
Mas suas opiniões concordam em um ponto: a raça se originou na Ásia, e os descendentes do Pastor Asiático são os Wolfhounds Tibetanos e os Dogue Alemães. E se você observar uma foto do Pastor Asiático, verá que ele realmente apresenta muitas semelhanças com o Dogue Alemão Tibetano.
Cão Pastor Asiático: Fotos e Descrição da Raça
Cães Pastores Asiáticos distinguem-se pelo seu grande tamanho e massa relativamente grande.Durante milhares de anos, eles foram usados para:
- Protegendo rebanhos de ovelhas de diversos predadores e ladrões. Também guardavam o pastor e sua casa. Isso é o que distingue o pastor asiático do pastor europeu tradicional, que apenas conduzia os rebanhos, não os protegia.
- As lutas de cães são uma característica marcante. Esse entretenimento permanece popular até hoje. Os povos da Ásia se divertem bastante encenando lutas sangrentas entre esses cães de grande porte.
Hoje existe Existem quatro variedades de Pastor Asiático:
- Turcomano;
- Tajique;
- Cazaque;
- Uzbeque;
O mais comum deles é o Pastor Turcomano, frequentemente chamado de Cão Lobo Turcomano ou Alabai. Alabai, por sua vez, significa "cão malhado". No entanto, o Pastor Asiático recebeu seu nome completo apenas recentemente. Anteriormente, cães dessa raça eram chamados de Cães Lobo Turcomanos. A primeira menção oficial ao Pastor Asiático apareceu em 1939.
Foi então que as agências de segurança e inteligência demonstraram interesse pelos cães. Algumas chegaram a abrir canis especiais para Pastores Asiáticos em suas bases. Cães dessa raça se destacaram como cães de guarda e participou de muitas operações de buscaMas o advento da Segunda Guerra Mundial mudou significativamente a situação, e os pastores passaram por momentos difíceis.
Após o fim da guerra, cinólogos e entusiastas fizeram as primeiras tentativas de restaurar o número de exemplares da raça. Já na década de 1950, cães asiáticos participaram de exposições internacionais, conquistando prêmios de prestígio.
Mas na década de 1980, a existência da raça Pastor Asiático voltou a estar ameaçada. A rápida expansão do crime organizado desferiu um duro golpe contra os cães, aumentando a procura por cães de guarda de grande porte. Nessa época, surgiram até mesmo canis fraudulentos que criavam cães mestiços, e não Pastores Asiáticos. O problema era que eles começaram a cruzar Pastores Asiáticos com Pastores do Cáucaso e Dogue Alemão, vendendo-os no mercado. Foi então que os verdadeiros Pastores Asiáticos foram ameaçados de extinção completa como raça pura.
Mas tudo isso ficou no passado, pois, depois de algum tempo, treinadores de cães, entusiastas e até cientistas começaram novamente a restaurar a população. Após vários anos de trabalho diligente, A pureza da raça asiática foi restaurada.Hoje, o Pastor Asiático é considerado uma das raças de cães mais populares e reconhecidas. No entanto, seu propósito mudou significativamente: agora eles são usados exclusivamente como animais de estimação e cães de guarda.
Para se familiarizar com as características físicas de filhotes e cães adultos da raça asiática, basta observar diversas fotos.
Características dos representantes da raça. Filhotes.

Frequentemente, representantes do Pastor Asiático, que não tiveram a educação adequada, atacaram seus donos, o que levou a consequências desastrosas. No entanto, isso não acontece apenas com cães dessa raça.
Para evitar esse cenário, um filhote de Pastor Asiático precisa ser treinado desde cedo, assim que chega em casa. Se você não tem experiência em treinar cães de grande porte, é melhor não comprar um filhote ou confiar o treinamento a um profissional.
Se você fizer tudo certo, conseguirá criar um filhote que será um verdadeiro cão de guarda, obediente e calmo. Mas lembre-se: ele só obedecerá a um dono — você — e adorará sua companhia.
As pessoas que conseguem criar um filhote adequadamente recebem um cão de guarda verdadeiramente responsável e destemido, pronto para arrancar a garganta e lutar até a morte por seu dono.
Se um representante de outra raça ou um potencial intruso aparecer no seu quintal, O asiático vai atacá-lo imediatamente.Esses cães não permitem a entrada de estranhos em seu território.
Como cuidar de um Pastor Asiático. Adestrando um filhote.

A presença de uma pelagem densa e um subpelo espesso permite que eles suportem quaisquer mudanças climáticas sem problemas. Esses cães se sentem confortáveis tanto no frio quanto no calor. Os Pastores Asiáticos passam todo o seu tempo ao ar livre, então praticamente não há necessidade de banhá-los.Isso pode ser feito de uma a duas vezes por ano.
Adestrar e cuidar de um cão adulto de grande porte não exige muito esforço. No entanto, cuidar de um filhote é mais desafiador. Lidar com um filhote é bastante complexo. É importante deixar claro desde cedo que o filhote não é o líder da matilha e deve obedecer ao dono em tudo. Só assim você conseguirá criar não apenas um bom cão de guarda, mas um verdadeiro amigo.














