Mãos fora: Por que você não deve acariciar a cabeça de um cachorro.

Os cães são os melhores amigos do homem e os animais de estimação mais amigáveis. Mas também são seres vivos com seus próprios instintos e personalidades. Muitos de nós não pensamos se nossos toques são sempre agradáveis ​​aos nossos cães.

blobid1565075202777.jpg

Um gesto ameaçador

Um dono pode acariciar a cabeça do seu animal de estimação o quanto quiser, sem perceber que o cão tolera esses carinhos apenas porque está apegado a ele e o reconhece como o dominante. O cão não vê esse gesto como uma ameaça. Se um estranho tentar acariciar a cabeça do animal, ele pode se tornar agressivo.

A maioria dos cães não gosta desse gesto, considerando-o rude e ameaçador. Esse fato foi comprovado por cientistas britânicos. Portanto, eles recomendam uma abordagem menos ameaçadora. Por exemplo, um carinho suave no queixo ou na orelha é o mais indicado para nossos amigos de quatro patas.

Quem o cachorro vai deixar acariciar sua cabeça?

Os cães, sem dúvida, adoram ser acariciados e afagados. O prazer que um animal de estimação obtém ao ser acariciado e afagado depende de:

  • da situação;
  • ambiente;
  • Sensibilidade da parte do corpo que é submetida a essas carícias.

Os cães quase sempre apreciam o toque do dono. Mesmo assim, um cão pode interpretá-lo de forma negativa. Isso acontece quando outros animais hostis estão por perto, ou quando o animal fica muito agitado durante a brincadeira ou a refeição. Um estranho pode causar tensão e ansiedade no cão, o que muitas vezes contribui para a agressividade.

Nossos amigos de quatro patas sempre recebem bem o nosso toque em um ambiente calmo e relaxado, por isso é importante ver um cachorro não como um brinquedo que pode ser abraçado a qualquer momento, mas como um ser vivo.

Como se comportar com um cão desconhecido para evitar problemas.

Raramente pensamos em como nos comportar perto de cães desconhecidos na rua ou no transporte público. Muitas vezes, os humanos, sem querer, provocam a agressividade de um animal. Ela pode ser desencadeada por um movimento repentino, um gesto leve ou até mesmo um olhar. Para evitar que isso aconteça, existem algumas diretrizes simples para lidar com o encontro com um cão desconhecido.

  • Evite olhar o cachorro nos olhos. Isso é um desafio para o animal, convidando-o a um teste de força. O animal vê uma ameaça à sua frente, então pode responder ao seu olhar com agressividade.
  • Não chame um cachorro desconhecido sem necessidade e, principalmente, não lhe dê um petisco da mão. Se o cachorro estiver com o dono e você tiver um petisco, certifique-se de pedir permissão para alimentá-lo.
  • O petisco deve sempre ser oferecido na palma da mão aberta, caso contrário o cão pode mordê-lo acidentalmente;
  • Se o seu cão estiver agindo de forma agressiva, não fique nervoso nem tente fugir. Mantenha a calma e a confiança, ignorando o comportamento. Gradualmente, vá para uma área pública. Lá, o animal não se sentirá superior e não atacará.
  • Se for atacado, tente jogar uma sacola ou jaqueta sobre o rosto do animal e corra para um lugar seguro. Se tiver algo comestível, tente distrair o cachorro e jogue o petisco para longe de você;
  • Se um cachorro passar por perto e parar para te cheirar, não se assuste nem faça movimentos bruscos. Assim que o cachorro terminar de "se familiarizar" com você, ele correrá para fazer suas necessidades.
  • Ao encontrar alguém com um cachorro, você também deve pedir permissão para acariciá-lo. No entanto, evite acariciar o animal ou fazer carinho em sua cabeça, pois isso pode ter consequências negativas.

Ao interagir com cães, assim como com outros animais de estimação, é importante lembrar que eles também têm suas próprias preferências, hábitos e temperamentos. Trate seus animais de estimação com compreensão e eles retribuirão com amor e devoção.

Comentários

10 comentários

    1. Oleg-sg

      Você precisa tratar o cachorro com total confiança e cooperação. Mas não estenda a mão. Nunca. Exceto a sua.

    2. Alexey Petrichkovich

      km

    3. Alexey Petrichkovich

      Isso mesmo, não dê tapinhas na cabeça dele, é melhor... fazer cócegas nos testículos dele!

    4. Olga

      Não sei quanto aos outros cães, mas meu dachshund me cutuca com o focinho para que eu possa acariciar sua cabeça e coçar o espaço entre as sobrancelhas. Ele adora isso.

    5. Vitória Heinze

      Bobagem…