
Páginas da história
Essa raça é tão antiga que muitas lendas diversas foram criadas a seu respeito. A mais antiga, no entanto, é considerada a que narra a origem da raça. Segundo essa lenda, o Pastor da Ásia Central descende do Syrtlon.
Sabe-se que Syrtlon é um animal que existia na mitologia do Turcomenistão.Como lembram os mais velhos, essa besta mitológica combinava dois animais completamente diferentes, tanto em sua aparência interna quanto externa:
- Uma hiena astuta, insidiosa e vingativa.
- Um cachorro inteligente, mas de tamanho enorme.

Hábitos dos Alabai
O Pastor da Ásia Central é muito desconfiado e não confia em estranhos. No entanto, o Cão Lobo Turcomeno sempre demonstrará lealdade e devoção ao seu dono. Se necessário, ele se lançará em qualquer situação, seja no fogo ou na água, por seu dono, mesmo que isso signifique dar a própria vida.
Sua principal característica é a resistência: esses animais de estimação de quatro patas nunca demonstram dor. A menos que haja um motivo sério, eles nem sequer gemem ou guincham. Eles só podem amar seu dono e mais ninguém.Este cão-lobo turcomano se tornará um protetor confiável para toda a família e o lar.

Vale ressaltar que os cães da raça Alabai são grandes e atléticos. Se uma pessoa cuida de um desses amigos de quatro patas desde o nascimento, eles se apegam a essa pessoa. Mas eles também têm um instinto: Eles não apenas amam seu dono, como também o protegem.Confiantes, eles nunca abandonam seu território, que consideram seu e sempre protegem.
Mudanças evolutivas na raça Pastor da Ásia Central
Nos tempos antigos, quando tinham que guardar rebanhos de ovelhas, esses cães eram ferozes e muito desconfiados. Mas sempre conheciam seu território e não permitiam a entrada de estranhos. Porém, quando os Alabai se viam fora do rebanho que guardavam, tornavam-se dóceis e amigáveis. Este é o resultado da mais brutal seleção natural.

Durante suas mudanças evolutivas, o Alabai aprimorou suas habilidades de luta em encontros com predadores e aprendeu a usar sua força extraordinária com sabedoria e eficácia. Para proteger seu rebanho, o Alabai precisa ser capaz de se defender. Portanto, seus primeiros golpes visam agarrar o oponente pelo pescoço e, em seguida, usar suas poderosas mandíbulas para cortar vasos sanguíneos vitais. No entanto, isso é impossível com o cão-lobo turcomano, pois essa área vulnerável fica escondida do inimigo. O crânio maciço desse cão é conhecido por se estender até um pescoço muito curto.
Qualidades do Alabai
A aparência do Alabai se destaca entre as demais raças de cães. Sua testa é plana, com apenas uma leve curvatura. O focinho é largo, profundo e rombudo.Em comparação com o focinho de outras raças, não se afunila em direção ao nariz. Os lábios são carnudos, até mesmo ligeiramente grossos, pois devem cobrir bem a mandíbula inferior, com um pouco de espaço extra. O nariz é geralmente preto escuro, mas pode ser um pouco mais claro em cães de pelagem clara.

A cor dos cães desta raça pode ser muito variada: malhada, branca, preta, preta e castanha, tigrada, tricolor e outras.
O maior alabai
O Pastor da Ásia Central é a oitava maior raça de cães do mundo. O maior exemplar vive na Rússia. Seu dono é Alexander Khudyakov, que mora com sua família em Stavropol. O apelido desse cão recordista é Bulldozer (Bulldozer).
O cão recebeu seu nome ainda filhote. Quando pequeno, corria pela neve, recolhendo-a com as patas, que cresciam a cada dia. Conforme Bulldozer cresceu, tornou-se um excelente reprodutor. Graças a ele, nasceram filhotes de Alabai grandes e saudáveis.




Atualmente O cão Bulldozer pesa 125 quilos e já tem 9 anos de idade.Se o cachorro se erguer sobre as patas traseiras, ele atingirá mais de dois metros de altura. Apesar do seu grande porte, ele leva uma vida ativa. Participa ativamente na criação dos filhos da família Khudyakov e dos amigos deles.
Alexander Khudyakov é um criador de cães que cuida de animais de quatro patas desde a infância. Ele nunca imaginou se tornar um criador profissional. Depois de se formar no Instituto de Petróleo de Grozny, teve dificuldades para encontrar emprego. Trabalhou em diversos empregos, o que o levou a considerar a criação de cães. O hobby o cativou inicialmente e, eventualmente, começou a lhe render dinheiro.
O caráter de Bulldozer é forjado em combates aéreos.Alexander Khudyakov acredita que se um cão não provar ser um verdadeiro lutador em sua primeira luta, ele deve ser descartado. Se ele falhar com seu dono em tal teste, não poderá mais ser um companheiro confiável.
A primeira luta de Bulldozer aconteceu quando ele já tinha três anos de idade. Foi assim que o Alabai aprendeu o gosto da vitória. Até hoje, Bulldozer conquistou muitas vitórias: é difícil contar o número de medalhas e certificados que ele ganhou. Aqui estão apenas alguns de seus títulos, de uma longa lista:
- Campeão da Rússia.
- Orgulho do país.
- Campeão Europeu.
É claro que alcançar resultados tão expressivos não é fácil, mas o treinamento diligente e regular contribuiu muito para isso. Diariamente, suas caminhadas duram pelo menos seis horas, e Bulldozer percorre dezenas de quilômetros nesse período.
A dieta de Bulldozer é padrão, mas o ajuda a manter-se em boa forma física. Sua ração diária consiste em um balde de mingau e um quilo de carne. Bulldozer, o Alabai, é o maior e mais lendário cão do mundo, um recordista que se prova um lutador feroz e corajoso no ringue, enquanto na vida e em casa, ele é gentil e encantador.


