A moda é volúvel. Após os escândalos da década de 1990, quando os índices de criminalidade caíram, a maioria das raças de cães de grande porte saiu de moda. Hoje em dia, os cães são mais companheiros do que protetores. As raças pequenas estão em alta, embora algumas raças de briga ainda sejam populares.
Yorkshire Terrier
A terra natal deste adorável cãozinho é a Grã-Bretanha. A raça é considerada relativamente jovem, pois só foi desenvolvida no final do século XIX.
Eles medem de 20 a 23 cm na cernelha, pesam até 3 kg e vivem em média de 13 a 15 anos. Esses terriers geralmente têm uma pelagem multicolorida, frequentemente cinza-aço com manchas vermelhas ou douradas. Alguns cães também têm pelagem cor de leite ou chocolate.
As características do Yorkshire Terrier o tornam um sucesso entre os moradores da cidade:
- a natureza brincalhona do cão;
- sua capacidade de se adaptar rapidamente a qualquer ambiente;
- Eles não exigem cuidados especiais nem longas caminhadas;
- Ideal para pessoas idosas;
- e se dá muito bem com crianças.
Entre as desvantagens da raça estão a tendência a latir alto e com frequência, além de possíveis dificuldades de adestramento. Alguns indivíduos podem apresentar problemas com suas necessidades fisiológicas.
Spitz
Os cães Spitz são originários do norte da Europa, e entre seus parentes distantes estão os cães esquimós. O tamanho miniatura característico da raça foi obtido por meio de extensa seleção genética.
Vale ressaltar que existem diversas variedades de Spitz: Spitz Alemão, Pomerânia, Wolfspitz, entre outras. A cor depende do tipo de Spitz. Se for um Wolfspitz, a pelagem terá uma tonalidade semelhante à de um lobo. Se for um Pomerânia, a cor varia entre preto e chocolate, branco e vermelho.
Essa raça é caracterizada por um temperamento enérgico e ativo. Estão sempre prontos para brincadeiras e passeios. No entanto, se você não tiver tempo para longas caminhadas duas vezes ao dia, seu cão não se sentirá desconfortável.
Embora alguns exemplares não sejam particularmente grandes, os cães Spitz são excelentes cães de guarda. As desvantagens incluem latidos frequentes e agudos e possíveis dificuldades de higiene, já que precisam ser escovados diariamente.
Chihuahua
Os cães miniatura mexicanos são uma raça notavelmente antiga, com origem no século IX. Com os cuidados adequados, esses pequenos podem encantar os olhos por até 20 anos.
Esses cães têm personalidades complexas: são sensíveis, ciumentos e persistentes. Os chihuahuas não são o tipo de cão em que se pode impor a vontade. São uma raça muito teimosa que consegue o que quer com obstinação.
Muitos de nós associamos os Chihuahuas ao mundo do entretenimento, já que esses cães são populares entre as pessoas da alta sociedade. Eles podem ser vistos frequentemente em conferências, desfiles de moda e outros eventos.
As cores mais comuns são o vermelho e o preto. Manchas brancas no peito e nas patas também podem estar presentes.
Vale ressaltar que o animal de estimação não tolera bem a solidão e se apega muito ao dono, portanto, não se deve deixá-lo sozinho por longos períodos.
As desvantagens da raça são a tendência a dominar e os frequentes conflitos com outros cães.
Pastor alemão
Inúmeros filmes com Pastores Alemães foram produzidos. Graças a isso, a raça tornou-se o epítome de protetor e lutador, bem como o amigo mais leal em situações difíceis.
O cão pesa até 50 kg e mede entre 55 e 70 cm de altura. A pelagem geralmente é preta, com manchas vermelhas, amarelas ou marrons.
Acredita-se que a origem do cão seja alemã. A raça é relativamente jovem, com pouco mais de um século de existência. Este cão é um excelente cão-guia, cão de guarda e pastor. Os Pastores Alemães também se caracterizam por uma mente vivaz e temperamento equilibrado, o que os torna seguros para conviver com crianças.
Essa opção não deve ser considerada por quem mora em apartamentos pequenos, pois o Pastor Alemão se sentirá apertado e desconfortável entre quatro paredes. Embora o cão seja de baixa manutenção, ele requer muita atenção.
Vale ressaltar que, se não receber exercícios suficientes (mentais e físicos), um Pastor Alemão corre o risco de se transformar de um animal amigável e inteligente em um animal nervoso e agressivo. Outra desvantagem significativa é a queda excessiva de pelos, algo que certamente não agrada aos donos.
Terrier de brinquedo
A variedade russa do Terrier Miniatura surgiu no século XX. Nessa época, o cão tornou-se um companheiro favorito entre pessoas ricas.
Esses cães pesam entre um e dois quilos. Sua altura na cernelha não ultrapassa 30 centímetros, sendo, portanto, geralmente menores que gatos adultos. Sua pelagem é mais comumente preta e castanha, mas também existem variedades vermelhas e até mesmo totalmente pretas.
A constituição esguia e ligeiramente magra do Toy não condiz com sua natureza teimosa, sua facilidade em se ofender e seu temperamento caprichoso. Com a abordagem correta, este cão se apega muito ao dono e não tolera bem a solidão. Sua natureza exuberante frequentemente causa problemas ao dono, mas se o dono se sentir ameaçado, o cão atacará o agressor sem medo.
Esses cães são ideais para pessoas ocupadas, pois exigem poucos cuidados. Não precisam de longas caminhadas. Uma desvantagem clara é a sua resistência ao adestramento e a sua relativa fragilidade.
Muitos russos estão abandonando as raças de cães mais populares e adotando aquelas de sua preferência. No entanto, esses cães continuam sendo escolhidos por sua facilidade de cuidado, temperamento alegre e relativa alta resistência a doenças. Vale lembrar que as tendências mudam com frequência, e Chow Chows e São Bernardos podem estar em alta amanhã.







