O Maltipoo é uma raça híbrida criada a partir do cruzamento entre um Maltês e um Poodle Toy. Esses cães miniatura não são reconhecidos por organizações caninas oficiais e são considerados cães de companhia, sendo bastante raros. O cão é conhecido por sua natureza dócil e é considerado hipoalergênico, o que o torna popular entre criadores.
Contente
Contexto histórico
Criadores começaram a criar Maltipoos na década de 1980. Seu objetivo era criar uma raça hipoalergênica. No início do século XXI, clubes de fãs especializados na criação desses cães miniatura se formaram nos Estados Unidos. Logo, vários canis surgiram na Rússia.
Apesar de os filhotes serem caros, representantes dessa raça rapidamente ganharam popularidade entre os criadores. No entanto, o Maltipoo não possui um padrão oficial, já que não é reconhecido por organizações cinológicas.
Descrição da raça
Os Maltipoos são cães compactos e de constituição harmoniosa. Pesam entre 2,5 e 5 kg e medem entre 20 e 30 cm de altura. A descrição da raça é a seguinte:
- A estrutura é atarracada.
- O focinho é alongado.
- As orelhas são pendentes, compridas e cobertas de pelos.
- Os olhos são salientes, redondos, com íris escura. A pupila é quase invisível.
A lã de Maltipoo é dividida em 3 tipos com base em sua estrutura:
- Liso e brilhante. Os indivíduos com esse tipo de casaco são os mais caros.
- Encaracolado. Os Maltipoos herdaram essa pelagem de seus ancestrais Poodles de brinquedo. Essa pelagem requer escovação regular.
- Ondulado e duro. Cães com esse tipo de pelagem são os mais raros e menos populares.
A cor pode ser sólida ou combinada, mas na maioria das vezes encontramos indivíduos com pelagem preta, marrom e branca.
Prós e contras
Entre as principais vantagens dos cães desta raça, vale destacar:
- Atitude amigável para com crianças e animais de estimação;
- não há necessidade de atividade física regular;
- Capacidade de aprendizado rápido;
- boa saúde.
Entre as desvantagens do Maltipoo estão o seu alto custo e a pelagem encaracolada, que exige cuidados especiais. Eles também têm dificuldade em se separar dos seus donos, o que torna a raça inadequada para pessoas que passam a maior parte do tempo ao ar livre.
Personagem
Os Maltipoos são cães curiosos e inteligentes. Eles gostam de brincadeiras ativas e permanecem ativos até a velhice. Eles são completamente isentos de qualquer tendência à agressão injustificada.Eles convivem com animais de estimação, incluindo pequenos roedores, e têm uma atitude positiva em relação às crianças.
Os Maltipoos são afetuosos e sociáveis. Gostam de passar tempo com a família e precisam de muita atenção dos seus donos. São amigáveis com estranhos e criam laços rapidamente com eles.
Educação e formação
Embora o Maltipoo seja considerado um cão fácil de treinar, ele pode ser teimoso. Durante o treinamento, o dono deve ser firme e paciente. No entanto, se o cão desobedecer, não grite nem bata, pois esse comportamento afetará negativamente o psicológico do animal. O cumprimento dos comandos deve ser recompensado com petiscos.
O adestramento de um Maltipoo deve começar desde cedo. O filhote precisa aprender a fazer as necessidades no lugar certo, a usar o banheiro, a passear regularmente ao ar livre e a ter uma rotina de alimentação. O dono também deve explicar imediatamente ao animal de estimação que ele é o chefe da casa, caso contrário o cão tentará dominar e manipular o ambiente doméstico.
Recursos de conteúdo
Os representantes desta raça são igualmente adequados para serem mantidos em apartamentos urbanos e em casas de campo espaçosas. Se o seu animal de estimação vive em uma casa particular, evite colocá-lo em uma gaiola ou canil, pois ele ficará solitário se for deixado sozinho. Não é aconselhável deixar um Maltipoo vagar sem supervisão, pois esse cãozinho pode se machucar ou se perder.
Se seu animal de estimação vive em apartamento, ele deve receber caminhadas curtas diárias (de 15 a 20 minutos). Os seguintes acessórios devem ser adquiridos para o seu animal de estimação:
- espreguiçadeira;
- 2 tigelas para comida e água;
- coleira e guia;
- bandeja;
- diversos brinquedos.
Cuidado
Para um Maltipoo, você precisará criar uma dieta balanceada e fornecer ao cão os cuidados adequados. O processo de higiene inclui os seguintes procedimentos:
- aparar as unhas;
- Limpeza dos olhos e ouvidos;
- cuidados bucais e dentários;
- banho.
Será necessário dar atenção especial à pelagem do seu animal de estimação, que precisa ser penteada e aparada regularmente. O ideal é que a tosa seja feita por um profissional. Se a pelagem for lisa, escová-la com um pente de metal algumas vezes por semana é suficiente.
Cabelos cacheados devem ser escovados a cada dois dias com uma escova de cerdas naturais.
Cães de pelo duro precisam de tosa regular (retirada dos pelos velhos que se soltam facilmente da pele). Recomenda-se o uso de uma máquina de tosa específica.
