Ter um cachorro inevitavelmente o torna um membro da família. Nós o mimamos, amamos e queremos lhe dar o melhor. Mas nem sempre entendemos nossos companheiros peludos e interpretamos suas ações ou mudanças de comportamento corretamente. Pesquisas mostram que muitas técnicas populares de comunicação canina são ineficazes e algumas até provocam reações ambíguas e estranhas. Discutiremos algumas dessas técnicas e ações.
Abraçar
Um procedimento agradável e emocionante. Idealmente, não deve assustar nem provocar agressividade no animal.
Mas os cães levam essa ação a sério. É ambíguo: eles podem rosnar, se debater e alguns ficam assustados e não demonstram nenhuma emoção. Acontece que isso ocorre porque, no mundo canino, durante uma briga, o oponente tenta agarrar o outro pelo pescoço. Portanto, às vezes o animal de estimação percebe essa ação como uma ameaça e resiste ativamente. Não o force se ele não gostar ou estiver assustado.
Outra forma pela qual um cachorro pode perceber essa ação é como uma demonstração de domínio sobre si mesmo, já que durante um abraço você coloca a mão nas costas dele.
Toque seu nariz
Os cães não gostam que toquem em seus rostos. Afinal, os humanos também não gostam que toquem em seus rostos ou acariciem suas cabeças.
Muitos cães toleram isso porque reconhecem a superioridade humana, não porque gostem. Seus narizes são uma parte muito sensível e íntima do corpo, e muitas pessoas anseiam por tocá-los, beijá-los ou simplesmente acariciá-los. Isso frequentemente causa um acesso de indignação ou profunda surpresa em seus amigos de quatro patas.
Aplausos
Se esse gesto não estiver associado a nenhum comando, o cão pode ficar assustado ou começar a latir, sem entender o que se espera dele. Alguns cães podem interpretar isso como um ataque, especialmente vindo de estranhos. Consequentemente, podem atacar para neutralizar o agressor e proteger a si mesmos e ao seu dono.
Falando em voz alta
Isso acontece durante jogos, discussões ou outras situações. As pessoas elevam a voz: gritam ou guincham alto. Mas para os cães, isso é motivo para se tornarem protetores; eles podem perceber isso como um sinal de dor, perigo e assim por diante. E embora sejam criaturas inteligentes e compreensivas, ainda são animais.
Portanto, vale a pena pensar antes de emitir sons ou fazer gestos precipitados. O animal acredita sinceramente que está fazendo o melhor.
exercícios esportivos
Os cães são criaturas sociáveis, brincalhonas e cheias de energia. Mas isso não é um capricho, é uma necessidade. É assim que eles gastam a energia acumulada durante o dia, exploram o mundo e se desenvolvem. Há uma observação curiosa: quando uma pessoa faz exercícios físicos — flexões, abdominais ou agachamentos — o cachorro pensa que está sendo alvo de brincadeiras. Ele começa a pular no dono, a pular em cima dele e, em geral, a atrapalhar.
Mas não fique bravo com seu animal de estimação por isso — ele não fez de propósito. A explicação é simples.,Elas lembram visualmente ao animal os movimentos que o dono faz ao brincar com ele.



