4 motivos pelos quais os cães lambem tudo

Cães lambendo seus donos, demonstrando alegria ao encontrá-los e carinho, não é algo surpreendente e é realmente encantador. No entanto, se um animal de estimação lambe constantemente tudo ao seu redor, é motivo de preocupação. Esse comportamento pode ter diversas causas.

Aroma atraente proveniente de objetos

O sentido mais importante para um cão é o olfato. Enquanto os humanos percebem a maior parte do ambiente ao seu redor visualmente, os cães dependem do olfato ou do paladar. Eles são extremamente sensíveis a aromas que os humanos podem nem perceber. Se uma pessoa ou objeto tem um cheiro agradável, isso atrairá a atenção do cão, que não só cheirará ativamente, como também lamberá, tentando sentir o gosto. Se o aroma for desagradável, os cães também podem lamber o objeto para remover o odor.

Desidratação

Os donos devem garantir não apenas que a dieta de seus animais de estimação seja adequada, mas também fornecer acesso constante a água limpa, especialmente quando se trata de ração comercial. Se um cão não beber água suficiente, pode ficar desidratado. O animal tentará de todas as maneiras possíveis obter a hidratação que lhe falta.

Os donos devem ficar atentos a situações em que o cão lambe a condensação em uma janela, um piso recém-lavado ou objetos secos. Nesses casos, é fundamental garantir que o cão tenha água suficiente. A desidratação pode prejudicar seriamente a saúde do animal, por isso é importante manter o bebedouro sempre cheio.

É assim que um cachorro se acalma.

O hábito do cão de lamber a si mesmo e os objetos ao seu redor pode ser um reflexo do seu estado emocional. Pode ser consequência da falta de atenção do dono e da falta de atividades físicas. Se o cão é frequentemente exposto a situações estressantes, esse comportamento pode ser uma forma de se acalmar.

Para evitar reações comportamentais, o animal precisa receber atenção e cuidados suficientes. O ambiente doméstico deve ser confortável para o pet; só assim ele se sentirá seguro e não precisará de constante reafirmação. Se o dono estiver ausente por longos períodos durante o dia, você pode diversificar o tempo de lazer do cão comprando vários brinquedos com os quais ele possa brincar ativamente mesmo sem a intervenção humana.

Problemas digestivos

Um cão com problemas gastrointestinais pode lamber não só a si mesmo, mas também qualquer objeto que encontre. Isso pode incluir pisos, paredes, móveis, etc. Esse comportamento costuma ser desencadeado por náuseas ou cólicas estomacais. Lamber tudo e qualquer coisa é apenas um dos possíveis sintomas. Normalmente, problemas digestivos causam uma série de sintomas mais óbvios: vômitos, diarreia, recusa em comer, perda de peso e deterioração da pelagem e da pele. Se um ou mais desses sintomas estiverem presentes, o animal deve ser examinado por um veterinário imediatamente.

Esse comportamento geralmente indica alterações no estado psicoemocional do cão ou problemas de saúde física. Uma avaliação adequada da situação ajudará a quebrar o hábito obsessivo do cão e a prevenir o desenvolvimento de problemas mais sérios.

Comentários