
Contente
História
Os primeiros representantes dessa raça surgiram no século XIX. Eles se tornaram o resultado do cruzamento de cães dos grupos Evenki e TungusEles começaram a ser criados em cativeiro no Canil Laika da Sibéria Oriental de Irkutsk. Informações sobre cães dessa raça são encontradas nas obras do Príncipe A. A. Shirinsky-Shakhmatov (1895) e do guarda-caça Abramov. Eles descrevem quatro raças de Laika, incluindo o Laika da Sibéria Oriental.
Esses cães não demoraram a atrair o interesse dos entusiastas da caça. Os Laikas experimentaram um novo pico de popularidade na segunda metade do século XX. A popularidade da raça foi ainda mais impulsionada pelo fato de que, já em 1980, foram oficialmente reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale. Desde então, torneios têm sido realizados frequentemente em nosso país, apresentando competições entre Laikas e caçadas a javalis, ursos e outros animais de pele.
Embora essa raça seja conhecida há bastante tempo, os cientistas ainda não possuem dados completos sobre esses animais. Em exposições caninas realizadas em nosso país, os Laikas são representados de forma muito esparsa, compreendendo entre 3 e 10 grupos. De acordo com dados de 2002, na Rússia havia 40 filhotes desta raçaA razão para isso é simples: muitos donos têm pouco conhecimento sobre a aparência dos Laikas da Sibéria Oriental, então frequentemente os confundem com uma raça ocidental.
Aparência geral
Para evitar esse tipo de confusão, você precisa saber, Por quais sinais externos? Você consegue diferenciar esses cães.
Os animais têm um porte relativamente grande: os machos têm aproximadamente 70 cm de altura na cernelha e as fêmeas, 65 cm.
- Esses cães têm um corpo forte, o que lhes permite permanecer muito ativos.
- O peso médio é de 20 a 25 kg.
- A cernelha está localizada ligeiramente elevada acima do sacro.
- Os Laikas da Sibéria Oriental têm o peito firme e largo.
- Uma característica distintiva é a presença de boa musculatura, ossos fortes e pele elástica.
- A cabeça tem formato de cunha e o crânio é largo.
- A mordida tem um formato incomum, que lembra uma tesoura, e os dentes são fortes.
- Os olhos são de tamanho médio, ovais e amendoados. A cor dos olhos varia bastante, podendo apresentar diversos tons de castanho.
- As orelhas são triangulares e eretas.
- A cauda é anelada e está localizada nas costas, na coxa ou abaixo dela.
- Os representantes desta raça possuem pelagem longa e espessa, que se torna ligeiramente mais longa e espessa no peito e pescoço. Os machos também apresentam pelos longos na cernelha. Suas patas são cobertas por cerdas, que lhes permitem mover-se com maior velocidade no gelo. A cabeça e as orelhas são cobertas por pelos curtos e brilhantes. Uma característica distintiva da raça é a sua densa e espessa camada de subpelo.
- A pelagem apresenta uma variedade de cores — preto e branco, cinza, bege com vermelho, marrom ou completamente preto; as patas e a cabeça geralmente são salpicadas para combinar com a cor base.
Segundo a descrição de muitos donos, o Laika da Sibéria Oriental é um animal com um focinho dócil. com nariz pontudo e cauda fofaDevido a essas características, eles se assemelham muito aos lobos.
Caráter e traços

Outras qualidades apreciadas por muitos proprietários incluem agilidade, atividade, manobrabilidade e coragem. Graças à sua grande agilidade e outras características, eles se destacam na caça. Isso não é surpreendente, considerando que esse é justamente o propósito para o qual a raça foi desenvolvida.
Esses animais não demonstram agressividade em relação às pessoas. Portanto, o Laika pode se tornar o favorito das crianças: ele pode ser treinado como cão de trenó, proporcionando passeios para as crianças. Também pode participar de brincadeiras com bola e buscar um graveto arremessado. No entanto, ele mantém seus instintos de caça e fará tudo o que estiver ao seu alcance para proteger seu dono caso sua vida esteja ameaçada.
Caçadores experientes sabem que os huskies são muito criaturas fortes e trabalhadorasPor isso, são frequentemente usados como cães de trenó. São muito úteis na caça, em parte devido ao seu excelente olfato natural. São excelentes cães de guarda, por isso estão sempre alertas na presença de estranhos.
Cuidado
Em cativeiro, os huskies prosperam em um recinto fechado. No entanto, se isso não for possível, eles podem viver em um apartamento. Contudo, é importante lembrar que esses animais são muito ativos, portanto, precisam de bastante espaço para se movimentar. Sua pelagem densa, que troca de pelo regularmente, também requer cuidados. Portanto, esteja preparado. remover tufos de pelo de diferentes partes da casa.
Quem prefere uma vida tranquila e não tolera pressa deve evitar esta raça imediatamente. Os Laikas não são adequados para pessoas que passam a maior parte do dia no trabalho e não são caçadores ávidos.
- Essa raça deve ser considerada por pessoas que levam um estilo de vida ativo e que adoram passar tempo ao ar livre;
- Também será um bom companheiro para pessoas que costumam correr regularmente. Se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, estará apenas se causando problemas, pois o husky não terá a oportunidade de demonstrar plenamente suas qualidades em condições adequadas e, consequentemente, poderá causar danos à sua casa sem querer.
Ao conhecer um filhote de Laika da Sibéria Oriental pela primeira vez, você pode ter a impressão de que ele se tornará um formidável cão de guarda. Na verdade, essa é uma ideia equivocada, pois os Laikas... Não demonstre agressividade em relação a estranhos.Além disso, alguns representantes dessa raça podem ser bem-humorados com seus donos. Mas mesmo exibindo esse comportamento, o cão não se esquecerá do seu dono e, se estiverem em perigo, tomará as medidas necessárias para protegê-los.
Os Laikas são especialmente cuidadosos com a alimentação, muitas vezes comendo mais do que deveriam. Essa é uma qualidade muito útil, principalmente se o dono estiver prestes a sair para caçar por vários dias. Em circunstâncias normais, eles comem como outras raças — duas vezes ao dia, no caso dos adultos. Não têm preferências alimentares específicas, então consomem ração comum para cães sem problemas. Isso torna esses cães ainda mais atraentes para caçadores e outras pessoas interessadas.
Educação

