O ronco afeta não só os humanos, mas também os animais. A seguir, discutiremos se o ronco em cães é normal ou se é hora de levar seu animal de estimação ao veterinário.
Causas do ronco em cães
Em raças braquicefálicas, o ronco é causado por características faciais: nariz achatado, palato alongado, narinas achatadas e laringe plana. Tudo isso impacta negativamente a respiração, causando dificuldade no fluxo de ar.
Esta categoria inclui:
- buldogues;
- bullmastiffs;
- Cachorros de Bordeaux;
- boxeadores;
- Buldogues americanos;
- pugs;
- Pequinês;
- Shih Tzu.
Nessas raças de cães, um ronco leve ocorre desde o nascimento e é considerado normal. No entanto, raças braquicefálicas exigem um monitoramento mais cuidadoso da respiração. Estresse, superaquecimento e excesso de peso podem causar respiração irregular e levar a patologias. Enquanto dorme, o cão não deve ofegar ou gorgolejar. Caso isso ocorra, um especialista deve examinar o animal.
O ronco também pode ocorrer em cães de outras raças. Na maioria das vezes, seu início repentino indica um problema de saúde.
Causas comuns do ronco:
- Excesso de peso corporal. Dobras de gordura se formam ao redor da garganta do cão, impedindo a passagem de ar.
- Distúrbio do sono (apneia). Uma pausa prolongada na respiração durante o sono (cerca de 10 segundos), seguida de respiração ofegante.
- Inchaço alérgico. Pode ser causado por odores fortes: fumaça de tabaco, vernizes e tintas, aerossóis.
- Insuficiência cardiovascular.
- Tumores.
- Doenças virais (coriza, resfriados).
O que fazer se o seu cão ronca?
Identificar a causa do ronco do seu animal de estimação pode ser difícil. Para um diagnóstico mais preciso e uma recuperação mais rápida, consulte um especialista ao primeiro sinal de ronco. Ele realizará um exame completo e encaminhará seu animal para os exames necessários.
Se o seu animal de estimação estiver com sobrepeso e não apresentar outras doenças associadas, você deve:
- Aumentar a atividade física (caminhadas regulares e longas ao ar livre);
- reduzir o teor calórico total da dieta.
Se o cão estiver completamente saudável, mas o ronco persistir, você deve prestar atenção a:
- Mantenha o ar do seu apartamento limpo e úmido. Evite usar aromatizadores de ambiente com cheiro forte e não fume no apartamento.
- Qualidade do passeio com o cachorro.
- Presença de alérgenos em casa e durante os passeios. Se possível, evite áreas onde plantas alergênicas estejam floridas durante sua caminhada.
- O local de dormir do animal. Deve ser adequado ao tamanho do cão, confortável e prático.
Devo me preocupar?
Roncos leves podem ser normais para o seu animal de estimação. Sons altos de gorgolejo, engasgos, roncos altos ou pausas prolongadas na respiração devem preocupar o dono.
Em qualquer caso, se notar algum som incomum, deve levar o seu animal de estimação imediatamente para ser examinado por um veterinário. Com a opinião de um especialista, você e o seu animal poderão ficar tranquilos.



