Quando alimentar o cachorro: antes ou depois do passeio

A alimentação canina, ou melhor, sua rotina, está diretamente relacionada à sua criação. Ao adquirir um filhote, nem todos sabem o melhor momento para alimentá-lo: antes ou depois do passeio. As refeições são momentos de grande interação entre humanos e animais. Um dono que desconhece essas regras pode cometer erros na formação do comportamento do seu pet.

Como os cães digerem os alimentos?

Ao se alimentar, o animal satura seu corpo com as vitaminas e nutrientes necessários para o crescimento normal e as funções vitais. Esse processo ocorre em etapas:

  1. Refeição.
  2. Processamento mecânico de alimentos na boca de um animal.
  3. Digestão no estômago - os alimentos são misturados com o suco gástrico e decompostos em fontes de energia na forma de proteínas, gorduras e carboidratos.
  4. Assimilação de enzimas no organismo.

Todas essas etapas exigem gasto de energia, portanto, são realizadas com mais sucesso em estado de repouso, quando o animal não sofre esforço físico adicional.

Alimentando o cachorro

A digestão é um processo complexo e demorado.

regime básico de caminhada

Para se manterem em boa forma, os cães precisam de atividade física. Cães adultos precisam passear de 2 a 3 vezes por dia.

  1. O primeiro passeio acontece pela manhã. É melhor evitar o treinamento durante o primeiro passeio, pois o corpo do animal precisa de tempo para despertar. A alimentação é possível 30 minutos após o passeio.
  2. O segundo passeio, cujo principal objetivo é o exercício físico, acontece à tarde. Depois do passeio, quando seu amigo de quatro patas estiver com fome, você pode alimentá-lo novamente.
  3. O terceiro passeio, antes de dormir, fica a critério do dono.

Caminhar também tem um efeito positivo no bem-estar psicológico: observou-se que os cães ficam tristes quando raramente passeiam.

Passear e alimentar o cachorro

Um passeio diário oferece ótimas oportunidades para desenvolver contato ativo e treinar seu animal de estimação.

Sempre dê comida ao seu animal de estimação depois de passear com ele. Um estômago cheio dificulta a movimentação e a obediência a comandos, tornando o cão mais preguiçoso e levando à perda total do interesse em treinamentos. Além disso, submeter o animal a exercícios vigorosos logo após as refeições pode distender o estômago, o que afetará negativamente sua saúde no futuro.

Adestrar um cão

Manter uma rotina de alimentação e passeios é fundamental para o sucesso no adestramento de animais de estimação.

Uma exceção no regime alimentar é a presença de alguma doença crônica no animal: nesse caso, é necessária uma consulta com um veterinário.

Vídeo: Quando alimentar seu cachorro – antes ou depois do passeio

Ao estabelecer bons hábitos no seu animal de estimação através de uma rotina diária, você garantirá uma convivência confortável e harmoniosa para ambos.

Comentários