Como cuidar de um cão idoso

A idade avançada dos cães varia dependendo da raça, porte e genética. Em média, a velhice começa aos 7 anos de idade. O metabolismo do cão desacelera, a atividade diminui e o animal passa a necessitar de cuidados especiais.

cachorro idoso

Sinais de envelhecimento em cães

Cães idosos apresentam mudanças em seus corpos e comportamentos:

  • Problemas de visão e audição. Muitos cães desenvolvem catarata à medida que envelhecem. Quanto aos ouvidos, a perda auditiva é um problema comum. Isso pode ser causado por inflamação ou obstrução dos ouvidos, por isso é melhor consultar um veterinário.
  • Problemas articulares. Estes manifestam-se como uma alteração na marcha. O cão coloca as patas com cuidado. Para prevenir artrite e paralisia, são necessárias terapia de suporte e um regime adequado.
  • Alterações de comportamento. O animal de estimação pode ficar letárgico ou agressivo e pode não responder a comandos.
  • Desenvolvimento de doenças crônicas.
  • Diminuição da atividade. Animais mais velhos passam mais tempo em repouso.
  • Imunidade reduzida.

Se o comportamento do seu cão piorar, evite repreendê-lo ou puni-lo. Caso surjam problemas de saúde, leve seu animal de estimação ao veterinário para prevenir o agravamento da doença e complicações.

Alimentando um cão idoso

À medida que os cães envelhecem, seu metabolismo desacelera e suas necessidades calóricas diminuem. É importante aumentar a ingestão de proteínas em sua dieta. Alimentar um animal de estimação idoso em excesso é um problema, pois pode levar ao ganho de peso excessivo e a problemas gastrointestinais, como constipação ou diarreia.

A ração para cães deve ser escolhida com base na idade do animal. Alimentos industrializados contêm micronutrientes benéficos. Suplementos vitamínicos são necessários quando a alimentação é natural. Um veterinário pode ajudá-lo a escolher uma dieta adequada à saúde e às características físicas do seu cão. Se necessário, ele poderá prescrever vitaminas ou suplementos apropriados.

Peculiaridades de cuidar de um cão idoso

Cães idosos tornam-se menos ativos, mas ainda precisam de exercício. Devem ser levados para passear para manter a saúde muscular, e brincadeiras e exercícios vigorosos devem ser limitados. As funções renais e gastrointestinal diminuem com a idade. Evacuações acidentais são comuns, portanto, os cães devem ser levados para fora com mais frequência.

É melhor vestir seu animal de estimação durante os passeios em clima úmido e frio para evitar resfriados. Em casa, providencie uma cama confortável no chão. Conforme os cães envelhecem, pular em uma cadeira ou sofá pode se tornar difícil. Existem tapetes ortopédicos especiais adequados para animais com problemas nas articulações.

Cães idosos devem ser examinados por um veterinário duas vezes por ano. A maioria das doenças pode ser prevenida ou sua progressão pode ser interrompida, evitando complicações e prolongando a vida do animal.

Os cães precisam de banhos mais frequentes, escovação regular e corte de unhas. Conforme envelhecem, a higiene pessoal torna-se mais difícil. Para prevenir problemas dentários, escove-os regularmente e ofereça brinquedos e petiscos dentais.

A velhice não é uma sentença de morte para um cachorro. Cuidados adequados, nutrição e atenção garantirão uma vida longa e feliz para o seu animal de estimação, e visitas regulares ao veterinário prevenirão problemas de saúde.

Comentários