O Basenji é uma raça africana ancestral que permanece popular até hoje e é encontrada em todo o mundo. Ao longo da história, esses cães têm sido valorizados por sua lealdade e natureza alegre. São cães de porte médio com uma aparência atraente e distinta. A raça é fácil de cuidar, não causa problemas e se adapta bem a famílias grandes com crianças pequenas. Eles precisam de brincadeiras ativas, exercícios e uma dieta adequada. Você pode adquirir um Basenji em um canil na Rússia e no exterior.
Contente
História da raça

O Basenji (Terrier do Congo, um cão da floresta originário do Congo) é uma raça muito antiga. Desenvolveu-se de forma independente (sem intervenção ou experimentação humana) na África há mais de cinco mil anos. Era oferecido como presente aos faraós do Egito, amado e reverenciado, e considerado um protetor e um talismã.
Os Basenjis não se espalharam pelo mundo imediatamente. Em 1895, vários animais foram levados para a Inglaterra, mas não conseguiram se adaptar ao clima e morreram. Em 1905, os cães foram levados para um zoológico alemão e exibidos como animais exóticos. Em 1930, os terriers retornaram à Inglaterra. Foi lá que os especialistas estabeleceram os padrões da raça. Na década de 1940, os animais foram levados para os Estados Unidos para exibição. Desde então, ganharam popularidade e se espalharam pelo mundo.
Inicialmente, os cães eram usados para caça, agora seu principal papel é ser um companheiro para seu dono. A expectativa média de vida é de 10 a 15 anos.
Descrição externa
A aparência do Basenji não mudou ao longo do tempo. Especialistas acreditam que os cães antigos eram semelhantes aos modernos.
Descrição da raça:
- A altura da fêmea na cernelha é de 40 cm e o peso varia entre 9 e 9,5 kg, enquanto a do macho é de 45 cm e o peso entre 10 e 11 kg.
- O tipo físico é proporcional e gracioso.
- Corpo musculoso, pernas longas e poderosas.
- O pescoço é forte, largo e bem desenvolvido.
- A cabeça é de tamanho médio. Rugas estão sempre presentes na testa (mais pronunciadas em filhotes).
- As orelhas são eretas, pontiagudas nas extremidades e inclinadas para a frente.
- A pelagem é curta, espessa e brilhante.
- A cauda está enrolada firmemente formando um anel.
4 cores aprovadas:
- vermelho (ruivo) e branco;

- preto e branco;

- tricolor (preto com tom avermelhado);

- tigrado (listras pretas sobre fundo vermelho).

Independentemente da cor, deve haver branco nas patas, no peito e na cauda. A cor da pelagem é intensa. As manchas brancas são bem definidas e distintas.
Escolher um filhote

Os cães da raça Basenji são adquiridos em canis ou criadores experientes:
- Animais jovens com 8 semanas de idade estão disponíveis para venda.
- É necessário decidir o sexo e a cor com antecedência.
- O cão escolhido deve ter as vacinas adequadas à sua idade e um passaporte veterinário. Se o cão for destinado a exposições, é necessário apresentar o pedigree.
- É importante examinar o animal e observá-lo em seu ambiente natural. Um animal de estimação saudável é bem alimentado, ativo e feliz.
- O preço é influenciado pelo sexo, pedigree e cor.
Características comportamentais
Personalidade da raça: limpa, curiosa, ativa, alegre, gosta de brincadeiras ativas e não é agressiva. Esses cães são apegados aos seus donos e conseguem perceber seus humores. São ideais para famílias com crianças. Uma desvantagem é a desobediência: nem sempre obedecem a comandos e podem fugir.
O cão é esperto e inteligente, fácil de treinar e memoriza rapidamente qualquer comando.
O animal de estimação não tem cheiro. Sua pelagem é hipoalergênica. O Basenji nunca late. Ele expressa emoções através de sons semelhantes a ronrons e grunhidos.
Manutenção e cuidados