Dê banho no seu animal de estimação no máximo uma vez por mês, usando um xampu específico para cães. Seque a pelagem com um secador de cabelo, escovando-a enquanto seca para evitar nós.
Recomenda-se limpar os olhos do Maltipoo conforme necessário com um algodão embebido em infusão de camomila ou água morna. Os dentes devem ser escovados pelo menos uma vez por semana, mas o ideal é escovar diariamente. Use uma escova e pasta de dente específicas para cães, disponíveis em pet shops e farmácias veterinárias.
As orelhas do animal devem ser limpas uma vez por mês com um algodão embebido em uma loção especial, que também pode ser adquirida em farmácias veterinárias.
As unhas dos Maltipoos devem ser aparadas à medida que crescem, utilizando um cortador de unhas pequeno. Normalmente, esse procedimento é realizado no máximo duas vezes por mês.
Alimentação
Os Maltipoos podem ser alimentados com comida natural ou ração industrializada, mas não é recomendável misturar esses tipos de alimentos. Ao escolher ração comercial, dê preferência a marcas premium ou super premium (Acana, Hills, Royal Canin).
O que você pode e não pode dar de comer ao seu cachorro: mesa
| Permitido | Entrada |
| Carne magra (coelho, aves, vitela) | Carne de porco |
| Miúdos | Fígado |
| Peixes marinhos e oceânicos sem espinhas e barbatanas | Ossos tubulares |
| Mingau com água (trigo sarraceno, aveia, arroz) | Salsichas e produtos defumados |
| Gema de ovo de codorna e de galinha crua (oferecer no máximo 2 vezes por semana) | Alimentos fritos e gordurosos |
| Frutas e bagas (melancia, pera, melão, maçã) | Uvas e passas |
| gema de ovo cozida | Pão e outros produtos de panificação |
| Produtos lácteos fermentados (leite azedo, queijo cottage, kefir) | Leite |
| Vegetais (repolho, cenoura, pepino) | Batatas e leguminosas |
| Óleo vegetal (administrar 1 colher de chá por dia) | Temperos e especiarias |
| Nozes com mel (como um mimo, no máximo uma vez por semana) | Confeitaria |
Um cão adulto deve ser alimentado duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Metade da dieta deve ser composta por carne, que deve ser cozida ou pré-congelada. As refeições devem ser preparadas separadamente para o cão, em vez de serem servidas na mesma mesa. Não adicione sal ou pimenta à comida do animal. Ervas frescas picadas finamente são permitidas como tempero.
Ao alimentar seu Maltipoo com uma dieta natural, recomenda-se suplementar a alimentação com vitaminas e minerais uma vez por temporada. A escolha do suplemento adequado deve ser feita pelo seu veterinário.
Independentemente do tipo de alimento, o cão deve ter livre acesso a uma tigela com água potável.
Saúde
O Maltipoo é geralmente saudável, mas está propenso aos seguintes problemas de saúde:
- epilepsia;
- fraqueza das articulações do joelho;
- Atrofia progressiva da retina.
Os Maltipoos não são propensos a reações alérgicas, mas uma alimentação inadequada pode desencadeá-las. Se você notar sintomas como diarreia, erupções cutâneas e coceira, leve seu animal de estimação ao veterinário.
Recomenda-se levar seu Maltipoo à clínica para um check-up preventivo a cada um ou dois meses. As vacinas e a vermifugação devem ser feitas regularmente.
A expectativa de vida média de um Maltipoo é de 15 anos.
Reprodução
Somente criadores experientes devem se dedicar à criação, pois ela exige habilidades específicas e a capacidade de selecionar os parceiros certos. Para garantir filhotes saudáveis, é importante buscar ajuda profissional.
Especialistas cruzam apenas Poodles Toy e Malteses de raça pura para manter o desenvolvimento da raça. Os filhotes da primeira geração são muito mais valorizados do que os das gerações subsequentes.
Custo de um filhote
O preço de um Maltipoo varia dependendo de diversos fatores, incluindo a raça do animal e a organização que o vende. O custo médio de um filhote de Maltipoo é:
- 30.000 rublos (quando comprado em segunda mão);
- 80.000 rublos (filhote de raça pura);
- 100.000 rublos (animal de estimação de exposição);
- a partir de 40.000 rublos (quando comprado de criadores particulares).
Apesar do preço mais acessível, você não deve comprar um filhote de Maltipoo da primeira maneira, pois criadores inescrupulosos costumam vendê-los como cães vira-latas.
Ideias de apelidos
Os seguintes nomes podem ser adequados para meninos:
- Teddy;
- Branco;
- Hans;
- Danny;
- Jamie.
Uma fêmea Maltipoo pode receber o nome de:
- Judy;
- Freya;
- Mimi;
- Maggie;
- Centavo.
O Maltipoo é ideal para apartamentos pequenos com outros animais de estimação. Este charmoso cãozinho de porte pequeno se dá bem com crianças de todas as idades e é um ótimo companheiro para idosos.











