5 raças de cães belíssimas desenvolvidas na Rússia, mas desconhecidas no resto do mundo.

Quando falamos dessas raças, queremos dizer que elas não são reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Pode haver muitas razões para isso, mas a principal é que o próprio país de origem da raça não declarou seu desejo de reconhecimento.

Bolonka Tsvetnaya Russa

O desenvolvimento da raça começou em 1951. A principal defensora dessa ideia foi Zhanetta Avgustovna Chesnokova. O fundador da raça foi um filhote de pelagem preta chamado Tin-Tin. Seu pai era um cão de colo branco da Hungria e sua mãe era uma cadela de colo de circo cor de café chamada Zhu-Zhu. Nos anos seguintes, poodles miniatura, shih tzus e pequinês também foram envolvidos no processo de criação. O Conselho Cinológico desenvolveu e adotou o padrão da raça em 1996.

Este cãozinho de colo recebeu o nome de Colorido devido à variedade de cores possíveis; ele pode ser:

  • Preto.
  • Cervo.
  • Cinza.
  • Creme delicado.
  • Ruivas.
  • Com dorso em forma de sela.
  • Tigre.
  • Marrom.

Existem alguns exemplares da raça com manchas castanhas que diferem da cor base. No entanto, esses indivíduos não estão de acordo com o padrão.

De acordo com os padrões aceitos, este cão não deve ultrapassar 26 cm de comprimento. Seu peso varia de 1,5 a 4 kg. Suas pernas são curtas e seu corpo é ligeiramente alongado. Sua cabeça é arredondada, correspondendo proporcionalmente a cerca de um terço do seu corpo. Seu focinho é quadrado.

O cão de colo tem pelo longo e macio. Os que têm pelo encaracolado são considerados especialmente valiosos. A pelagem interna é densa.

Esses cãezinhos de brinquedo são muito amigáveis ​​e se dão bem com qualquer membro da família e outros animais de estimação.

Até hoje, a FCI não reconheceu a raça. Alguns especialistas acreditam que este cão seja uma réplica de outra raça, o Bolonhês.

cão de caça russo

Os spaniels foram vistos pela primeira vez na Rússia no final do século XIX, trazidos do exterior e usados ​​para a caça. No entanto, as condições dos terrenos de caça russos eram severas para esses cães estrangeiros. Portanto, em 1945, criadores se propuseram a desenvolver uma nova raça que fosse mais eficiente e resistente. O padrão da raça foi aprovado em 1951 e posteriormente revisado diversas vezes.

O Spaniel Russo de Caça é uma raça ligeiramente robusta, com constituição forte e musculatura bem desenvolvida. Possui orelhas longas e caídas ao lado do corpo, com pontas arredondadas. A cauda é grossa na base e reta. Recomenda-se o corte parcial para evitar lesões durante a caça. Esses cães se distinguem pela pelagem longa e macia, frequentemente ondulada. Os pelos da cabeça e das patas são curtos. Os cães podem ser tricolores, malhados (combinação de duas cores) ou de cor sólida. Neste último caso, os Spaniels Russos de Caça podem ser pretos, marrons ou vermelhos. A pelagem dos cães malhados pode ser contrastante, com manchas sobre fundo branco, ou salpicada com pequenas manchas de cor.

Os Spaniels Russos movem-se com liberdade e facilidade. São cães amigáveis ​​e ativos, possuindo todas as qualidades de um excelente caçador.

Cão de vigilância de Moscou

No período pós-guerra, cinólogos se propuseram a desenvolver uma boa raça de cão de guarda. Para isso, selecionaram São Bernardo, Pastor do Cáucaso, Pastor Alemão, Terra Nova e Galgo Russo. Os primeiros exemplares da nova raça foram apresentados em uma exposição em Moscou, em 1950.

Os cães de guarda de Moscou apresentam três cores: base branca, manchas e marcações. Sua pelagem é longa, com subpelo denso.

A raça resultante é poderosa, ágil e fácil de treinar. O cão tem uma cabeça maciça, um corpo grande e um dorso largo, com uma cauda grossa. Os machos têm pelo menos 78 cm de altura, enquanto as fêmeas têm pelo menos 73 cm. Esses cães pesam entre 45 e 55 kg, dependendo do sexo.

O cão é treinável, mas apenas nas mãos de um dono paciente. Os membros desta raça são desconfiados de novas ideias.

Durante o processo de treinamento, o principal é não dar ao cão um papel de liderança na família.

Os cães são destemidos e nunca recuam quando estão de guarda.

cão russo

O trabalho de desenvolvimento da raça começou com uma exposição em Moscou, em 1874. O primeiro padrão foi aprovado em 1925.