No entanto, depois de ver esses filhotes pessoalmente, você nunca mais vai querer outra raça. Para garantir que seu cão reconheça você como dono e demonstre devoção e amor, o ideal é adotá-lo ainda filhote. Além disso, não demore muito para começar o adestramento — ensine seu Laika da Sibéria Oriental a obedecer a comandos já a partir de um mês de idade.
Mesmo nesta fase de desenvolvimento, um husky é capaz de aprender os comandos mais básicos: "Senta", "Deita" e outros. "Não" definitivamente deve estar nesta lista; deve ser um dos primeiros comandos que você ensina ao seu animal de estimação. Isso ajudará a cultivar a valiosa qualidade da obediência, o que facilitará o treinamento no futuro.
Se você deseja treinar um Laika da Sibéria Oriental para ser um cão de caça, terá que usá-lo durante o treinamento. programas especiaisUm filhote pode começar a caçar aos sete meses de idade. Para isso, você precisará visitar campos de treinamento específicos.
Doenças
Resistência excepcional e um sistema imunológico muito forte são outras vantagens desta raça. Eles são imunes às doenças que afligiam seus ancestrais. No entanto, isso não significa que possam ser negligenciados. Antes de adquirir um cão desta raça, é importante entender os problemas que um dono poderá enfrentar.
Um potencial comprador deve estar ciente das seguintes doenças do Laika da Sibéria Oriental: cinomose e raivaVocê pode reconhecer a cinomose pelos seguintes sinais:
- diarréia;
- temperatura elevada;
- calafrios;
- letargia.
No entanto, não há motivo para preocupação, pois essa doença é curável e uma pessoa não pode ser infectada por ela.
Mais perigosa é a raiva, que é doença infecciosa aguda, não passível de tratamento.
- Essa doença pode ser identificada pelo comportamento agressivo e inadequado do animal;
- Para proteger seu cão dessa ameaça, é necessário vaciná-lo regularmente;
- Além disso, é necessário monitorar constantemente o animal - não permita que ele mexa no lixo, coma alimentos encontrados no chão ou brinque com cães de rua.
Caça

Durante a caçada, o Laika da Sibéria Oriental demonstra plenamente todas as suas habilidades úteis: concentração, observação, agilidade e inteligência. Observando o comportamento desse cão ao perseguir a presa, é fácil confundi-lo com um lobo. Eles não fazem barulho enquanto perseguem a caça e apenas ocasionalmente alertam o dono sobre sua direção. Tudo o que se exige do caçador é aparecer no momento certo. Se ele se atrasar, O husky vai se adiantar e estrangular a presa..
A singularidade da raça reside na sua capacidade de trotar atrás da caça, eventualmente passando para um galope. Ao levar um Laika para caçar, você não precisa se preocupar com a sua orientação, pois ele se sente confortável mesmo nas florestas da taiga. Além disso, ele não requer supervisão constante, já que observa o caçador. Portanto, não se preocupe desnecessariamente com o seu Laika durante a caçada, se não quiser perder a sua presa.
Conclusão
O Laika da Sibéria Oriental é uma das raças de cães de caça favoritas. Isso é bastante fácil de explicar, pois seus ancestrais são caçadores natos, que consegue rastrear uma grande variedade de animais, não apenas aves, mas também animais de grande porte como ursos e javalis. Portanto, se você precisa de um companheiro de caça, não se arrependerá da sua escolha se comprar um filhote de Laika da Sibéria Oriental.
Esses animais precisam estar em constante movimento, então participar de uma caçada é a melhor maneira de ajudá-los a expressar todas as suas qualidades naturais. Você não se arrependerá da sua decisão, pois isso lhe dará uma vantagem sobre outros caçadores que se aventuram sozinhos na floresta.









Os animais têm um porte relativamente grande: os machos têm aproximadamente 70 cm de altura na cernelha e as fêmeas, 65 cm.
Quem prefere uma vida tranquila e não tolera pressa deve evitar esta raça imediatamente. Os Laikas não são adequados para pessoas que passam a maior parte do dia no trabalho e não são caçadores ávidos.

