Como transportar um cachorro corretamente em um carro

Viajar é estressante para os cães. Eles podem se assustar com barulhos altos, viagens em alta velocidade e ambientes desconhecidos. É responsabilidade do dono tornar a viagem confortável e garantir a segurança do animal. Este artigo oferece dicas para ajudar seu cão a lidar melhor com a viagem.

transporte de cães em carros

Como transportar um cachorro corretamente em um carro

Existem diversas regras obrigatórias que um dono deve seguir ao transportar um cão:

  • Durante o transporte, o animal não deve obstruir a visão do motorista, ficar enroscado nas pernas do motorista ou estar perto dos pedais;
  • Não é permitido transportar um cão no banco da frente sem fixadores especiais, nem é permitido levar o cão no colo ou colocá-lo no chão ao lado do motorista;
  • É necessário respeitar as normas sanitárias.

O ideal é acostumar seu cão às viagens gradualmente. Dê tempo para que ele se acostume com o interior do carro. Recomenda-se começar com viagens curtas. Aos poucos, seu pet se adaptará à estrada e estará mais preparado para viagens mais longas. Para viagens curtas, o melhor é colocar cães de pequeno porte em uma caixa de transporte. Para animais maiores, pode-se usar uma caixa rígida. A caixa de transporte deve ser presa com fechos que não restrinjam os movimentos do animal. Seu pet deve ter acesso a ar fresco. Em dias quentes, é melhor abrir uma janela para evitar insolação e enjoo.

Um cachorro pode ser transportado no banco traseiro, preso com um arnês especial ou cintos de segurança. O uso de coleira não é recomendado. O animal pode sufocar durante uma emergência ou freada brusca. Ao transportar o cachorro sem caixa de transporte, forre o banco com almofadas descartáveis ​​ou use capas protetoras. Isso facilitará a limpeza após a viagem. Se possível, leve seu animal para passear aproximadamente a cada hora. Animais estressados ​​precisam de pausas frequentes para fazer suas necessidades. O passeio deve ser feito com o animal na guia para evitar fugas.

O que levar consigo na viagem

A maioria dos cães sente estresse durante viagens. Seu animal de estimação tolerará melhor a viagem se você levar um brinquedo favorito ou uma caminha com cheiro familiar. Além disso, ao transportar seu cão, você precisará de:

  1. Comida e água. O ideal é levar a ração habitual do seu pet, mas cuidado para não exagerar na quantidade. Devido às peculiaridades do sistema vestibular, os cães podem vomitar. Leve bastante água. Os cães perdem muita água quando estão estressados. Beber água regularmente melhora o bem-estar deles e os ajuda a enfrentar a viagem.
  2. Kit de primeiros socorros. Você deve levar medicamentos de emergência, além de remédios para enjoo e um sedativo leve. Seu veterinário fornecerá uma lista de medicamentos.
  3. Tigelas, brinquedos e acessórios para manter a higiene dos animais de estimação.
  4. Documentação. Não são necessários documentos para transporte nacional, com exceção de cães de caça. Para transporte inter-regional, é necessário um certificado recente de ausência de doenças infecciosas. O transporte internacional exige passaporte internacional, certificado veterinário, microchip e uma autorização especial para cães de raças raras. Recomenda-se levar o passaporte veterinário com o comprovante de vacinação em todas as viagens para evitar imprevistos.

Comentários