O Cão de Caça Russo é de porte médio. Seu corpo é alongado. Sua cabeça é portada baixa, lembrando a de um lobo. O crânio tem formato de cunha. O focinho é alongado, com a ponta do nariz proeminente. As orelhas do cão são triangulares e caídas. Os olhos castanhos são oblíquos. O lombo e a garupa são largos.

O pelo do Cão de Caça Russo é curto na cabeça e nas patas, mas mais longo no corpo. Os cães possuem uma camada interna de pelo mais clara e espessa. As cores da pelagem incluem dorso em sela, tons avermelhados com outras cores, e subpelo ou carmesim.

O cão de caça russo possui um olfato apurado e consegue manter o rastro de uma lebre por longos períodos. Ele também pode vocalizar o progresso da caçada. Esses cães são resistentes e suportam diversas condições climáticas. O cão de caça russo é mais indicado para a caça de raposas e lebres.

Pastor do Leste Europeu

Em aparência, a raça se assemelha muito aos Pastores Alemães. Isso não é coincidência, já que os Pastores Alemães são seus ancestrais diretos. Cinólogos soviéticos desenvolveram a raça a pedido do governo. O primeiro padrão foi aprovado em 1964, com emendas subsequentes.

Na cernelha, os cães atingem 76 cm (machos) e 72 cm (fêmeas). O corpo é alongado, com musculatura bem definida. A cabeça tem formato de cunha, mas não muito pontiaguda. Os cães desta raça possuem orelhas triangulares e eretas. O Pastor da Europa Oriental geralmente carrega a cauda baixa.

A pelagem dos cães é de comprimento médio, com pelos mais longos nos antebraços e na parte externa das coxas. A pelagem é densa, áspera e assenta rente ao corpo.

A característica distintiva do Pastor da Europa Oriental é a "máscara" escura em seu rosto. A cor do seu corpo é preta ou marrom-sela.

As diferenças entre o Pastor Oriental e o Pastor Alemão são as seguintes:

  1. Os habitantes do leste têm um corpo maior.
  2. A linha de trás está menos inclinada para baixo.
  3. Peito mais largo.
  4. Tons de pele clara são mais comuns entre os europeus orientais.
  5. Personalidade mais calma.

Cães dessa raça são extremamente devotados aos seus donos, dispostos a dar a vida por eles. Possuem excelentes reflexos e são fáceis de treinar.

O processo de reconhecimento de uma raça é bastante longo, assim como o seu estabelecimento definitivo. Se a raça não for refinada e o padrão apresentado for frequentemente violado, o reconhecimento será impossível.

Comentários

6 comentários

    1. Paulo

      Gostaria de salientar ao autor que a descrição do Cão Russo inclui uma fotografia de um Cão Russo Malhado, que foi criado através do cruzamento de cães domésticos russos com foxhounds. Foi assim que surgiram os primeiros cães anglo-russos no início do século XX. Esta origem é uma homenagem às raízes britânicas; o nome da raça foi alterado para Cão Russo Malhado em meados do século XX. Portanto, já não podemos falar de cinco raças de cães...

    2. Natasha Legend

      Atualmente, os Pastores Alemães possuem sua própria linhagem em quase todos os principais países. Nos EUA, os Pastores Chineses são brancos, uma raça bastante peculiar com um toque de sangue de Mastim Tibetano e, portanto, um focinho enorme. Os Pastores Alemães originais são pretos e hoje são muito raros. De modo geral, a constituição do Pastor Alemão mudou significativamente ao longo do último meio século; eles evoluíram de cães de esporte para, talvez, cães com uma aparência mais decorativa, mas com uma série de problemas, como a flacidez da garupa. E agora, os Pastores Belgas, mais resistentes e trabalhadores, são cada vez mais utilizados como cães de serviço.

    3. Ana

      Que absurdo você está escrevendo sobre o Cão de Guarda de Moscou? Por que diabos eles usaram Terra Nova e Borzois na criação? As raças principais eram o Pastor do Cáucaso e o São Bernardo, com um pouco de sangue de Galgo Russo e Oriental misturado. Terra Nova foi usado como base para a raça Cão de Água de Moscou, agora extinta. Borzois nunca foram usados. Você deveria ter lido a história da raça primeiro.

    4. Ivan

      Eles escreveram sobre o Cão Russo, mas postaram uma foto do Cão Russo Malhado. São raças diferentes.

    5. tati

      Onde está o Terrier Preto? Em que o nosso pastor difere do alemão (compare a foto de Hitler com um cão) e por que chamávamos o Pastor da Europa Oriental de "cão de Hitler" durante e depois da guerra?

      1. Dima

        O Terrier Preto é reconhecido pela cinologia internacional. Ele está incluído apenas nos grupos Molossoide e Schnauzer.