O corpo de um cão apresenta características próprias em diferentes estágios de desenvolvimento, e qualquer adestrador precisa conhecer os critérios para determinar a idade de um cão. Isso é especialmente importante para quem trabalha em abrigos ou em casos de adoção de animais de rua.
Como os dentes do seu animal de estimação podem ajudar a determinar a idade dele.
Ao determinar a idade, os especialistas geralmente avaliam a condição dos dentes. Para determinar a idade de um animal, é preciso prestar atenção a:
- grau de desgaste dentário;
- sua condição;
- cor;
- quantidade.
Determinar a idade de um filhote pelos dentes:
- O recém-nascido não tem dentes.
- Com 3 semanas, as presas do bebê começam a aparecer.
- Com 1 mês de idade, o filhote já possui incisivos de leite.
- Aos 2 meses, todos os seus dentes de leite já estão presentes.
- Entre os 3 e 4 meses de idade, os dentes do cachorro começam a mudar. Os incisivos são os primeiros a mudar.
- Entre 3 e 5 meses, os dentes laterais sofrem alterações.
- Aos 6 meses, os caninos mudam.
- Aos 8 meses, o cão terá a dentição completa, com dentes brancos e sem desgaste. Este é o principal indicador de que se trata de um animal jovem.
Em animais com mais de 12 meses de idade, a idade é determinada pelo desgaste das cúspides dos dedos inferiores. Em animais de estimação com dois anos de idade, observa-se um leve desgaste das cúspides dos dedos inferiores. Em um cão de quatro meses, as cúspides também começam a se desgastar, mas nos dedos superiores. Aos 5 anos de idade, as cúspides de todos os incisivos estarão completamente desgastadas. Também durante esse período, os caninos começam a perder o brilho. Aos 6 anos de idade, os incisivos do animal tornam-se côncavos e o esmalte começa a amarelar.
Entre os 7 e 9 anos de idade, os dentes de um cão estão significativamente desgastados, o esmalte apresenta uma tonalidade amarelada distinta e pode haver também a presença de tártaro ou placa bacteriana. Em cães com mais de 10 anos, os dentes começam a ficar soltos e caem.
Preste atenção à musculatura do cão.
A idade de um cão pode ser facilmente determinada pela sua musculatura. Durante a juventude (até 2 anos), um cão saudável terá sempre um tronco tonificado e músculos bem desenvolvidos. Será também ativo, alegre e ágil.
Com o tempo, por volta dos 3-4 anos, o animal torna-se menos ativo e o tônus muscular começa a enfraquecer gradualmente.
Cães mais velhos tendem a ter músculos flácidos, ficam preguiçosos e dormem a maior parte do tempo. Além disso, algumas raças ganham peso em excesso com a idade.
Olhe nos olhos
Observar os olhos de um cachorro também pode revelar sua idade. Animais jovens sempre têm olhos claros e brilhantes, sem qualquer película ou secreção.
Com o tempo, os olhos começam a perder o brilho e a ficar opacos. Isso acontece gradualmente. Por volta dos 4 ou 5 anos de idade, eles já não são tão vivazes, o entusiasmo diminui e um certo cansaço começa a surgir. Também durante esse período começam a ficar opacos e sem brilho.
Em animais com mais de 8 anos, pode formar-se uma película sobre os olhos, tornando-os menos transparentes e com aparência cansada e sem brilho. Doenças oculares são mais comuns em cães à medida que envelhecem.
Para determinar a idade de um cão com a maior precisão possível, é necessário considerar todos os critérios e compará-los. No entanto, a melhor opção é levar o animal para ser examinado por um especialista.



