Você deve se preocupar? Possíveis efeitos colaterais da vacinação de filhotes.

Os cães são vacinados para prevenir muitas doenças. Após a vacinação, é importante prestar atenção especial à condição física do filhote. Alguns cães toleram bem as vacinas, enquanto outros podem recusar comida ou ficar letárgicos. Quais sintomas são perigosos e quais não são?

Recusa de comer

Uma das reações mais comuns e seguras à vacinação é a recusa em comer. Não há motivo para preocupação. Uma recusa pontual em se alimentar logo após a vacinação é uma reação natural para os cães. O apetite pode retornar e os hábitos alimentares normais podem ser retomados no dia seguinte. Se o seu cão não comer por mais de 12 horas, tente oferecer a ele sua comida favorita ou um petisco. Se o seu filhote recusar um petisco por mais de 24 horas, consulte o seu veterinário. Um cão adulto pode ficar mais tempo sem comer sem problemas. Certifique-se de que seu cão tenha acesso constante à água, pois a necessidade de água aumenta após a vacinação.

Letargia

Após a vacinação, seu cão pode ficar letárgico. Isso ocorre devido à produção inicial de novos anticorpos pelo organismo. Essa letargia pode persistir por três a quatro dias. Pode ocorrer febre de até 39,5 graus Celsius (102,5 graus Fahrenheit). Monitore seu animal de estimação atentamente: a temperatura deve se estabilizar em dois a três dias. Se estiver mais alta ou persistir por um período mais longo, consulte um veterinário.

Latido

Um cão pode latir ou choramingar devido à dor no local da injeção. Verifique se há inflamação ou caroço no local. Se houver um caroço, massageie o local. Se a inflamação aumentar, o inchaço persistir ou o animal se recusar a permitir que a área dolorida seja tocada, consulte um veterinário: houve casos isolados de caroços no local da injeção que levaram a tumores benignos. A condição geralmente retorna ao normal em quatro a cinco dias.

Indigestão

Outro efeito colateral comum da vacinação é o desconforto estomacal. Um episódio isolado de diarreia, seguido pela estabilização das fezes, é completamente normal e não requer intervenção adicional do dono. Um episódio isolado de vômito também é possível. Se o problema persistir, coloque seu animal de estimação em jejum por 12 a 20 horas. Você também pode oferecer alimentos terapêuticos, probióticos ou enzimas digestivas. Nunca restrinja o acesso à água potável limpa. A desidratação é extremamente perigosa, mesmo para cães adultos, e ainda mais para filhotes. Se o desconforto estomacal persistir, as fezes ficarem muito moles ou o cão se tornar cada vez mais letárgico, procure atendimento veterinário imediato. Esses sintomas podem indicar uma infecção devido ao uso de uma vacina de baixa qualidade ou intolerância a algum de seus componentes.

Apesar das possíveis complicações após a vacinação, a prevenção de doenças em animais de estimação é muito importante. É melhor para um cão suportar algum estresse durante a vacinação do que contrair uma infecção perigosa e precisar de um tratamento prolongado. A maioria dos cães tolera bem a vacinação e desenvolve imunidade duradoura contra doenças infecciosas.

Comentários