Atualmente, existem aproximadamente quinhentas raças de cães no mundo. A criação seletiva contínua está aumentando sistematicamente esse número, o que complica significativamente a escolha de um animal de estimação de quatro patas. Pessoas que decidem adotar um cão de pequeno porte frequentemente se perguntam qual a diferença entre um Pomerânia e um Spitz Alemão. Os especialistas têm a resposta.
Principais diferenças
Cientistas estrangeiros afirmam com segurança que as principais diferenças entre o Pomeranian e o Spitz Alemão se devem à criação seletiva. Isso permite que esses cães de pequeno porte sejam classificados como representantes de raças diferentes.
Os pomerânias são cãezinhos encantadores com um espírito destemido e leal. Uma das raças mais antigas e populares da Europa, as cores características da raça são preto, vermelho e branco, marrom e cinza com detalhes em preto, com reflexos creme, chocolate e vermelho. Este cão tem um temperamento amigável e se caracteriza por sua atividade e curiosidade.
De acordo com os padrões da Federação Cinológica Internacional, os pomerânias são classificados como raças anãs.
O Spitz Alemão descende de cães de turfa da Idade da Pedra e do Spitz. Hoje, a FCI reconhece cães com pelagem preta, marrom, cinza, branca, laranja e creme. Certos tipos são característicos de diversas variações de altura da raça atualmente existentes.
As principais diferenças entre essas duas raças são as seguintes:
- O focinho do Spitz Alemão se assemelha ao de uma raposa, com um nariz alongado e uma transição moderada para a testa, enquanto o focinho do Pomeranian é mais parecido com o de um urso, tem uma transição perceptível da testa para o nariz e é geralmente mais curto do que o do Spitz Alemão;
- A altura dos alemães varia de 18 a 55 cm, enquanto a dos pomerânias pode atingir um máximo de 28 cm;
- As orelhas do Spitz Alemão são bem próximas uma da outra, enquanto as do Pomeranian são bem separadas;
- A cauda do Pastor Alemão clássico é enrolada em um ou dois anéis, enquanto a do Pomerânia é reta e portada sobre as costas.
Quem é a melhor opção?
Os representantes da raça Pomerânia possuem uma pelagem interna volumosa, uma aparência que lembra um ursinho de pelúcia e uma posição única das patas dianteiras. Segundo especialistas, os pomerânias são caracterizados por um temperamento mais calmo e equilibrado, tornando esses cães mais adequados para famílias com crianças ou idosos.
No entanto, vale lembrar que a pelagem do Pomerânia é bastante delicada e requer cuidados especiais. Os donos dessa raça precisam não apenas escovar e banhar seus animais regularmente, mas também levá-los ao pet shop para aparar o subpelo. O Spitz Alemão é mais tolerante nesse aspecto: a escovação e o banho podem ser feitos conforme a necessidade.
Para participar da criação, os cães da raça Spitz Alemão devem ter uma classificação "muito boa" em exposições e pedigree documentado. Os Pomeranians são criados nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá sem classificação em exposições, mas com documentação de seu pedigree.
Algumas associações caninas consideram os Pomeranians uma variedade distinta de Spitz Alemão, enquanto outras os classificam como uma raça diferente. De qualquer forma, existe um grande número de admiradores dessas duas raças de cães excepcionalmente inteligentes, leais e belas.