Um cão adapta-se facilmente à vida em apartamento ou casa de campo. Ele precisa de um lugar tranquilo para descansar. Uma cama macia e alguns brinquedos são suficientes.
Nutrição
Cães dessa raça têm um bom apetite, mas você não deve alimentá-los em excesso.
A dieta deve ser equilibrada e variada.
Filhotes de 2 a 5 meses são alimentados de 5 a 6 vezes ao dia. A partir dos cinco meses, a alimentação é gradualmente reduzida para duas refeições diárias. Pode-se utilizar ração seca, ração úmida ou alimentos naturais. Os cães possuem um sistema digestivo delicado e, por isso, devem ser alimentados com alimentos frescos e de alta qualidade.
A terceira parte da dieta consiste em carne crua (frango, vitela, peru). Carne de porco e cordeiro são de difícil digestão. Subprodutos (cozidos) podem ser utilizados. Diversos cereais (cevada, arroz, trigo sarraceno, trigo) são incluídos na dieta. Vegetais picados, cozidos ou crus, são sempre misturados. Laticínios (queijo cottage, leite azedo, kefir, leite, queijo), ovos e frutas (exceto cítricas e exóticas) fornecem nutrientes adicionais. O cão deve ter acesso constante a água potável limpa.
Os seguintes alimentos são excluídos da dieta natural: doces, alimentos gordurosos, salgados, picantes, defumados (peixe, linguiça, salame), ossos de frango e peixe. Grãos de milho, painço e sêmola são mal digeridos. Batatas cruas e leguminosas também são excluídas.
Os ossos raramente são dados como alimento, pois não possuem valor nutricional.
Não se adiciona sal nem especiarias à comida!
Andando

O cachorro precisa de longas caminhadas e brincadeiras ativas. Não deixe seu Basenji sozinho. Ele pode se empolgar perseguindo pássaros ou gatos e se perder. Donos experientes costumam colocar plaquinhas de identificação com endereço nas coleiras. Basenjis gostam de brincar ao ar livre e podem ser levados em viagens.
A raça é adequada para pessoas ativas e famílias com crianças. O animal de estimação é discreto e tranquilo.
Asseio
A raça tem pelo curto e requer cuidados mínimos com a pelagem:
- O cachorro tem medo de água. O banho só é necessário se a pelagem estiver muito suja. Caso contrário, o corpo deve ser limpo com um pano úmido e escovado com uma escova própria para esse fim.
- Você deve inspecionar os olhos e os ouvidos uma vez por semana. Remova a sujeira, se necessário..
- As garras são aparadas uma vez por mês.
- Para a saúde bucal, as crianças recebem brinquedos resistentes e ossos comestíveis especiais que removem a placa bacteriana.
Reprodução

As cadelas estão prontas para acasalar entre os 8 e 12 meses de idade, mas os especialistas recomendam não apressar o processo. A gravidez precoce pode levar a complicações perigosas tanto para a mãe quanto para os filhotes. Opção ideal: masculino - 2 anos, feminino - 1 ano e meio. A fêmea entra no cio uma vez por ano.
Seleciona-se um parceiro saudável e experiente. O acasalamento ocorre na propriedade do reprodutor e é combinado previamente. O preço e outras condições são discutidos. O cão é passeado e alimentado de 3 a 4 horas antes do acasalamento.
A gestação de uma Basenji dura de 60 a 65 dias. Os sintomas iniciais da gravidez são difíceis de detectar. Com o tempo, a fêmea fica mais calma, a atividade diminui, ela descansa mais e seu apetite aumenta. Antes do parto, são necessários vários exames veterinários, além de repouso e aumento da alimentação. Uma ninhada normalmente tem de 4 a 5 filhotes. Se não houver necessidade de filhotes, a cadela é castrada. Este procedimento não é prejudicial à saúde.
Doenças

Seu animal de estimação é suscetível a certas doenças. Se ele não estiver se sentindo bem, apresentar diminuição da atividade, letargia, sonolência ou perda de apetite, consulte um veterinário. As causas podem ser diversas:
- Função renal comprometida. Uma doença potencialmente fatal e difícil de detectar em seus estágios iniciais.
- Catarata, distrofia retiniana. Leva à cegueira.
- Problemas digestivos. É necessário selecionar uma dieta adequada e administrar medicamentos específicos.
- Patologia dos ossos pélvicos. Um problema hereditário, incomum. Conforme o cão envelhece, torna-se mais difícil para ele se movimentar, e ele desenvolve claudicação.
- Hérnia umbilical. Isso pode ser corrigido com cirurgia. O cão retorna rapidamente a uma vida ativa.
- Deficiência de hormônio da tireoide. Difícil de tratar.
- Anemia (diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue). A doença é incurável e o animal de estimação morre jovem.
- Urolitíase em cães machos.
Para identificar problemas de saúde, você deve visitar seu veterinário de 1 a 2 vezes por ano. Se um cão tem doenças crônicas, ele não é capaz de produzir filhotes saudáveis e não é usado para reprodução.
Um animal de estimação pode ser lucrativo se criado para venda. Os Basenjis são fáceis de treinar e participam de exposições e competições.
Essa raça não apresenta problemas para criadores. São ativos, brincalhões e alegres, sendo excelentes companheiros. Adoram crianças, não têm cheiro, não latem e sua pelagem é hipoalergênica. Não exigem cuidados especiais com a pelagem e os custos de manutenção são mínimos. As desvantagens incluem medo de água, hiperatividade ocasional e comportamento indisciplinado.


