Não faça isso: 4 coisas que seu cachorro não gosta, mas você continua fazendo.

Até mesmo donos atenciosos às vezes causam desconforto aos seus cães. Existem simplesmente algumas ações que os animais de estimação não gostam, mas não podem expressar isso e as toleram porque amam seus donos. Neste artigo, explicaremos o que você não deve fazer para evitar causar desconforto ao seu animal de estimação.

Abraçando cachorros

O contato tátil é incrivelmente importante para os humanos. O toque e os abraços expressam amor, alegria e apoio. É maravilhoso abraçar seu cachorro e sentir sua pelagem macia sob seus dedos. Mas os cães percebem essas interações de maneira muito diferente dos humanos.

Na natureza, a dominância entre os animais é estabelecida por meio do contato físico. As patas de um estranho em suas costas indicam que o cão aceita a liderança do outro, é mais fraco e está disposto a se submeter.

Preste atenção em como seu cachorro se comporta quando você o abraça: ele desvia o olhar, abaixa a cabeça, lambe os lábios com frequência ou achata as orelhas? Se esses sinais estiverem presentes, seu cachorro está desconfortável. Ele está apenas tolerando suas demonstrações de afeto. Encontre outra maneira de expressar seus sentimentos.

Ao mesmo tempo, o cão pode aceitar com bastante calma abraços de outro membro da família - seja uma criança ou uma pessoa que tenha autoridade aos olhos do cão, o verdadeiro dono e "líder" da matilha.

Apresse-se nos passeios

Para um dono de cachorro, passear com o animal é uma tarefa diária para atender às suas necessidades fisiológicas. E muitas pessoas querem reduzir a duração dos passeios ao mínimo. Mas para um cachorro que fica em casa o dia todo, um passeio é uma aventura.

Não apresse seu cachorro; deixe-o cheirar arbustos e caminhos. Varie os percursos dos passeios para que ele possa explorar novas áreas. Estabeleça uma rotina: uma caminhada curta pela manhã e caminhadas mais longas à noite ou nos fins de semana.

Para ajudar seu cão a entender a natureza do passeio, leve um brinquedo pequeno, um petisco ou use uma guia diferente em caminhadas longas. Dessa forma, em passeios "forçados", seu cão ficará mais concentrado e menos distraído por brincadeiras e cheiradas. Um passeio adequado torna a vida do seu animal de estimação mais rica e interessante.

Gritar

Os cães são bons em entender as emoções expressas pela entonação da voz. Se o seu cão se comportar mal, simplesmente fale com ele em um tom firme. Gritar com um cão é inútil e sem sentido. Ele não vai entender.

Assustar com sons agudos

O instinto lhes diz que ruídos altos são perigosos. Muitos cães têm medo de aspiradores de pó e secadores de cabelo, e ficam tímidos ao ouvir fogos de artifício ou trovões. Alguns cães chegam a se tornar agressivos.

Se o animal demonstrar medo, acalme-o e distraia-o com um petisco. Tente mostrar-lhe que não há perigo. Se você assustar um cão com ruídos altos por diversão, acabará com um animal nervoso que reage violentamente a qualquer barulho alto. O cão também não confiará em um dono assim. Respeite a autoridade do seu cão — não o assuste.

Seu cachorro é um membro da família. Trate-o com carinho, mas também respeite seus sentimentos. Considere o que ele gosta e o que não gosta. Observe como seu animal de estimação reage a abraços, gritos e barulhos altos, e se ele tem liberdade suficiente durante os passeios.

Comentários