em consideração com a devida atenção.

Comentários